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Manutenção Motivo de Rejeição de Cobrança - ACR006AA

Visão Geral do Programa

Os Bancos recebem os arquivos de movimentações, tratam as informações e retornam arquivos contendo dados de confirmação de entrada, liquidação, outros e rejeição.

No momento em que são importados os arquivos enviados pelos bancos, os títulos rejeitados trazem um código para identificar o motivo da rejeição.

Como não existe um padrão de códigos entre os bancos, o Contas a Receber possui um cadastro próprio de motivos de rejeição. Assim, o mesmo motivo de rejeição, que em bancos diferentes pode ter códigos diferentes, tem apenas um código no Contas a Receber, o que evita duplicidade de informações.

Nesta Manutenção de Motivo de Rejeição de Cobrança são implementadas as rejeições existentes com um código padrão para o Módulo de Contas a Receber. Este código implementado deve ser relacionado com o código correspondente em cada Banco.

Exemplo:

No Módulo de Contas a Receber implementou-se o código:

Motivo Rejeição = 10

Descrição = Data de Vencimento Inválida

No Banco A este código é 35, no Banco B é 20 e no Banco C é 18.

Efetua-se o relacionamento dos códigos dos bancos com o código interno implementado:

Bancos

Rejeição

Códigos

Banco A

Data de Vencimento Inválida

35

Banco B

Data de Vencimento Inválida

20

Banco C

Data de Vencimento Inválida

18

Módulo

Data de Vencimento Inválida

10

Desta forma, cada vez que os bancos enviarem um retorno de rejeição com estes códigos, no Módulo de Contas a Receber é apresentado o Código 10.

Outros exemplos de Motivos de Rejeição de cobrança são:

  • Código da ocorrência inválida
  • Nosso número inválido
  • Nosso número duplicado
  • Carteira Inválida
  • Vencimento fora do prazo de operação e outros.

Devem ser analisados os motivos de rejeição de cada banco a ser utilizado.

Importante:

Como este programa é também muito utilizada pelo módulo de Cobranças Especiais, alguns campos e opções deste programa não se aplicam ao Módulo de Contas a Receber.

Motivo de Rejeição de Cobrança 

Objetivo da tela:

Permitir implementar para o Módulo de Contas a Receber, códigos Padrões para Rejeição de Cobrança, relacionando-os com os códigos dos Bancos.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Inclui

Quando acionado, é possível implementar dados de identificação e parâmetros para um Motivo de Rejeição de Cobrança. Ver detalhes na descrição da tela Inclui Motivo de Rejeição de Cobrança.

Movimentos

Quando acionado, é possível implementar Agentes de Cobrança para o Motivo de Rejeição. Ver detalhes na descrição da tela Manutenção Motivo de Rejeição do Banco.

Formação

Quando acionado, é possível relacionar Agentes de Cobrança para o Motivo de Rejeição. Ver detalhes na descrição da tela Formação Motivo Rejeição do Banco – Opção Agente de Cobrança.

Importante:

A opção Espécies não é utilizada para Motivos de rejeição do Módulo de Contas a Receber.

Inclui Motivo de Rejeição de Cobrança 

Objetivo da tela:

Permitir implementar dados de identificação e parâmetros para um Motivo de Rejeição de Cobrança.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Motivo Rejeição

Inserir o código para identificar o Motivo de Rejeição de Cobrança que está sendo implementado.

Descrição

Inserir a descrição para identificar o Motivo de Rejeição de Cobrança.

Agente Cobrança

Selecionar uma das opções, definindo qual o agente de cobrança relacionado ao Motivo Rejeição que está sendo implementado. O relacionamento do Motivo de Rejeição só pode ser efetuado com Agentes de Cobrança  do tipo selecionado. A seleção de uma das opções define a apresentação das telas de Agentes de Cobrança.

 

Nota:

No Módulo de Contas a Receber é utilizada somente a opção de agente de cobrança Banco.

Nro Transmissão

Esta opção é somente utilizada no Módulo de Cobranças Especiais.

Situação Crédito

Esta opção é somente utilizada no Módulo de Cobranças Especiais.

