Árvore de páginas

Assunto Contribuição Sindical Sobre Salário Incorporado

Produto:

Microsiga Protheus®

Ocorrência:

Contribuição Sindical sobre Salário Incorporado

Passo a passo:

O sistema possui o mnemônico lBaseSind, que permite definir se o salário incorporado será considerado para a base de cálculo da contribuição sindical.

MnemônicoDescriçãoConteúdo Padrão
IBaseSind

Define se o salário incorporado será considerado

na Base de Cálculo da Contribuição Sindical

.T.

Procedimentos para utilização:

1) Em Gestão de Pessoal (SIGAGPE) acesse Atualizações/Definições de Cálculo/Mnemônicos (GPEA300) e localize o mnemônico lBaseSind e configure-o com as opções:

  • T. - Não considera o salário incorporado para a base de cálculo da Contribuição Sindical.
  • F. - Considera o salário incorporado para a base de cálculo da Contribuição Sindical.

2) Em Miscelânea/Cálculos/Folha (GPEM020) configure os parâmetros conforme orientação do help de campo. Efetue o cálculo a folha de pagamento de um funcionário com Contribuição Sindical a ser apurada. Certifique-se de selecionar um funcionário que apresente uma verba incorporada ao salário (Exemplo: Periculosidade) para que a Contribuição Sindical seja considerada (caso o mnemônico lBaseSind seja configurado com .F.).

3) Em Atualizações/Lançamentos/Mensal (GPEA090) selecione o funcionário que obteve a Contribuição Sindical calculada.

Observações
  • Configure o parâmetro MV_DTRSIND para determinar a quantidade mínima de dias trabalhados para o cálculo da Contribuição Sindical no mês em que o funcionário esteja afastado (inclusive férias).
  • Caso uma verba não incida na Contribuição Sindical, mas incorpore no salário, será considerada na base de cálculo da Contribuição Sindical, caso o mnemônico seja configurado com.F. (cálculo efetuado sobre o salário incorporado).
  • P11 e P12.