Páginas filhas
  • DT_Alterações_de_Dados_Bancários_e_Cadastro_de_Layout.

MONTAGEM E CONFIGURAÇÃO DE LAYOUT 

Características do Requisito

Linha de Produto:

PC Sistemas

Segmento:

D&L

Módulo:

Cobrança Magnética

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

1520

Manter dados de integração bancária

Rotina(s) envolvida(s)

Nome(s) Técnico(s)

749

Incluir Título a Pagar

740

Gerar Arq. Magnético CNAB 240
770Geração de Arquivo Magnético

Tickets relacionados

0.093360.2016 (HIS.02305.2016, HIS.02306.2016, HIS.02307.2016, HIS.02308.2016)

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Oracle

Sistema(s) Operacional(is):

Windows

Versão/Release:Rotina 1520 - Versão 28.08.00
Rotina 749 - Versão 26.11.04
Rotina 740 - Versão 28.09.01
Rotina 770 - Versão 28.00.16

Descrição


Criada nova rotina baseada na 740, onde seja possível gerar mais de um tipo de pagamento dentro do mesmo arquivo. Adequada também a rotina 749 para informar a forma de pagamento no momento da inclusão do lançamento e dessa forma agilizar o processo e gerar apenas um arquivo de pagamento dentro da rotina 770. Em relação a rotina 1520 foi implementada alteração para quando for selecionada a opção banco, sejam apresentadas as telas para configurações bancárias: dados bancários, layouts e ocorrências.

 

Procedimento para Utilização

 

Rotina 1520 - Registro de Um Novo Banco

  1. Acesse a rotina 1520 Manter dados de integração bancária;
  2. Clique o botão Novo registro, para realizar registro de um novo banco;


  3. Preencha os campos das abas conforme necessidade e clique o botão confirmar.

Rotina 1520 - Outros Cadastros

  1. Acesse a rotina 1520 e clique o botão Outros cadastros;


  2. Selecione a opção Layout de cobrança Magnética para inserir, alterar, excluir, duplicar, importar ou exportar layouts;


  3. Selecione a opção Variáveis de layout para inserir, alterar, excluir ou pesquisar por variáveis de layout;


  4. Selecione a opção formas de pagamento para inserir, alterar ou excluir formas de pagamento;


  5. Selecione a opção Ocorrências para inserir, alterar ou excluir ocorrências.

Criar Novo Layout

 

  1. Para criar novo layout clique o botão Outros cadastros e selecione a opção Layout de cobrança magnética;
  2. Clique o botão  para inserir novo layout de arquivo magnético; 

  3. Preencha a Descrição para nomear o novo layout;

  4. Informe a finalidade: remessa ou retorno;

  5. Informe qual o número de caracteres nas linhas do arquivo CNAB: 200, 400, 440;

  6. Marque a alternativa: Este layout possui header e trailer de lote, caso o layout seja específico para esse tipo de formato;

    Observação: Desmarcar a opção caso o formato do layout seja composto por apenas: header de arquivo, detalhe e trailer de arquivo;

  7. Ajuste a formatação padrão conforme necessidade, alinhando o texto, número inteiro, número com decimais e a data;

  8. Clique em Salvar;

  9. Uma mensagem de alerta aparecerá na tela de edição de layout informando a necessidade de inclusão dos tipos de registros do layout (Headers, detalhes e trailers);

  10. Clique o botão:  para incluir detalhe;

  11. Informe o lote e verifique o tipo de registro cadastrado anteriormente no Novo layout de arquivo magnético;

  12. Selecione o tipo de pagamento do Detalhe, cadastrado anteriormente na tela Formas de pagamento;

  13. Selecione o segmento do Detalhe de acordo com a forma de pagamento selecionada;

  14. Clique o botão Salvar;

  15. Clique o botão   para adicionar as posições e linhas das headers, detalhes e trailers conforme necessidade;

  16. Para realizar alteração das informações, clique sobre um dos campos editáveis nas colunas: Tipo, conteúdo e descrição;

  17. Informe na coluna Tipo, se a posição é fixa (para gerar o arquivo com informações fixas definidas no conteúdo) ou variável (para gerar o arquivo com informações pré definidas relacionadas as variáveis), 

  18. Caso a finalidade do arquivo seja Retorno, mensagens de inconsistência aparecerão para informar o preenchimento de campos obrigatórios em cada posição do layout;

  19. Para preenchimento das posições, tanto remessa quanto de retorno, informe o número de posições na coluna: Pos. Inicial;

  20. Na coluna conteúdo clique no campo desejado para liberar a edição e posteriormente clique o botão:;

  21. A tela Conteúdo da posição do layout será aberta para seleção da variável;

  22. As abas Conteúdo FIXO e Conteúdo VARIÁVEL trazem divisão ao tipo de posição previamente escolhido na coluna Tipo;

  23. Selecione conforme necessidade e clique o botão Inserir no layout;

 

