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Criação dos campos TMY_CONFIN e TMY_TMC na rotina do ASO (MDTA200)

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus.

Segmento:

Serviços.

Módulo:

Medicina e Segurança do Trabalho (SIGAMDT).

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

MDTA200

Atestado de Saúde Ocupacional (ASO)

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

MDTR465.

Relatorio do atestado de saude ocupacional.

País(es):

Todos os paises.

Tabelas Utilizadas:

TMY.

Versões/Release:

11.80.

Descrição

Implementação realizada na rotina de Atestado (aso) (MDTA200) através do update UPDMDTE1 com a criação de dois campos chamados Espaço Conf. (TMY_CONFIN) e Mov. Carga (TMY_TMC).

O campo Espaço Conf. (TMY_CONFIN) vem a atender a norma regulamentadora NR33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados e especifica se o funcionário está liberado para trabalhar em qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio. O campo Espaço Conf. (TMY_CONFIN) possui as opções de 1=Sim e 2=Não.

O campo Mov. Carga (TMY_TMC) vem a atender a norma regulamentadora NR11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais e especifica se o funcionário está liberado para trabalhar com operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras. O campo Mov. Carga (TMY_TMC) possui as opções de 1=Sim e 2=Não.

Implementado no relatório de Atestado de Saúde Ocupacional (MDTR465) a impressão dos dois campos como Trabalho em espaço confinado e Transporte e movimentação de carga.

 

Importante

Antes de executar o compatibilizador informe o nome do compatibilizador é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão  11).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10) ou ByYou Smart Client (se versão 11), digite o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 21/01/2016.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa U_UPDMDTE1().
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

  1. Aplique o patch do chamado e execute uma vez o programa inicial U_UPDMDTE1.
  2. No módulo SIGAMDT acesse Atualizações\Atendimento Medico\Atestado (aso), selecione a opção 'incluir' e verifique que os campos 'Espaço Conf.' e 'Mov. Carga' são criados conforme especificações abaixo:

Nome da Variável:

TMY_CONFIN

Tipo:

C

Descrição:

Liberação para trabalho em espaço confinado.

Valor Padrão:

Vazio.

Nome da Variável:

TMY_TMC

Tipo:

C

Descrição:

Liberação para transporte e movimentação de cargas.

Valor Padrão:

Vazio.

 

 

Atualizações do Compatibilizador

  1. Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:

Chave

Nome

Modo

PYME

TMY

Atestado de Saude Ocupacional

C

N

 

3.  Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela TMY - Atestado de Saude Ocupacional

 

Campo

TMY_CONFIN

Tipo

C

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

Título

Espaço Conf.

Descrição

Trabalho Espaço Confinado

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

1=Sim;2=Não

Val. Sistema

Pertence('12')

Help

Liberação para trabalho em espaço confinado. Informe 1=Sim e 2=Não.

Campo

TMY_TMC

Tipo

C

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

Título

Mov. Carga

Descrição

Transp. Mov. de Cargas

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

1=Sim;2=Não

Val. Sistema

Pertence('12')

Help

Liberação para transporte e movimentação de cargas. Informe 1=Sim e 2=Não.

 

 

Procedimento para Utilização

Cadastros Prévios

  • Funcionários (GPE010). Incluir um funcionário.
  1. No módulo Medicina e Segurança do Trabalho (SIGAMDT) acesse as opções Atualizações / Atendimento Médico / Atestado (aso) (MDTA200).
  2. Clique em Incluir e inclua um atestado.
  3. Confira os dados e confirme.
  4. Selecionar o ASO incluído e acessar Ações Relacionadas / Imprimir.
  5. Verificar que o ASO é impresso corretamente.