Árvore de páginas

Renegociação Por Prorrogação - ACR723AB

Visão Geral do Programa

A Renegociação de títulos é um processo comum em qualquer organização. Muitos clientes com dificuldades financeiras, problemas de fluxo de caixa ou outros problemas solicitam renegociação de suas dívidas, necessitando prorrogação no pagamento de seus títulos.

Esse programa foi desenvolvido para atender essa necessidade de renegociar títulos de um mesmo cliente, podendo alterar os vencimentos dos títulos renegociados, e ser criado nesse mesmo momento, um título do tipo Aviso de Débito para cobrança dos encargos e despesas dessa renegociação.

Nesse processo de renegociação prorrogando títulos, muitas empresas exigem de seus clientes o pagamento antecipado dos juros, garantindo assim uma entrada momentânea no caixa. Dessa forma, esse programa de renegociação por prorrogação atende totalmente esse processo, pois com ele é possível criar um título do tipo aviso de débito, que pode considerar valores de juros, multa, ajustes e reajustes.

Os títulos renegociados e prorrogados recebem movimentação de alteração de vencimento e, caso estejam em cobrança escritural, são criadas ocorrências bancárias para alteração dos vencimentos dos títulos nos bancos.

Renegociação por Prorrogação

Objetivo da tela:

Permitir renegociar títulos de um mesmo cliente alterando os vencimentos, sendo possível à geração de títulos do tipo aviso de débito.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Inclui

Ver mais informações na descrição da tela Inclui Renegociação por Prorrogação. 

Movimentos

Quando acionado, é possível escolher e relacionar os títulos a serem renegociados. Ao definir os parâmetros nos botões faixa, filtro e classificação, são apresentados na tabela superior os títulos que atenderam aos parâmetros determinados. É necessário selecionar os títulos a serem renegociados, transferindo para a tabela inferior, e inserir para cada título o motivo movimento, o valor de juros e multa relacionada com a renegociação.

Ver mais informações na descrição da tela Itens da Renegociação por Prorrogação. 

Rateio de Valores

 

Quando acionado, permite acesso a tela Inclui Apropriação Contab Pend ACR, onde é possível efetuar o rateio de tipo de fluxo e unidade de negócio para o aviso de débito gerado na renegociação.

Ver mais informações na descrição da tela Manutenção Rateio Valores. 

Totais

Ver mais informações na descrição da tela Totais da Renegociação por Prorrogação. 

Atualiza

Ver mais informações na descrição Atualização Renegociação por Prorrogação.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Estabelecimento

Exibe o código do estabelecimento relacionado à renegociação.

Núm Renegoc

Exibe o número da renegociação.

Cliente

Exibe o código do cliente relacionado à renegociação.  

Data Transação

Exibe a data de transação relacionada à renegociação.

Referência

Exibe o código da referência relacionada à renegociação.

Reajuste

Exibe o percentual de reajuste definido para a renegociação. 

Situação

Nesse campo é exibida a situação da renegociação. Essa situação modifica, conforme a movimentação efetuada na renegociação, podendo ser:

Pendente – Quando for efetuada uma renegociação, essa situação indica que está sendo implementada.

Atualizado – Após efetuar a renegociação e acionar o botão Atualiza, essa situação é alterada de “Pendente” para “Atualizado”.

Juros Informado

Exibe nesse campo o valor determinado de juros para a renegociação. Esse valor é utilizado na composição do aviso de débito criado. 

Multa Informada

Nesse campo é exibido o valor determinado de multa para a renegociação implementada. Esse valor é utilizado na composição do aviso de débito criado. 

Total Reajuste

O valor exibido nesse campo representa o reajuste determinado para a renegociação implementada. Esse valor é utilizado na composição do aviso de débito criado.

Total Ajuste

Exibe nesse campo o valor determinado de ajuste para a renegociação implementada. Esse valor é utilizado na composição do aviso de débito criado. 

Valor

O valor exibido nesse campo é o valor do aviso de débito criado, sendo composto pela somatória dos campos “Juros Informados” + “Multa Informada” + “Total Reajuste” + “Total Ajuste”.

Importante:

As informações dos campos Estabelecimento, Núm Renegoc, Cliente, Data Transação, Referência e Reajuste são determinadas na tela Inclui Renegociação. 

Inclui Renegociação por Prorrogação

Objetivo da tela:

Permitir incluir renegociação por prorrogação.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Estabelecimento

Inserir o código do estabelecimento a ser relacionado com a renegociação que está sendo implementada.