Função Excluir

  1. Para realizar exclusão clique o botão , onde existem disponíveis as opções: 

  2. A opção Excluir detalhe, apenas deleta do layout o detalhe do arquivo;

  3. A opção Excluir todo lote,  exclui o lote do layout, a partir da seleção do lote;

  4. A opção Excluir todas as posições do tipo de registro, deleta todas as posições do arquivo de acordo com a seleção;

    Observação:  Caso o lote do layout seja composto por mais de um detalhe, é possível alterar a posição dentro do arquivo de acordo com seu segmento, se ele é obrigatório ou opcional, conforme requisito do banco;

  5. Clique sobre o detalhe a ser movido dentro do arquivo e clique o botão: que será habilitado para uso após selecionado o detalhe;

  6. Verifique a alteração de posição e realize conforme necessidade;

Função Copiar e Colar

  1. Para realizar cópia de lote ou detalhe, clique o botão:, onde existem as opções: 

  2. O botão:   será habilitado para colar determinado lote ou detalhe em outro local no layout após a cópia de alguma informação;
    Observação: as teclas Ctrl+C e Ctrl+V podem ser utilizadas para realizar a cópia de informações do layout manualmente;  

 

Função Duplicar

  1. Para realizar duplicação das informações dos tipos de registros, clique o botão ;

  2. A tela Copiar detalhes entre layouts será aberta, para visualização específica do layout;
  3. Maximize o layout conforme necessidade na caixa Disponíveis, selecione o detalhe de segmento diferente a ser transferido;

  4. Selecione na caixa Layout em edição o layout a receber o novo detalhe duplicado;

  5. O botão:  será habilitado para uso, clicando nele será realizada a duplicação do detalhe no layout em edição;

  6. Clique o botão salvar;

  7. Verifique que o detalhe selecionado foi duplicado no layout em edição;

    Observação: Além das funções de criação, edição e exclusão dos layouts, é possível realizar a exportação e importação de layouts;

 

Exportação e Importação de Layouts

  1. Para exportar clique o botão: , e visualize os layouts em lista, selecione conforme necessidade e clique o botão Exportar;

  2. Realize o processo de salvar arquivo em computador normalmente;

    Observação: O arquivo será salvo em formato xml;

  3. Para importar clique o botão Importar e posteriormente o botão Pesquisar, selecione um arquivo em formato xml do computador;

  4. Renomeie o layout e informe a finalidade: remessa ou retorno;

  5. Marque a opção O layout importado possuirá header e trailer de lote, caso seja o formato do layout;
    Observação: Desmarcar a opção caso o formato do layout seja composto por apenas: header de arquivo, detalhe e trailer de arquivo;
  6. Clique o botão Importar;

    Observação: Durante a opção de importação, é possível alterar a finalidade do layout; 

    Exemplo: Caso o layout originalmente tenha finalidade de remessa, no ato de importação é possivel que ele seja importado para a rotina com finalidade de retorno e vice-versa.

 

Vídeo

  • Vídeo How To - PC Sistemas - Criar Layout Rotina 1520

Youtube

FileZilla

https://goo.gl/Zi2qz2

  1. Acesse a rotina a rotina 749 e clique o botão Incluir;

  2. Marque a opção de Tipo de serviço e informe os campos: Filial, Forma de pagamento, Conta débito, Histórico, Parceiro, Número da nota, Prestação, Data de vencimento e Valor do título;
    Observação: caso o tipo de serviço marcado seja a opção 99 – Outros Pagamentos, o campo Forma de pagamento não será habilitado para uso, visto que as demais opções permitem a seleção das formas de pagamento cadastradas previamente na rotina 1520;

  3. Acesse a nova aba Dados complementares caso a forma de pagamento informada seja relacionada a tributo;

  4. Preencha os campos conforme necessidade;

  5. Clique o botão confirmar para realizar o lançamento.

  1. Acesse a rotina 770 e clique o botão Remessa;

  2. Informe o banco, número do borderô e clique o botão Pesquisar;
    Observação: caso o título não tenha sido baixado na rotina 775, é necessário marcar a opção Gerar contas a pagar em aberto;

  3. Para realizar o processo de geração do arquivo na rotina 770 é necessário o número do borderô, verifique-o na rotina 775;

  4. Na rotina 770, selecione o borderô para gerar o arquivo e clique o botão Próximo;


  5. Informe a Filial, o Arquivo de remessa a gerar e clique o botão Gerar;

  6. Verifique o local para onde a remessa será encaminhada;

  7. Clique o botão Gerar;

  8. Clique o botão Visualizar o arquivo para visualiza-lo;

  9. Clique o botão Abrir a pasta para acessar o arquivo gerado;

  10. A tela visualizador de arquivo abrirá para análise;

    Observação: ao clicar em alguma das informações geradas no arquivo, será demonstrado no layout a qual posição foi configurada, o mesmo ocorre ao clicar em alguma posição do layout;

  11. Na rotina 770 clique o botão Concluir para finalizar o processo.