1. PREPARANDO A VERSÃO ATUAL PARA MIGRAÇÃO - Prepare uma base teste, efetuando cópia fria (todos os serviços parados) e consistente (das pastas adequadas e banco de dados) da base de produção. - Caso sua Base de Dados seja Relacional (utiliza DBACCESS) será necessário rodar o processo de verificação dos registros duplicados para todas as empresas. Assistente executado a partir da rotina CHECKDUPL via Configurador, que tem como pré-requisito a atualização do dicionário de dados padrão na pasta SYSTEMLOAD. Para fazer o download do dicionário, siga os procedimentos do seguinte link: Atualizar o Dicionário de Dados do Protheus 11
Crie dentro da pasta Protheus_Data, a pasta MIGRACAO e nela descompacte o dicionário de dados Completo da versão 11. Na verificação de duplicidade será solicitado o SX2.UNQ, utilize o da versão 11 como referência para a checagem. - Vide Instruções para verificação de duplicidades no link: Rotina CheckDupl – Verifica a Integridade de Registros Duplicados - Desinstale as Stored Procedures através do Configurador pela versão atual. Lembrando que tal procedimento deve ser realizado juntamente com o DBA responsável pelo banco de dados, pois pode haver customizações nas Stored Procedures, e se for o caso o DBA pode realizar o backup para reaplicar tais customizações após a migração para a versão 12. Caso tenha dúvida sobre a desinstalação/instalação de Stored Procedures, favor abrir novo chamado com a equipe de Framework. 2. INSTALAÇÃO DO PROTHEUS 11
Link para o Guia de Instalação do Protheus 11: Guia de Instalação Protheus -- 118396 - Faça a instalação do Protheus 11 - Configure os arquivos appserver.ini (Server) e smartclient.ini (Client); - Atualize o binário do sistema (APPSERVER, SMARTCLIENT e SMARTCLIENTACTIVEX); - Descompacte o conteúdo da pasta ace_8.00 (apenas o ACE_8.00) na pasta bin\appserver de sua base; 3. ATUALIZANDO O SISTEMA É necessário atualizar Binário, RPO e LIB do Protheus 11 Procedimento de atualização no link: Atualização básica do Protheus 11
4. ATUALIZANDO A BASE DE DADOS Caso a versão em produção seja anterior a versão 10: - Altere o conteúdo do parâmetro “STARTPATH” de cada ambiente do arquivo Appserver.ini caso os diretórios do dicionário de dados e da base de dados sejam diferentes do padrão da versão Protheus 8.11 (SYSTEM e DATA respectivamente). Conforme a configuração do parâmetro “STARTPATH” do arquivo Mp8srv.ini (Server) do sistema Protheus 8.11. - Altere os nomes dos diretório SYSTEM e DATA do sistema Protheus 11 conforme configuração do item anterior - Copie o conteúdo das pastas SYSTEM, DATA e PROFILE do sistema Protheus (Versão atual) para suas respectivas pastas do sistema Protheus 11; - Verifique se o espaço disponível no servidor que hospeda a base de dados do sistema Protheus 11 é pelo menos 3x superior o tamanho da base de dados do sistema Protheus (Versão atual).
5. ATUALIZANDO O DICIONÁRIO DE DADOS É necessário atualizar os arquivos de Dicionário de Dados (sxsbra.txt) e Help de Campos na pasta Systemload Procedimento de atualização no link: Dicionário de dados: Atualizar o Dicionário de Dados do Protheus 11 Help de Campos: Atualizar Help de Campos
6. LIMPEZA DAS PASTAS - Exclua os arquivos *.DBF/*.CDT da pasta SYSTEMLOAD - Exclua os arquivos *.IDX da pasta SYSTEMLOAD - Exclua os arquivos *.LOG e *.SPS da pasta SYSTEM - Exclua os arquivos *.TSK da pasta APPSERVER
7. EXECUTANDO O COMPATIBILIZADOR DE MIGRAÇÃO - No Smartclient da versão 11, execute no Programa Inicial: MP710TO110 - Em Diretório de Dados, selecione a pasta Data (\DATA\) - Em Configuração de execução do Update, indicamos manter apenas as opções Log de Critical Error e Corrigir erros automaticamente habilitadas, lembrando que a opção de corrigir os erros automaticamente executará as alterações de base pelo próprio sistema - NÃO marque a opção Manter o arquivo de log existente - Clique em Avançar / Avançar - Aguarde o processo de compatibilização. Se durante o processo surgirem erros críticos que não puderam ser corrigidos automaticamente, estes devem ser corrigidos MANUALMENTE utilizando como base o link de Erros Críticos (mais abaixo), ou consultando o Suporte caso o erro não esteja listado
8. ATUALIZANDO O MENU DOS MÓDULOS Para baixar os arquivos, acesse: - Portal do Cliente: http://suporte.totvs.com - Menu Downloads e Atualizações - Linha Protheus - Microsiga Protheus Versão 11 - Todos - Categoria: Menu de módulo - Baixe o arquivo MENUS - BRASIL Obs.: se não estiverem aparecendo as versões, em "Filtros de pacotes" selecione "Todos pacotes disponíveis" e selecione a categoria novamente. Para atualizar: - Pare o servidor do Protheus (Appserver) - Efetue backup dos arquivos *.xnu da pasta \Protheus_Data\system - Remova todos os arquivos de menu da pasta system (*.xnu). - Copie os arquivos .xnu baixados do portal para esta pasta. - Reinicie o servidor do Protheus (Appserver) Lembrando que menus personalizados precisam ser refeitos, pois há rotinas das versões anteriores que não existem no RPO da versão 11.
ERROS CRÍTICOS Quando ocorrer erro crítico, o cliente deverá efetuar as devidas correções e em seguida apagar o arquivo onde estão as diretivas de instalação (mpupd.tsk) localizado no diretório “...\bin\appserver” e executar a rotina MP710TO110 novamente. Não apagando este arquivo a migração continua do ponto onde parou anteriormente. Link com as informações de correções dos erros críticos mais comuns: Erros críticos mais comuns em migrações
|