Num Renegoc

Exibe sugestão de número de identificação para a renegociação que está sendo implementada. Esse número pode ser alterado no momento da implantação, não sendo permitido informar um número já existente. Não é efetuada sugestão de número, quando já implementada uma substituição de número 9999.999, sendo necessário inserir o número desejado nesse caso.

Cliente

Inserir o código do cliente relacionado à renegociação que está sendo implementada. Uma renegociação considera títulos de um cliente apenas.

Data Transação

Inserir a data de transação a ser considerada para a renegociação. Essa data é utilizada como movimentação de alteração de vencimento dos títulos renegociados e também de geração do aviso de débito.

Importante:

A data de transação informada não pode ser menor que a data de início dos movimentos parametrizada no programa Manutenção de Parâmetros do Estabelecimento ACR (ACR009AA).

Referência

Inserir o código de referência para essa movimentação de renegociação prorrogação. É apresentada padrão para referência, sendo possível sua alteração.

A referência para renegociação por prorrogação é um código de identificação, que serve para integração com outros módulos e para emissão de alguns relatórios.

No campo referência é exibido um código padrão, sendo possível sua alteração, de acordo com a necessidade. O padrão sugerido apresenta as seguintes características:

991020Rpgz

onde:

99        = Ano

10        = Mês

20        = Dia

R          = Código padrão que representa Renegociação

Pgz      = Código aleatório 

Moeda

Inserir o código da moeda a ser relacionada com a renegociação que está sendo implementada. Todos os valores inseridos e calculados são apresentados na moeda aqui inserida.

Reajuste

Inserir percentual de reajuste a ser calculado nos títulos e somado no valor do Aviso de Débito a ser gerado.

Ver mais informações na descrição Reajuste.

Nota:

Esse campo não é habilitado quando inserido valor no campo Valor Fixo AD.

Base

Assinalar uma das opções, determinando qual o valor base a ser utilizado para o cálculo do reajuste. As opções são:

Principal – Determina que o valor de reajuste deve ser calculado com base no valor total dos títulos renegociados.

Principal + Juros – Determina que o valor de reajuste deve ser calculado, utilizando como base à soma do total dos títulos renegociados, mais o valor total de juros dos mesmos.

Exemplos destas opções podem ser analisados na descrição Reajuste.

Nota:

Esse campo não é habilitado quando inserido valor no campo Valor Fixo AD.

Considera Juros

Quando assinalado esse campo, é determinado que na renegociação devem ser considerados os valores de juros, referentes aos títulos renegociados. Esse valor calculado de juros é somado ao valor do título de Aviso de Débito a ser gerado.

Importante:

Caso esse campo não seja assinalado, apenas não é calculado e somado ao aviso de débito, o valor de juros. Se a opção definida para base do cálculo do reajuste for “Principal + Juros”, esse reajuste é calculado normalmente, considerando os juros.

Esse campo não é habilitado quando inserido valor no campo Valor Fixo AD.

Considera Multa

Quando assinalado esse campo, é determinado que na renegociação devem ser considerados os valores de multa, referentes aos títulos renegociados. Esse valor calculado de multa é somado ao valor do título de Aviso de Débito a ser gerado.

Nota:

Esse campo não é habilitado quando inserido valor no campo Valor Fixo AD.

Tip Calc Jur

Inserir, entre as opções disponíveis, a opção de cálculo de juros do aviso de débito, gerado na atualização do arquivo. As opções são:

Simples: ao selecionar essa opção, não ocorrem mudanças no cálculo dos juros.

Fórmula: saldo do título X percentual de juros X número de dias em atraso / 100;

Composto: ao selecionar essa opção, haverá mudanças no cálculo dos juros. Esse cálculo será feito da seguinte forma: o valor dos juros calculados para o primeiro dia, será acrescido do valor do título para calcular o valor dos juros do segundo dia e assim sucessivamente.

Fórmula: juros = juros + ((valor título + juros) X %juros / 100).

Ajuste Fixo

Inserir um valor Fixo a ser considerado na soma que determina o valor total do aviso de débito a ser gerado para o cliente. Esse valor fixo independe de juros, multa ou ainda do reajuste, onde seu valor é simplesmente somado no aviso de débito.

Nota:

Esse campo não é habilitado quando inserido valor no campo Valor Fixo AD.

Espécie

Inserir o código ou nome que represente a espécie de título a ser utilizada na criação do aviso de débito.

Nota:

A espécie a ser inserida deve obrigatoriamente ser do tipo "Aviso de Débito".

Série

Inserir o código que representa uma série a ser utilizada para o título do tipo aviso de débito, a ser gerado na renegociação.

