Árvore de páginas

Regra Cálculo Variação Orçamento - BDG012AA

Visão Geral do Programa

Permite definir regras para o cálculo da variação de orçamento. Para a regra é possível informar o percentual de variação máximo (positivo e negativo) permitido entre os valores orçados e realizados para as contas contábeis. Também é possível informar um valor mínimo para que o sistema aplique a regra de variação. A partir dessas informações o sistema verifica a necessidade da justificativa ou não dos lançamentos apresentados na tela de consulta, conforme a aplicação da regra para exigir a justificativa.
Para a regra cadastrada é possível informar exceções, ou seja, centros de custo e contas contábeis que terão um tratamento diferenciado em relação aos demais.


Aplicabilidade da Regra por Conta Contábil

Variação Pacote

Inicialmente sempre é aplicada a regra de variação para o Pacote. Por intermédio deste percentual é possível parametrizar a exigência da justificativa, considerando apenas se o total da diferença entre Orçado e Realizado do Pacote é maior que a variação máxima permitida. Caso o total Realizado do Pacote seja menor que o total Orçado do Pacote, não será necessário justificar nenhuma conta, caso contrário será aplicada a regra de Variação Conta Contábil.
Antes de verificar se os percentuais máximos de variação foram atingidos, o sistema irá verificar se o valor mínimo de variação foi ultrapassado.

Variação Conta Contábil

Após a verificação da exigência da justificativa em função do Total do Pacote, é efetuada a verificação da exigência para cada conta contábil, identificando as que possuem variação entre Orçado e Realizado maior que o estipulado para o percentual de Variação na Conta. Apenas contas contábeis são passíveis de justificar, pois pacotes são apenas agrupadores de contas contábeis.
Antes de verificar se os percentuais máximos de variação foram atingidos, o sistema irá verificar se o valor mínimo de variação foi ultrapassado.

Variação Positiva e Negativa

É possível parametrizar o sistema para exigir a justificativa quando houver uma variação tanto positiva quanto negativa. Para a aplicação da regra que identifica a exigência da justificativa, é considerado um intervalo conforme o exemplo a seguir:
Parametrização da Regra:

  • % Var Conta: 8
  • % Var Conta (-): -2
  • Valor: 10

Nestes exemplos, somente será exigida a justificativa quando:

  1. Orçado 100 e realizado 109: Não será necessário justificar, o percentual de variação foi superior a 8%, entretanto o valor ficou abaixo de 10.
  2. Orçado 200 e realizado 218: Será necessário justificar, pois o percentual foi superior a 8% e o valor ficou acima de 10.
  3. Orçado 100 e realizado 85: Será necessário justificar, pois o percentual foi superior aos 2% negativos e o valor ficou acima de 10.


Aplicabilidade da Regra por Centro de Custo

Variação Centro de Custo

Inicialmente sempre é aplicada a regra de variação para o centro de custo. Por intermédio deste percentual é possível parametrizar a exigência da justificativa, considerando apenas se o total da diferença entre Orçado e Realizado do centro de custo é maior que a variação máxima permitida. Caso o total realizado do centro de custo for menor que o total orçado do centro de custo, não será necessário justificar nenhuma conta, caso contrário será aplicada a regra de Variação Conta Contábil.
Antes de verificar se os percentuais máximos de variação foram atingidos, o sistema irá verificar se o valor mínimo de variação foi ultrapassado.

Variação Conta Contábil

Após a verificação da exigência da justificativa em função do total do centro de custo, é efetuada a verificação da exigência para cada conta contábil, identificando as que possuem variação entre Orçado e Realizado maior que o estipulado para o % Variação na Conta. Apenas contas contábeis são passíveis de justificar, pois pacotes são apenas agrupadores de contas contábeis.
Antes de verificar se os percentuais máximos de variação foram atingidos, o sistema irá verificar se o valor mínimo de variação foi ultrapassado.

Variação Positiva e Negativa

É possível parametrizar o sistema para exigir a justificativa quando houver uma variação tanto positiva quanto negativa. A aplicação da regra para identificar a exigência da justificativa ocorre quando o valor é superior ou igual ao valor mínimo e está fora do intervalo de percentuais definidos.

Caminho Básico

01. Visualizar as regras de cálculo de variação do orçamento.


Detalhar a Regra de Cálculo da Variação de Orçamento

01. Selecionar a regra de cálculo a ser detalhada.

02. Acionar o botão de Detalhe.

03. Visualizar as informações da regra de cálculo selecionada.


Adicionar Regra de Cálculo da Variação de Orçamento

01. Acionar o botão de Inclusão.

02. Inserir as informações solicitadas.

Nota:

Os campos destacados com um asterisco são de preenchimento obrigatório.
Regra
Código da regra de cálculo da variação de orçamentos.

Importante:

Caso os percentuais ou o valor esteja dentro do definido para a regra, não será necessário justificar. Se superior, é necessário justificar essa variação de valor entre o previsto e o realizado.

Início Validade
Data de início da validade da regra de cálculo da variação de orçamento.
Fim Validade
Data de fim da validade da regra de cálculo da variação de orçamento.
Descrição Regra
Descrição da regra de cálculo da variação de orçamento.
Perc Var CCusto Pos
Percentual máximo de variação do centro de custo.
Perc Var CCusto Neg
Percentual mínimo de variação do centro de custo.
Perc Var Cta Ctbl Pos
Percentual máximo de variação da conta contábil.
Perc Var Cta Ctbl Neg
Percentual mínimo de variação da conta contábil.
Valor Mínimo
Valor mínimo de variação de orçamento. Caso o valor seja inferior ao mínimo, a regra não é aplicada, não sendo necessário justificar. Se o valor for superior ao mínimo, é aplicada a regra de variação, sendo necessário justificar essa variação de valor entre o previsto e o realizado.

03. Acionar Ok ou Salvar para incluir outra regra de cálculo e Cancelar para ignorar as alterações efetuadas.


Alterar Regra de Cálculo da Variação de Orçamento

01. Selecionar a regra de cálculo a ser alterada.

02. Acionar o botão de Alteração.

03. Alterar as informações desejadas para a regra de cálculo selecionada.

Nota:

Mais informações sobre os campos apresentados podem ser obtidas no caminho alternativo "Adicionar Regra de Cálculo da Variação de Orçamento".

04. Acionar Ok, Salvar ou Cancelar para ignorar as alterações efetuadas.


Remover Regra de Cálculo da Variação de Orçamento

01. Selecionar a regra de cálculo a ser removida.

02. Acionar Remover.

Nota:

Ao acionar Remover é apresentada uma mensagem solicitando confirmação. Acionar Confirmar - para prosseguir com a remoção - ou Cancelar.


Adicionar Exceções para Centros de Custos

01. Selecionar a regra de cálculo para a definição das exceções por centro de custo e escolha a opção Exceções Variação Centro Custo.

02. Acionar o botão de Movimentos na parte superior da tela.

03. Acionar Incluir.

Nota:

Ao acionar essa opção é apresentada a tela Exceções Centro de Custo, na qual é possível definir percentuais diferentes como exceção para centros de custo.


Adicionar Exceções para Contas Contábeis

01. Selecionar a regra de cálculo para a definição das exceções por centro de custo e escolha a opção Exceções Variação Cta Ctbl.

02. Acionar o botão de Movimentos na parte superior da tela.

03. Acionar Incluir.

Nota:

Ao acionar essa opção é apresentada a tela Exceções Conta Contábil, na qual é possível definir percentuais diferentes como exceção para contas contábeis.