Árvore de páginas

Reporte de Mão de Obra - CS0301

Visão Geral do Programa

O reporte pode ser das horas gastas durante o processo de fabricação do item e/ou também das horas de mão de obra direta utilizadas na execução de manutenções em equipamentos dos centros de custos produtivos, bem como, executar estornos ou eliminação de reportes efetuados anteriormente.

Não será possível a eliminação de um movimento, quando esse já tiver sido valorizado pelo preço médio (Custeio batch). Também não será feita a eliminação quando a empresa utilizar custos on-line ou padrão (Fiscal ou Gerencial).

Código de Custos Horários – O cálculo de mão de obra direta pode ser realizado por meio da utilização de códigos de custos horários de mão de obra direta relacionados às operações (Mais informações em: Função Manutenção de Tabela de Salários – CD0281).

Neste caso, cada operação terá um código de custos horários de mão de obra direta. O cálculo é feito pelo número de horas homens multiplicado pelo valor atribuído ao código de custo da mão de obra direta, que é atualizado na tabela de custos de mão de obra direta (programa Manutenção de Tabela de Salários – CD0281).

Importante:

A conta contábil utilizada para o crédito do valor de mão de obra direta está ligada ao centro de custo no qual a operação está sendo processada.

Código para Manutenção Industrial – O código de custo horário também pode ser relacionado às especialidades de Manutenção Industrial e aos técnicos para custeio da mão de obra direta das tarefas de manutenção.

Quando informado o custo horário da mão de obra direta, o usuário deverá agregar a este os encargos e os custos de ineficiência, se existirem.

Se o módulo de Calibração estiver implantado e a Ordem for de classe “Calibração” (ver Manutenção dos Tipos de Manutenção (CD0580), somente é permitido o reporte de mão de obra se a Ordem estiver liberada no módulo Calibração.

Objetivo da tela:

Efetuar o reporte de horas de cada operação executada para a fabricação do item constante da Ordem de Produção.

Reporte Mão de Obra

Objetivo da tela:

Efetuar o reporte de aplicação de mão de obra, bem como, estornar reportes anteriores.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Reporte

Quando acionado, apresenta a tela Reporte Mão de Obra (CS0301), na qual é possível executar o reporte de mão de obra direta para as operações de fabricação e atividades de manutenção industrial. As informações a serem reportadas estão divididas nas pastas Movimento e Hora.

Estorno

Quando acionado, apresenta a tela Reporte Mão de Obra (CS0301), na qual é possível realizar o estorno de reportes de mão de obra direta efetuados anteriormente.

Para proceder o estorno de um movimento, selecionar na tela o reporte que se deseja estornar e clicar no botão “Estorno”. Posteriormente, o sistema abrirá a tela “Reporte de Mão de Obra (CS0301A)” para que possam ser visualizados os dados do reporte selecionado (pasta Movimento) e informar a quantidade de horas de estorno desejada (pasta Hora).

Elimina

Quando acionado, apresenta tela padrão, solicitando confirmação de eliminação do movimento selecionado.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição:

Ordem Produção

Exibe o número da Ordem de Produção que gerou o reporte.

Estado

Exibe o estado da Ordem de Produção, podendo ser:

  • Não iniciada
  • Liberada
  • Iniciada
  • Requisitada
  • Preço Médio
  • Finalizada

Item

Exibe o código que identifica o item da Ordem e motivo do movimento de reporte de mão de obra direta.

Referência

Exibe a referência do item, quando este possuir controle de estoque por referência.

Reporte Mão de Obra – Pasta Movimento

Objetivo da tela:

Reportar as informações referentes a aplicação da mão de obra.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição:

Documento

Inserir o número do documento em que foi registrado o apontamento das horas reportadas.

Nota:

Em muitas empresas existe um documento específico para este fim chamado de cartão de apontamento.

Série Documento

Inserir a série do documento de apontamento das horas reportadas.

Item MOB

Inserir o código que identifica o item da Ordem e motivo do movimento de reporte de mão de obra direta.

Operação

Inserir a operação executada para a obtenção do item da Ordem e para a qual está sendo reportada a hora de trabalho.

Roteiro

Inserir o roteiro de fabricação a que pertence a operação processada para a obtenção do item.

Técnico

Exibe o código e nome do técnico que realizou a manutenção no equipamento relacionado à ordem de manutenção e cujas horas de trabalho estão sendo reportadas.

Tarefa manutenção

Exibe a tarefa de manutenção executada pelo técnico e relacionada a ordem de manutenção.