Título

Inserir o código ou número para identificar o título do tipo aviso de débito que está sendo criado na renegociação.

Parcela

Inserir o código ou número da parcela do título que está sendo gerado nessa renegociação.

Vencimento

Inserir a data para identificar o vencimento desse aviso de débito que está sendo gerado.

Portador

Inserir o código ou nome que identifique um portador a ser relacionado ao aviso de débito gerado nessa renegociação.

Carteira

Inserir o código ou nome da carteira de cobrança a ser considerada para o título do tipo aviso de débito que está sendo gerado nessa renegociação.

Repres

Inserir o código ou nome do representante a ser relacionado ao aviso de débito que está sendo criado nessa renegociação.

Valor Fixo AD

Inserir um valor fixo a ser considerado para o título de aviso de débito a ser criado. Como o valor desse aviso de débito que está sendo gerado é composto de juros, multa, reajuste e ajuste, esses não são considerados quando inserido algum valor fixo nesse campo. Dessa forma, o aviso de débito é criado com esse valor fixo.

Nota:

Quando inserido valor nesse campo são desabilitados os campos referentes ao cálculo de reajuste, juros, multa e o campo de ajuste fixo.


Reajuste

Além dos juros calculados, é possível determinar um reajuste de valor a ser cobrado. Nesse campo pode ser inserido um percentual a ser calculado, objetivando a cobrança desse reajuste do cliente.

A base para o cálculo desse valor de reajuste pode ser o valor da soma dos saldos dos títulos renegociados, ou ainda pode-se acrescentar nessa base, o valor calculado de juros.

Exemplos:

A seguir são apresentados exemplos dos cálculos efetuados com o percentual reajuste.

Exemplo 1
Em uma renegociação com prorrogação, determinou-se um percentual de reajuste = 5%, definindo com a base a opção “Principal”.
Os títulos renegociados foram:

Título

Saldo $

Vcto

Novo Vcto

Juros

231/2

3.500,00

16/10/99

15/11/99

105,00

243/1

1.722,00

16/10/99

15/11/99

51,66

255/1

642,00

16/10/99

15/11/99

19,26

TOTAL

5.864,00

 

 

175,92

O valor do Reajuste é assim calculado:

Valor Total Saldo * Percentual reajuste = Valor Reajuste
5.864,00  *  5%   =  $ 293,20

Nesse caso, o valor calculado de reajuste representa $ 293,20, e é somado no valor do aviso de débito a ser gerado. O reajuste não exclui o valor dos juros na composição do Aviso de Débito e sim são somados.

 

Exemplo 2
Em outra renegociação com prorrogação, determinou-se um percentual de reajuste = 5%, definindo com a base a opção “Principal + Juros”.
Os títulos renegociados foram:

Título

Saldo $

Vcto

Novo Vcto

Juros

231/2

3.500,00

16/10/99

15/11/99

105,00

243/1

1.722,00

16/10/99

15/11/99

51,66

255/1

642,00

16/10/99

15/11/99

19,26

TOTAL

5.864,00

 

 

175,92

O valor do Reajuste é assim calculado:

(Valor Total Saldo + Valor Total Juros) * Percentual reajuste = Valor Reajuste
(  5.864,00    +     175,92  )  *  5%   =  Valor Reajuste
6.039,92 *  5% = 302,00

Nesse caso, o valor calculado de reajuste representa $ 302,00 e é somado no valor do aviso de débito a ser gerado. O reajuste não exclui o valor dos juros na composição do Aviso de Débito e sim esses são somados.

Itens da Renegociação por Prorrogação

Objetivo da tela:

Permitir escolher e relacionar os títulos a serem renegociados.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Filtro

Ver mais informações na descrição da tela Filtro Renegociação.  

Faixa

Ver mais informações na descrição da tela Faixa Renegociação. 

Classificação

Ver mais informações na descrição da tela Classificação Títulos Renegociação.

Atualiza

Quando acionado, são atualizados os títulos na tabela, de acordo com os parâmetros definidos no filtro, faixa e classificação. Em cada alteração de parâmetro de faixa, filtro ou classificação, esse botão deve ser acionado para atualizar as informações. A cor do botão determina se as informações da tela estão atualizadas ou não. O verde significa atualizado e o vermelho desatualizado.

Seleciona Todos

Quando acionado, são marcados e considerados todos os títulos apresentados na tabela superior.

Nenhum

Quando acionado, são desmarcados todos os títulos apresentados na tabela superior.

Desce

Quando acionado, são transferidos para a tabela inferior os títulos selecionados na tabela superior. Os títulos transferidos são considerados na renegociação. 