Destinação

Esta opção é somente utilizada no Módulo de Cobranças Especiais.

Mensagem

Inserir código de mensagem a ser inserida no título retornado.

Manutenção Motivo de Rejeição do Banco 

Objetivo da tela:

Permitir implementar Agentes de Cobrança para o Motivo de Rejeição de Cobrança.

Importante:

A apresentação da tela de Agentes de Cobrança depende da opção selecionada no campo Agente Cobrança da tela apresentada pelo acionamento do botão Inclui. Quando Selecionada a opção Banco, é apresentada a tela de Manutenção Motivo Rejeição relacionado a Banco, e assim respectivamente, conforme opção selecionada. Ver detalhes no campo Agente Cobrança.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Inclui Agentes de Cobrança

Quando acionado, é possível relacionar códigos de Motivo de Rejeição de Administradoras, Bancos ou Concessionárias com o código do Motivo de Rejeição que está sendo Implementado. Ver detalhes na descrição da tela Inclui Motivo de Rejeição do Banco.

Modifica

Quando acionado, é possível efetuar alterações em códigos de Motivos de Rejeição de agentes relacionados.

Elimina

Quando acionado, é possível eliminar relacionamentos de código de Motivos de Rejeição de agentes de cobranças.

Detalhe

Quando acionado, é possível visualizar detalhes do código do Motivo de Rejeição de agente de cobrança relacionado.

Faixa

Quando acionado, é possível efetuar pesquisa de relacionamentos por faixa de código de agente de cobrança ou nome, conforme opção de faixa assinalada.

Inclui Motivo de Rejeição do Banco 

Objetivo da tela:

Permitir relacionar o código do Motivo de Rejeição de Cobrança implementado com os códigos de Motivo de Rejeição do Agente de Cobrança selecionado. 

Importante:

As características desta tela dependem da opção selecionada no campo Agente Cobrança, da tela apresentada pelo acionamento do botão Inclui. Ver detalhes no campo Agente Cobrança.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Administradora / Banco / Concessionária

Inserir código que represente o Agente de Cobrança a ser relacionado com o Motivo de Rejeição de Cobrança.

Rejeição

Inserir código que represente o Motivo de Rejeição do Agente de Cobrança a ser relacionado com o Motivo de Rejeição de Cobrança implementado.

Ação Ocorrência

Esta opção é somente utilizada no Módulo de Cobranças Especiais.

Importante:

Também é possível relacionar Agentes de Cobrança, por intermédio do acionamento do botão Formação com a opção Agentes Cobrança assinalada. Ver detalhes na descrição Formação Motivo Rejeição do Banco – Opção Agente de Cobrança.

Formação Motivo Rejeição do Banco - Opção Agente de Cobrança 

Objetivo da tela:

Permitir relacionar Agentes de Cobrança para o Motivo de Rejeição. Para isso, é necessário assinalar a opção Agentes de Cobrança e acionar o botão Formação.

Importante:

A disposição desta tela depende da opção selecionada no campo Agente Cobrança, da tela apresentada pelo acionamento do botão Inclui. Quando selecionada a opção Banco, é apresentada a tela Formação Motivo de Rejeição Banco, e assim respectivamente, conforme opção selecionada. Ver detalhes campo Agente Cobrança.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Motivo de Rejeição

Exibe o código e descrição do Motivo de Rejeição de Cobrança implementado. Este é o Motivo de Rejeição que recebe os relacionamentos efetuados nesta tela.

Rejeição Admin / Banco / Conces

Inserir código que represente o Motivo de Rejeição do Agente de Cobrança relacionado com o código do Motivo de Rejeição implementado.

Ação Ocorrência

Esta opção é somente utilizada no Módulo de Cobranças Especiais.

Para efetuar o relacionamento de Agentes de Cobrança com o Motivo de Rejeição implementado, deve-se selecionar o Agente de Cobrança na tabela da esquerda e transferi-la para a tabela da direita, por intermédio das Setas de Movimentação.

Após o relacionamento do Agente de Cobrança, deve-se inserir as informações no campo Rejeição.