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Atualização do layout 5 - Escrituração Contábil Digital 

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Serviços

Módulo:

SIGACTB - Contabilidade Gerencial

Função:

CTBS010() - Wizard contendo as informações necessárias para escrituração

ParamEsc() - Efetua o preenchimento do array do CheckBox e retorna o mesmo para ser apresentado no Wizard através da função parambox

ParamSped() - Define as perguntas e respostas especificas do Sped  

EcdProcessa() - Gravação dos registros a serem exportados - Escrituração Contábil Digital

EcdExport() - Exportação dos registros referente a Escrituração Contábil Digital

GeraRevisao() - Gera revisão dos registros a serem exportados

ExportaOutDem() - Exportação de outros demonstrativos

Situação/Requisito:

Solicitação de implementação no Protheus  do novo layout versão 5 da Escrituração Contábil Digital, disponibilizado pela Receita Federal.

Solução/Implementação:

Realizada implementação do novo layout 5 da Escrituração Contábil Digital conforme liberação da Receita Federal no Protheus.

Tickets relacionados:

372667

Requisito:MSERV-4676

Layout 5 Escrituração Contábil Digital

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Serviços

Módulo:

SIGACTB - Contabilidade Gerencial

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Informe a rotina.

Informe o nome técnico da rotina.

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

CTBS010

Wizard contendo as informações necessárias para escrituração

 CTBS011

Exportação de registros da escrituração

Tickets relacionados

372667

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos homologados pelo Protheus

Sistema(s) Operacional(is):

Todos homologados pelo Protheus

Descrição

Realizada implementação do novo layout 5 da Escrituração Contábil Digital conforme liberação da Receita Federal - ano calendário 2016. 

 

Importante

Antes de executar o compatibilizador informe o U_UPDCTB é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão  11).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 10/03/2017.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa U_UPDCTB
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.

Atualizações do Compatibilizador


1.  Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:


  • Tabela CS0 - ECD - Revisão

 

Campo

CS0_CONGEC

Tipo

C

Tamanho

01

Decimal

0

Título

Conglomerado

Descrição

Conglomerado Econômico   

Nível

1

Usado

SIM

Obrigatório

NÃO

Browse

SIM

Help

Habilita ou não o bloco K (Conglomerados Econômicos - Facultativo para o ano-calendário 2016).

 

  • Tabela CS8 - ECD - Contabilistas

 

Campo

CS8_RESP

Tipo

C

Tamanho

01

Decimal

0

Título

Rep. Legal  

Descrição

Representante Legal

Nível

1

Usado

SIM

Obrigatório

NÃO

Browse

SIM

Help

Identificação do responsável legal junto a RFB

 

  • Tabela CSF- Balanços RTF

 

Campo

CSF_CODREG

Tipo

C

Tamanho

04

Decimal

0

Título

Cod. Registr.

Descrição

Código Registro          

Nível

1

Usado

SIM

Obrigatório

NÃO

Browse

SIM

Help

Código do registro a ser gravado (J800 / J801)

 

  • Tabela CSF- Balanços RTF

 

Campo

CSF_TIPDOC

Tipo

C

Tamanho

03

Decimal

0

Título

Tip. Doc.

Descrição

Tipo de Documento

Nível

1

Usado

SIM

Obrigatório

NÃO

Browse

SIM

Help

Campo cuja finalidade é especificar qual o tipo de documento deverá ser criado para el registro J800

 

  • Tabela CVB - Dados do Contabilista

 

Campo

CVB_RESP

Tipo

C

Tamanho

01

Decimal

0

Formato@!                                           

Título

Rep. Legal  

Descrição

Representante Legal

Nível

1

Usado

SIM

Obrigatório

NÃO

Browse

NÃO

OpçõesS = Sim ; N = Nao
Val. SistemaPertence(" SN")

Help

Identificação do responsável legal junto a RFB