Árvore de páginas

Líquido Meio Magnético Férias - Banco do Brasil - FR5844

Visão Geral do Programa

Este programa visa tornar disponível os valores líquidos dos funcionários que possuem suas contas no Banco do Brasil. Estes valores líquidos a serem depositados em conta corrente dos funcionários são calculados a partir dos cálculos de férias realizados pelo sistema para o pagamento em determinada data.

Com relação a estes cálculos, o sistema tem como base o período de pagamento para as férias calculadas, uma vez que tendo esta informação como base, o sistema efetua a geração do arquivo em meio magnético.

Banco do Brasil

Objetivo da tela:

Permitir tornar disponível o Líquido para Pagamento aos funcionários com relação aos cálculos efetuados de férias no período identificado, enviando ao banco do Brasil as informações no padrão CNAB.

Pasta Seleção

Objetivo da tela:

Nesta pasta estão contidos os itens necessários a seleção das informações que farão parte do arquivo meio magnético.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Parâmetros

Nesta pasta estão contidos os itens necessários a parametrização das informações que farão parte do arquivo meio magnético a ser enviado para o banco. Para mais detalhes ver Pasta Parâmetros.

Classificação

Nesta pasta estão contidos as formas de classificação das informações no arquivo de líquido meio magnético. Para mais detalhes ver Pasta Classificação.

Impressão

Nesta pasta são definidas as informações de Impressão do relatório de controle de geração do arquivo para o banco. Para mais detalhes ver Pasta Impressão.

Executar

Quando acionado, executa o relatório com base nas informações parametrizadas nas pastas deste programa. É gerado a partir deste botão, o arquivo em meio magnético.

Cancelar

Quando acionado, cancela as informações parametrizadas, saindo do programa.

Layout

Quando acionado, visualiza-se o Layout do Arquivo Magnético que será enviado ao banco, com as informações que fazem parte deste. Para mais detalhes ver Layout.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Estabelecimento

Inserir a faixa de códigos (inicial e final), referente aos estabelecimentos que farão a composição para a geração das informações no arquivo magnético.

Banco

Inserir a faixa de códigos (inicial e final), referente aos bancos que farão a composição para a geração das informações no arquivo magnético.

Data Pagamento

Inserir a faixa de datas de pagamento (inicial e final) das férias dos funcionários. Os funcionários serão gerados no arquivo a partir desta data de pagamento.

Categoria Salarial

Assinalar quais serão as categorias salariais dos funcionários que deverão ser consideradas na geração das informações do arquivo magnético.

Layout

Objetivo da tela:

Permitir visualizar o Layout do Arquivo Magnético que será enviado ao banco.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Setas de Movimentação

Por intermédio das Setas de Movimentação, pode-se navegar pelo Layout apresentado pela Pasta Layout apresentada na tela.

Editar Layout

Quando acionado, pode-se visualizar o layout do arquivo magnético em um editor de texto padrão do Windows configurado para o usuário.

Sair

Quando acionado, o sistema sai desta tela, retornando para a tela base do programa (volta para a pasta na qual foi acionado o botão Layout).

Pasta Parâmetros

Objetivo da tela:

Nesta pasta estão contidos os itens necessários a parametrização das informações que farão parte do arquivo meio magnético a ser enviado para o banco.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Arquivo Líquidos

Inserir o nome do arquivo que conterá os dados de líquido de pagamento dos funcionários que será enviado ao banco, referente às férias do período selecionado.

Data Lançamento

Inserir a data de lançamento (crédito) para os funcionários referente ao líquido de pagamento das férias.

Banco Empresa

Inserir o código do Banco correspondente a Empresa para que sejam efetuadas as retiradas para a transferência as contas dos funcionários do valor do líquido para pagamento das férias.

Agência Empresa

Inserir o código da Agência do Banco correspondente a Empresa onde serão efetuadas as saídas de valores para as contas dos funcionários, conforme a geração do líquido para pagamento das férias.

Conta Corrente Empresa

Inserir o Código da Conta Corrente da Empresa onde será dado a baixa do valor para pagamento dos funcionários do respectivo valor de líquido de férias.

Estabelecimento Central

Inserir o código do estabelecimento centralizador das informações de pagamento dos funcionários, referente aos valores de férias a serem pagas.

Convênio

Inserir o número do convênio junto ao Banco para a efetuação dos pagamentos dos líquidos de férias dos funcionários em decorrência do período selecionado.