Grupo Máquina

Inserir o grupo de máquina onde é executada a operação do item da ordem ou a atividade de manutenção.

Centro Custo

Inserir o centro de custo onde estão alocados os recursos do grupo de máquina que executa a operação.

Código MOB Direta

Inserir o código de mão de obra direta relacionada a operação executada.

O código traz relacionado o custo horário da atividade do profissional que executa a operação e que será multiplicado pelo tempo gasto para a execução desta.

Reporte Mão de Obra – Pasta Hora

Objetivo da tela:

Informar a quantidade de horas de reporte ou estorno desejadas.

Nota:

Informa a quantidade de horas reportadas na operação ou na atividade de manutenção realizada no equipamento relacionado a Ordem.

Os tempos informados são considerados para o cálculo da mão de obra direta e gastos gerais de fabricação (custo contábil); além de serem também utilizados para cálculo do custo gerencial e custos de manutenção (quando se refere as horas reportadas aplicadas em atividades de manutenção).


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição:

Data Transação

Inserir a data em que está sendo efetuado o reporte/estorno de mão de obra direta para a operação executada ou manutenção realizada.

Nota:

O sistema apresenta como padrão a data atual, podendo ser alterada.

Tipo Relógio

Selecionar a forma de medida de tempo que o sistema vai utilizar para mensurar os movimentos de reporte de mão de obra. As opções existentes são as seguintes:

  • Horário – No momento do reporte da mão de obra deve ser informado o total de horas à apropriar da operação ou do grupo de máquina do centro de custo de débito para processamento do item da Ordem.

Nota:

Ao utilizar esta opção somente o campo “Hora” é habilitado.
  • Diferença Horário – Será informado no reporte o início da operação ou momento da apropriação do tempo do grupo de máquina ao centro de custo; e a hora em que deveria ser apropriada as horas de término da operação, em horas. Neste caso, será possível calcular a diferença horária entre a estimativa e o real.

Nota:

Ao utilizar esta opção somente os campos “Hora Inicial” e “Hora Final” serão habilitados.

  • Centesimal – Mesma situação da opção Horário, somente que o tempo informado deverá ser em hora centesimal.

Nota:

Ao utilizar esta opção somente o campo “Tempo Homem” é habilitado.
  • Diferença Centesimal – O cálculo da diferença ocorrida obedece o mesmo processo que na opção Diferença Horário, só que expressa em hora centesimal.

Nota:

Ao utilizar esta opção somente os campos “Inicial” e “Final” serão habilitados.

Hora Inicial

Exibe a hora de início da operação ou da apropriação do tempo do grupo de máquina para a atividade reportada (formato 9999:99).

Hora Final

Exibe a hora de encerramento da operação ou da apropriação do tempo registrado no grupo de máquina para a conclusão da atividade (formato 9999:99).

Hora

Exibe a quantidade de horas gastas ou apropriada do grupo de máquina para a execução da operação (formato 9999:99).

Inicial

Inserir a hora de início da operação ou da apropriação do tempo do grupo de máquina para a atividade reportada, em forma decimal (formato 9999,999).

Final

Inserir a hora de encerramento da operação ou da apropriação do tempo registrado no grupo de máquina para a conclusão da atividade (formato 9999,999).

Tempo Homem

Exibe o tempo despendido pelo operador da máquina ou recurso produtivo para processar a operação do item da Ordem.

Ao utilizar o relógio “Diferença Horária” ou “Diferença Centesimal” é mostrado automaticamente neste campo a diferença entre os valores inicial e final informados para estas opções. Para a opção de relógio “Centesimal”, o campo “Tempo Homem” é habilitado para que o usuário digite diretamente o tempo total da operação.

Importante:

As horas gastas na preparação (setup) da máquina devem ser agregadas ao tempo homem apurado, para efeito de cálculo do custo total da mão de obra utilizada na operação.
Na informação dos tempos, deve ser indicado o total de horas despendidas na operação, considerando a quantidade de homens, uma vez que o programa não realiza este cálculo.

Turno

Exibe o código que identifica o turno de trabalho em que foi executada a operação e cujas horas de trabalho foram reportadas.

Mais informações em: Manutenção de Calendário de Produção (CD0911).

Funcionário

Inserir o código do funcionário.

Referência

Campo de caráter documental.

Pergunta

Objetivo da tela:

Confirmar ou não a eliminação do movimento selecionado.


Conteúdos Relacionados:

Segurança por Estabelecimento – Custos