Sobe

Quando acionado, é transferido para a tabela superior o título selecionado na tabela inferior. O título transferido é desconsiderado da renegociação.

Zoom

Quando acionado, é possível realizar a pesquisa Motivos Movimento ACR. 

Totais

Ver mais informações na descrição da tela Totais Renegociação por Prorrogação.

Histórico do Movimento

Ver mais informações na descrição dtela Informa Histórico do Movimento.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Novo Vencimento

Para cada título que está sendo renegociado é sugerida data em que está sendo efetuada a renegociação como novo vencimento, sendo necessário informar para cada título a data exata desse novo vencimento. Essa data inserida como novo vencimento determina o prazo a ser considerado para o cálculo de juros.

Motivo

Inserir para cada título, um código que represente o motivo da renegociação.

Valor Juros

Inserir nesse campo o valor dos juros calculados para cada título que está sendo renegociado, sendo que esse valor pode ser aqui alterado. O valor desse campo é considerado na composição do aviso de débito e para o cálculo do reajuste, quando considerado “Principal + Juros”.

Nota:

Esse campo somente é habilitado quando assinalado o campo Considera Juros na tela de inclusão de renegociação.

Valor Multa

Inserir nesse campo o valor de multas calculadas para cada título que está sendo renegociado, sendo possível sua alteração. O valor desse campo é considerado na composição do aviso de débito.

Nota:

Esse campo somente é habilitado quando assinalado o campo Considera Juros na tela de inclusão de renegociação.

Juros Calç

Nesse campo é exibido o valor calculado de juros para cada título que está sendo renegociado. 

Multa Calç

Nesse campo é exibido o valor calculado de multa para cada título que está sendo renegociado.

Filtro Renegociação

Objetivo da tela:

Permitir definir filtro de renegociação.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Normal

Ao assinalar essa opção, determina que devem ser apresentados os títulos Normais na tela Itens da Renegociação por Prorrogação. 

Nota Fiscal

Ao assinalar essa opção, determina que devem ser apresentadas as Notas Fiscais na tela Itens da Renegociação por Prorrogação. 

Nota Promissória

Ao assinalar essa opção, determina que devem ser apresentadas as Notas Promissórias na tela Itens da Renegociação por Prorrogação.

Aviso de Débito

Ao assinalar essa opção, determina que devem ser apresentados os Avisos de Débito na tela Itens da Renegociação por Prorrogação.

Nota de Débito

Ao assinalar essa opção, determina que devem ser apresentadas as Notas de Débito na tela Itens da Renegociação por Prorrogação.

Cheque

Ao assinalar essa opção, determina que devem ser apresentados Cheques na tela Itens da Renegociação por Prorrogação.

Faixa Renegociação

Objetivo da tela:

Permitir definir faixa de renegociação.


Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Estabelecimento – à

Inserir os códigos inicial e final, determinando uma faixa de estabelecimentos a serem considerados. Somente são apresentados títulos relacionados a estabelecimentos que estejam na faixa inserida. 

Espécie – à

Inserir códigos inicial e final, determinando uma faixa de espécies de títulos a serem considerados. Somente são apresentados títulos de espécies que estejam na faixa inserida. 

Vencimento – à

Inserir datas inicial e final, determinando uma faixa de datas de vencimento a serem consideradas. Somente são apresentados títulos com datas de vencimento que estejam na faixa inserida.

Classificação Títulos Renegociação

Objetivo da tela:

Permitir a classificação dos títulos de renegociação.


Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Por Estabelecimento

Ao assinalar essa opção, determina que os títulos devem ser apresentados por ordem de código de estabelecimento. Dessa forma, são apresentados todos os títulos de um estabelecimento para depois apresentar os títulos de outro estabelecimento.

Por Cliente

Ao assinalar essa opção, determina que os títulos devem ser apresentados por ordem de código de cliente.

Por Espécie

Ao assinalar esse campo, determina que os títulos devem ser apresentados em ordem por espécie de documento. Dessa forma, são apresentados todos os títulos de uma mesma espécie para depois apresentar os títulos de outra espécie e assim por diante.

Por Vencimento

Ao assinalar esse campo, determina que os títulos devem ser apresentados em ordem de vencimento.

Totais Renegociação por Prorrogação

Objetivo da tela:

Permitir a apresentação dos totais de renegociação por prorrogação.


Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Estabelecimento

Exibe o código e a descrição do estabelecimento relacionado à renegociação. 

Num Renegoc

Exibe o número da renegociação, na qual estão sendo visualizados os valores totais. 

