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Índice
Objetivo
O objetivo deste guia é orientar o administrador do ambiente sobre a criação de cópias de segurança do banco de dados, pasta de instalação e diretório de arquivos do TOTVS Fluig Plataforma.
Backup da aplicação
Para fazer o backup da aplicação da plataforma, o ideal é fazer um backup completo incluindo a pasta de instalação, volume completo e a base de dados. Esse backup pode ser manual ou automatizado, dependendo do que acharem melhor.
Quanto ao backup do volume, basta salvar a pasta completa. O backup da instalação também pode ser da pasta completa, assim se necessário é possível restaurá-lo.
Confira a seguir o procedimento de acordo com o sistema operacional.
Windows
1. Parar todos os serviços do Fluig (fluig_RealTime, fluig_Indexer, FLUIG).
2. Acessar o gerenciador do banco de dados e realizar cópia da base de dados do Fluig.
O gerenciamento do banco de dados é de responsabilidade do cliente. Acione sua equipe de TI para receber orientação de como fazer o backup.
3. Copiar os arquivos da aplicação (diretório de instalação e volume).
3.1 Apagar as pastas temporárias data, log, servers e temp localizadas em [diretório_instalação]\appserver\domain.
3.2 Fazer a cópia de segurança dos diretórios de instalação (onde são armazenados os arquivos de sistema, responsáveis pelo funcionamento da plataforma) e de volume (onde ficam armazenados os documentos, formulários, templates e demais arquivos publicados pelos usuários na plataforma).
A localização do volume é definida pelo administrador durante a criação da empresa no Fluig.
Linux
1. Parar todos os serviços do Fluig
Utilizando o init |
fluig
service fluig stop |
Indexer
service fluig_Indexer stop |
|
RealTime
service fluig_Realtime stop |
|
Utilizando o systemd |
fluig
systemctl stop fluig |
Indexer
systemctl stop fluig_Indexer |
|
RealTime
systemctl stop fluig_Realtime |
|
Sem serviços |
fluig
#Para identificar o numero do servico fluig ps -wef | grep standalone.sh #Para encerrar o servico kill [nº serviço fluig] |
Indexer
service fluig_Indexer stop |
|
RealTime
#Para identificar o numero do servico node ps -wef | grep node #Para encerrar o servico kill [nº serviço node] |
2. Acessar o gerenciador do banco de dados e realizar cópia da base de dados do Fluig.
O gerenciamento do banco de dados é de responsabilidade do cliente. Acione sua equipe de TI para receber orientação de como fazer o backup.
3. Copiar os arquivos da aplicação (diretório de instalação e volume).
3.1 Apagar as pastas temporárias data, log, servers e temp localizadas em [diretório_instalação]/appserver/domain.
#Navegar ate a pasta /appserver/domain do diretorio de instalacao e remover as pastas temporarias #data rm data -R #log rm log -R #temp rm temp -R
3.2 Fazer a cópia de segurança dos diretórios de instalação (onde são armazenados os arquivos de sistema, responsáveis pelo funcionamento da plataforma) e de volume (onde ficam armazenados os documentos, formulários, templates e demais arquivos publicados pelos usuários na plataforma).
#Copiar a pasta de instalacao do fluig cp -R [pasta de instalacao] [diretorio de backup]
#Copiar o volume do fluig cp -R [volume] [diretorio de backup]
Dica
Saiba mais sobre a configuração e utilização de volumes em Plataforma ❙ Volumes (wcmadmin).