Árvore de páginas

Ficha de Extração - Materiais - Saldo do Estoque Diário

Área:Materiais
Assunto:Saldo do Estoque Diário
Programa Extrator:ems2_bi_hkt.r
Programa de Parâmetros:  bfp001ab.r
Tabela Destino:HKT
Versões ERP Suportadas:   EMS 2.06b / Datasul 11

 

Regra Principal de Extração: A data da movimentação do estoque é utilizada como base para calcular os saldos de quantidades e valores de entrada e saída de períodos informados.

 

ParâmetroDescrição

TIPOCOTAC

Tipo de Cotação da Moeda*

DATACOTAC

Data Referência de Cotação*

*Os detalhes dos parâmetros globais estão definidos na ficha principal.

Conferência das Informações

Importante:
É importante avaliar com critério a importância de se analisar estas quantidades e valores de períodos anteriores. A performance de extração está ligada diretamente ao volume de movimentos no estoque e a quantidade de dias que se deseja obter de forma retroativa.


Quando o período extraído não possuir o custo médio e ou contábil calculado, é necessário realizar nova extração deste período para obter o valor do custo atualizado.

Medidas:

Qtde Saldo Final (HKT_QFINSD): indica o saldo de quantidades depois da movimentação no estoque. Esse valor deve ser validado por item utilizando o valor “Total do Item” da Listagem Saldo Físico Itens (CE0919). Outra forma de validar é acessando a tela de Consulta Movimento de Estoque (CE0814), selecionar o item que deseja validar e na seleção da faixa de data informar o dia que está sendo validado, usar como base da validação o campo em tela: "Quantidade Final".

Importante:
Por se tratar de quantidades de saldo, a validação somente tem sentido quando é escolhida uma data de movimentação ou quando se faz uma analise de evolução do saldo no tempo. Quando isso não ocorre, os valores de saldo são somados em várias datas e o valor dessa soma não tem significado de negócio.

Relatório Base

Utilizar a Listagem Saldo Físico Itens (CE0919) e a consulta de movimento de estoque (CE0814).

Os filtros aplicados no relatório podem refletir para as seguintes dimensões:
Estabelecimento, Depósito, Item, Família Material e Grupo Estoque.

Parâmetros no relatório CE0919:

Na aba “Seleção”:
Campo Estabelecimento: selecionar o estabelecimento a validar.
Campo Item: selecione a faixa de itens a ser validada ou o próprio item se estiver validando um a um.
Caso utilize outros campos como filtro, deve-se considerar esse filtro na validação.

Na aba “Classificação”:
Selecionar “Por Grupo de Estoque”.

Na aba “Parâmetros”:
Campo Período para Saldo itens: deve ser informado o período de validação.
Campo Saldos: selecionar todas as opções, menos “Considera Quantidade Alocada”.
Campo Itens Obsoletos: selecione a opção “Todos”.

Qtde Saldo Inicial (HKT_QINISD): indica o saldo de quantidades antes da movimentação no estoque. Para validar, acessar o CE0814 - Consulta movimento de estoque. Selecionar o item que deseja validar e na seleção da faixa de data informar o dia que está sendo validado, usar como base da validação o campo em tela: "Quantidade inicial".

Vl Saldo Inicial (HKT_VINISD): indica o saldo de valores antes da movimentação no estoque. Para validar, utilizar o mesmo valor da métrica "Qtde Saldo Inicial" e multiplicar pelo preço médio do item (CE0847). Em caso de período anterior ao já fechado, utilizar o relatório CE0419 para listar o preço médio do item no período. O valor pode variar conforme a moeda selecionada na análise dos dados.

Vl Saldo Final (HKT_VFINSD): indica o saldo de valores depois da movimentação no estoque. Para validar, utilizar o mesmo valor da métrica "Qtde Saldo Final" e multiplicar pelo preço médio do item (CE0847). Em caso de período anterior ao já fechado, utilizar o relatório CE0419 para listar o preço médio do item no período. O valor pode variar conforme a moeda selecionada na análise dos dados.