Data Transação

Exibe a data de transação determinada para a renegociação.

Total Títulos

Exibe o valor da somatória dos saldos de todos os títulos renegociados.

Total Juros

Exibe o valor da somatória dos juros de todos os títulos renegociados.

Total Multa

Exibe o valor da somatória das multas de todos os títulos relacionados na renegociação. 

Total Renegociação

Exibe o valor total da renegociação. Esse valor representa a soma dos campos Total Títulos + Total Juros + Total Multa.

Informa Histórico do Movimento

Objetivo da tela:

Permitir informar histórico do movimento.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Complemento

Quando acionado, é apresentada tela onde são inseridos os complementos relacionados a históricos padrões inseridos na renegociação.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Histórico Padrão

Inserir o código do histórico padrão a ser relacionado com a renegociação. Quando não inserido um código padrão, pode ser descrito o histórico no quadro disponível.

Descrição

Inserir a descrição do histórico padrão ou pode ser descrito o histórico, quando não relacionado a um padrão.

Manutenção Rateio Valores

Objetivo da tela:

Permitir o rateio de valores.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Inclui

Ver mais informações na descrição dtela Inclui Apropriação Contab Pend ACR.

Inclui Apropriação Contab Pend ACR

Objetivo da tela:

Permitir a implementação do rateio de tipos de fluxo e unidades de negócio para o aviso de débito gerado.


Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Tipo Fluxo

Inserir o código ou número que identifique o tipo de fluxo a receber o valor do rateio. 

Unid Negócio

Inserir o nome ou código que identifique a unidade de negócio a ser relacionada com o valor rateado.

Valor Aprop Ctbl

Inserir o valor a ser relacionado com o tipo de fluxo e unidade de negócio.

Saldo a Ratear

Exibe o valor já rateado do aviso de débito gerado na renegociação.

Total Rateio

Exibe o valor total do aviso de débito que está sendo rateado.

Importante:

É possível atualizar o movimento de renegociação sem ratear o valor do Aviso de Débito, sendo que dessa forma, este é rateado conforme rateio de implantação dos títulos renegociados.

Totais da Renegociação por Prorrogação

Objetivo da tela:

Permitir visualizar os valores totais relacionados à renegociação.


Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Estabelecimento

Exibe o código e a descrição do estabelecimento relacionado à renegociação. 

Num Renegoc

Exibe o número da renegociação, na qual estão sendo visualizados os valores totais. 

Data Transação

Exibe a data de transação determinada para a renegociação. 

Total Títulos

Exibe o valor da somatória dos saldos de todos os títulos renegociados. 

Total Juros

Exibe o valor da somatória dos juros de todos os títulos renegociados. 

Total Multa

Exibe o valor da somatória das multas de todos os títulos relacionados na renegociação. 

Total Reajuste

Exibe o valor calculado de reajuste para a renegociação implementada. Ver mais informações na descrição Reajuste. 

Total Ajuste

Exibe o valor fixo definido como ajuste para a renegociação implementada. 

Total Fixo

Exibe o valor total fixo, determinado para o aviso de débito a ser gerado. Quando exibido valor nesse campo, obrigatoriamente os campos “Total Juros”, “Total Multa”, “Total Reajuste” e “Total Ajuste” apresentam valor 0,00. 

Total Renegociação

Exibe o valor total da renegociação. Esse valor representa a soma dos campos Total Títulos + Total Juros + Total Multa + Total Reajuste + Total Ajuste + Total Fixo.

Atualização Renegociação por Prorrogação

Objetivo da tela:

Permitir atualizar a renegociação, sendo confirmadas as alterações de vencimento.

Caso não tenha sido efetuado o rateio de tipos de fluxo para o aviso de débito gerado, quando acionado o botão Atualiza é apresentada mensagem, informando que ainda não foi efetuado o rateio e que se confirmada essa atualização, o aviso de débito é rateado com base nos títulos renegociados.

Esse botão é apresentado na cor verde, quando ainda não atualizado, e após o seu acionamento, sua cor muda para amarelo.

Ao acionar esse botão é atualizada a renegociação, confirmando as alterações de vencimento.

Após a atualização da renegociação, a situação é alterada para “Atualizado”, conforme exibido na tela.

Nota:

Observe que o botão atualiza é apresentado na cor amarela e a situação da renegociação está como atualizado.

 

Conteúdos Relacionados:

Além da implementação dos cadastros básicos descritos no processo Cadastros desse manual, é necessário que existam títulos implantados para a execução desse programa.

Consulta Renegociação por Prorrogação (ACR216AA)