Documento

Inserir, de forma descritiva, o Tipo de Documento que será associado como histórico ao funcionário, em decorrência do pagamento dos valores de férias calculados para os funcionários.

Forma Lançamento

Assinalar as opções que irão gerar os lotes de formas de pagamento no arquivo de líquido que será gerado para o banco.

Quando assinaladas as opções:

  • Crédito Conta Corrente: serão gerados somente os funcionários que no campo Forma pagto no banco da Pasta Forma Pagto do Cadastro de Funcionários estiver como valor 01.
  • Documento Crédito: serão gerados somente os funcionários que no campo Forma pagto no banco da Pasta Forma Pagto do Cadastro de Funcionários estiver como valor 03.
  • Cheque Pagto/Admin: serão gerados somente os funcionários que no campo Forma pagto no banco da Pasta Forma Pagto do Cadastro de Funcionários estiver como valor 02. O Cheque Pagamento Administrativo é uma modalidade de pagamento, onde a empresa envia o pagamento do funcionário ao banco e este irá receber um cheque do banco com o valor devido.
  • Cartão Salário: serão gerados somente os funcionários que no campo Forma pagto no banco da Pasta Forma Pagto do Cadastro de Funcionários estiver como valor 04. O Cartão Salário é uma modalidade de pagamento, onde a empresa torna disponível ao funcionário um cartão bancário, definido com o valor salarial do funcionário, onde este efetua os saques da conta da empresa. Desta forma, o funcionário não necessita possuir uma conta bancária no banco utilizado pela organização. Com este processo de cartão salário o funcionário pode efetuar os saques até o valor definido no cartão.
  • Crédito Conta Poupança: serão gerados somente os funcionários que no campo Forma Pagto no Banco da Pasta Forma Pagamento do Cadastro de Funcionários estiver com o valor 05. O Crédito Conta Poupança é uma modalidade de pagamento, onde a empresa efetua o pagamento do funcionário diretamente em conta poupança.

Nota:

Para mais detalhes sobre o campo onde são informados esses códigos, ver Módulo Cadastros Gerais HR – Processo Informações Funcionários – programa Manutenção Funcionários – Pasta Forma Pagamento – Campo Forma Pagamento Banco.

Inscrição Favorecido

Assinalar qual será a forma de verificação da Inscrição do Favorecido para pagamento do Líquido junto ao banco. Este campo somente fica habilitado, se o campo Forma Lançamento estiver como Cheque Pagto/Admim. Opções:

  • CPF: a validação será efetuada a partir do CPF do funcionário junto a Instituição bancária;
  • PIS/PASEP: a validação será efetuada a partir do PIS/PASEP do funcionário junto a Instituição bancária.

Pasta Classificação

Objetivo da tela:

Nesta pasta estão contidas as formas de classificação das informações no arquivo de líquido meio magnético.

A opção de classificação Por Estabelecimento/Matrícula já vem inicializada como a padrão, cabendo ao usuário apenas selecionar a que identifica a sua necessidade de emissão.

Nota:

Após a execução do programa, no diretório definido na pasta parâmetros, ficará localizado o arquivo contendo as informações para pagamento aos funcionários, referente ao Líquido das Férias do período selecionado.

Pasta Impressão

Objetivo da tela:

Nesta pasta são definidas as informações de Impressão do relatório de controle de geração do arquivo para o banco.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Destino

Assinalar qual será o destino das informações do relatório. Este campo possui as seguintes opções:

  • Terminal: quando o relatório é apresentado no vídeo, por meio de um editor de texto;
  • Arquivo: quando o relatório é gerado em arquivo, para impressão posterior;
  • Impressora: quando o relatório é gerado direto para impressora selecionada.

Execução

Assinalar qual será a forma de execução do relatório. Este campo possui as seguintes opções:

  • On-line: quando for necessária a impressão imediata;
  • Batch: utiliza-se quando se tratar da impressão de um arquivo com um grande volume de informações. O objetivo é liberar o equipamento para outro processamento. É criado um pedido de execução para um servidor de execução, remoto ou não. Este pedido será colocado em uma fila e aguardará a sua vez de ser executado.

Imprimir Página de Parâmetros

Quando assinalado, os parâmetros utilizados nesta execução são apresentados na última página da listagem ou relatório gerado.