Árvore de páginas

Parâmetros Estabelecimento - ACR

Visão Geral do Programa

Nos parâmetros desse programa, são determinados os padrões a serem considerados e sugeridos quando da execução de movimentações em títulos no módulo Contas a Receber. É importante a atenção na implementação desses parâmetros, pois deles dependem as determinações nas movimentações de títulos.

Parâmetros Estabelecimento ACR 

Objetivo da tela:

Permitir determinar os padrões a serem considerados e sugeridos na execução de movimentações em títulos no módulo Contas a Receber.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Detalhar

Quando acionado, é possível visualizar os detalhes do parâmetro do estabelecimento selecionado.

Adicionar 

Quando acionado, é possível adicionar parâmetros e dados complementares para o estabelecimento. Ver mais informações na descrição das telas Adicionar Parâmetro Estabelecimento - Pasta Parâmetro Estabelecimento ACR e Adicionar Parâmetro Estabelecimento - Pasta Parâmetro Estabelecimento Complemento ACR.

AlterarQuando acionado, é possível alterar o parâmetro do estabelecimento selecionado.
RemoverQuando acionado, é possível remover o parâmetro do estabelecimento selecionado.
Ações Relacionadas

Quando acionado, é possível acessar o relatório dos parâmetros do estabelecimento e acessar a replicação de parâmetros estabelecimento.

Adicionar Parâmetro Estabelecimento - Pasta Parâmetro Estabelecimento ACR

Objetivo da tela:

Permitir adicionar os parâmetros para o estabelecimento.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Estabelecimento

Código do estabelecimento relacionado ao usuário.

Importante:

Dependendo do parâmetro definido no relacionamento do estabelecimento com o usuário, definido na Configuração Usuário Universal, o código do estabelecimento pode ser exibido sem permitir alteração.

Motivo Padr Renegoc

 Código que representa o motivo de renegociação a ser apresentada como padrão nas movimentações do módulo Contas a Receber.

Importante:

Ao inserir um motivo padrão de renegociação, observar a data de validade, para que esteja dentro da validade do parâmetro do estabelecimento que está sendo implementado.

Integr DevoluçãoÉ possível efetuar a Integração entre Faturamento x Contas a Receber. Onde ao criar e atualizar uma Nota Fiscal, é possível informar as Duplicatas que serão geradas no Contas a Receber. O objetivo da Integração dos Módulos Recebimento x Contas a Receber é movimentar esses títulos, que foram gerados, quando ocorrer uma devolução de Mercadoria, por intermédio de um Acerto de Valor a Crédito, uma alteração da Situação do Título para Devolvido ou a geração de uma Antecipação.
Por intermédio de parametrização no Estabelecimento ACR, será indicado qual a ação a ser efetuada na Integração, entre elas:
 Credita - Sempre que houver uma devolução, deve ser rateado o valor da Devolução, entre as diversas parcelas do Título (Duplicata) e gerado uma Nota de Crédito, no valor da Devolução até o valor máximo do somatório do Saldo em Aberto das parcelas envolvidas, criando assim um movimento de Acerto de Valor a Crédito.
 Credita/Antecipa - Sempre que houver uma devolução, deve ser gerado uma Nota de Crédito no valor da Devolução, criando assim um movimento de Acerto de Valor a Crédito nas várias parcelas e uma Antecipação, caso o valor devolvido seja superior ao somatório de Saldo em Aberto das várias parcelas.
 Antecipa - Sempre que houver uma devolução, deve ser gerada uma Antecipação no valor da Devolução, sem vínculo algum com o título gerado pelo Faturamento.
 Devolve - Sempre que houver uma devolução, deve ser alterada a situação do título para "devolução", sem gerar nota de Crédito.
Assume UN e Tipo de Fluxo da Duplicata Original

Quando assinalado, determina que seja efetuada a devolução com as mesmas Unidades de Negócio e Tipos de Fluxo da duplicata original que está sofrendo devolução.

Importante:

Esse campo somente estará habilitado se o valor selecionado no campo Integr Devolução for Credita ou Credita/Antecipa.
Deve ser observado que será assumido integralmente o rateio da duplicata original; será ignorado o que for passado pelo Recebimento, ainda que forem passadas Unidades de Negócio e Tipos de Fluxo que constavam no rateio original.

Perc Juros

Percentual de juros mensal a ser apresentado como padrão nas implantações de títulos. Esse percentual é armazenado no título, sendo utilizado no cálculo de juros, quando do pagamento em atraso para o cálculo de sugestão de juros a cobrar e geração de aviso de débito na liquidação do título. 

Importante:

Para cálculo de juros são utilizados os seguintes métodos:
JUROS SIMPLES, nos programas Liquidação de Títulos e Renegociação por Prorrogação;
JUROS COMPOSTOS, no programa Renegociação por Substituição.

MultaPercentual da multa a ser calculada, quando do pagamento com atraso de títulos. A base para o cálculo da multa é o valor do título.
Dias Carenc JurosPara iniciar o cálculo de juros, inserir a quantidade de dias de carência após o vencimento. 
Exemplo: Determinado o prazo de carência de juros de 5 dias. Um título com vencimento em 10 de julho pode ser pago sem juros até o dia 15 de julho. 
Dias Carenc MultaQuantidade de dias de carência após o vencimento para a cobrança da multa.
Tipo Cálculo JurosOpção de cálculo de juros. As opções são:
 Simples: ao selecionar essa opção, não ocorrem mudanças no cálculo dos juros.
 Fórmula: saldo do título X percentual de juros X número de dias em atraso / 100;
 Composto: ao selecionar essa opção, haverá mudanças no cálculo dos juros. Esse cálculo será feito da seguinte forma: o valor dos juros calculados para o primeiro dia, será acrescido do valor do título para calcular o valor dos juros do segundo dia e assim sucessivamente.
 Fórmula: juros = juros + ((valor título + juros) X % juros / 100).
Acumula Descontos de Antecipação e Pontualidade

Quando assinalado, determina que o desconto de pontualidade, informado no título, deve ser concedido em conjunto com o desconto por pagamento antecipado.

Importante:

Esta regra somente será aplicada quando, nos parâmetros de integração do EMS, estiver assinalada a integração com o módulo de Grãos. 

Envio Automático EDI

Quando assinalado, determina que, quando da implantação de títulos de cobrança especial, estes são enviados automaticamente para o EDI.

Importante:

Essa opção é valida somente para o módulo Cobranças Especiais.

Atualiza Controle de CaixaQuando assinalado, determina que, um título ao ser liquidado ou estornado, o movimento será atualizado no controle de caixa.
Início ValidadeData início de validade para os parâmetros do estabelecimento.
Fim ValidadeData final de validade para os parâmetros do estabelecimento.
Data Início MovtoData mínima para movimentações no módulo Contas a Receber. Indica que somente podem ser efetuados lançamentos no Contas a Receber com data igual ou superior a essa. Esse campo somente possui funcionalidade de histórico, não utilizado como parâmetro de bloqueio de movimentação.

Nota:

Os campos destacados com um asterisco são de preenchimento obrigatório.

Adicionar Parâmetro Estabelecimento - Pasta Parâmetro Estabelecimento Complemento ACR

Objetivo da tela:

Permitir inserir dados complementares para o parâmetro do estabelecimento.


Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

FE ADCódigo da finalidade econômica utilizada para definir o valor mínimo para gerar Aviso de Débito.
Vl Mín AD

Valor mínimo para geração de Aviso de Débito.

Importante:

Não é gerado aviso de débito com valor inferior ao informado nesse campo.

Dias Vencto ADQuantidade de dias para cálculo do vencimento na geração de aviso de débito. Quando gerado o aviso de débito, o vencimento é a data de geração mais a quantidade de dias informada nesse campo.
Juros Aviso DébitoPercentual de juros mensal para cálculo de juros de avisos de débitos, quando do pagamento em data superior ao vencimento.
Confirma Geração ADQuando assinalado, determina que deve ser confirmada cada geração de Aviso de Débito.
Espec Docto DNIEspécie de documento padrão para a implementação de Depósitos Não Identificados/Identificados.
Serie DNICódigo que representa uma série utilizada como padrão nas implementações de Depósitos Não Identificados/Identificados.
Motivo DNICódigo que representa o motivo utilizado como padrão nas implementações de Depósitos Não Identificados/Identificados. Serve como definição de rateios contábeis.
Carteira Bcia DNICódigo que representa a carteira utilizada como padrão nas implementações de Depósitos Não Identificados/Identificados.
Juros ProporcionalQuando assinalado, determina que o cálculo de juros é proporcional aos valores antecipados pelo cliente.
Multa ProporcionalQuando assinalado, determina que o cálculo de multa é proporcional aos valores antecipados pelo cliente.
Retorna SaldoQuando assinalado, determina que podem ser efetuadas alterações para maior nos saldos de títulos já baixados totalmente ou com saldo zero. Quando esse campo não for assinalado, não é possível efetuar estas alterações.
Consid Atraso MédioQuando assinalado, determina que o atraso médio do cliente é considerado para o cálculo da Data Fluxo, enviada para o módulo Fluxo de Caixa.
Considera FloatQuando assinalado, determina que a quantidade de dias informada no Float bancária é considerado para o cálculo da Data Fluxo enviado para o módulo Fluxo de Caixa.
EliminaçãoQuando assinalado, determina a permissão para eliminar fisicamente os títulos da base de dados (limpeza de bancos).
Comissão AutomáticaQuando assinalado, determina que para o estabelecimento, quando implementados títulos, é gerada automaticamente a comissão caso os parâmetros que estiverem OK.
Confirm Gerac Ant

Quando assinalado, determina que para o estabelecimento, será necessário confirmar cada geração de antecipação.

Importante:

Na liquidação de um título, quando informado valor maior que o saldo, é gerada uma antecipação da diferença. Quando esse campo for assinalado, é solicitada a confirmação da geração.

Nota:

Os campos destacados com um asterisco são de preenchimento obrigatório.