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Processos Farmácia

 

Parametrização


Entidades

    • Parâmetro que habilita dados Farmácia no cadastro de Produtos:
  • Parâmetro 003.
  • Acesso FARMACIA.
  • Conteúdo: S.
    • Cadastro de Natureza (Tabela 008):
  • Cadastrar a Natureza RT = Responsável Técnico.
    • Cadastro de Tipos:
        • Cadastrar o Farmacêutico de Cada Loja com:
        • Tipo R.
        • Natureza RT – Responsável Técnico.
    • Cadastro de Loja (especifico):
  • Na aba Farmacêutica, informar:
  • O Número da Licença de Funcionamento da Farmácia.
  • O Número do Farmacêutico do Cadastro de Tipos, além do CRF, Número da Licença na Secretaria de Saúde e na autoridade Sanitária.
    • Cadastro de Linha de Fornecedor:
  • Criar linha especifica que abrange as lojas Farmácias.
    • Cadastro de Tipos:
      • Fornecedores Distribuidores = FD.
      • Laboratórios = FF.
      • ABC Farma = FF.
    • Cadastro especifico de Fornecedores:
  • Informar a Linha cadastrada nos fornecedores distribuidores, que irão gerar tabela de fornecedor a partir da importação do ABCFARMA.

 

    • Cadastro de Seções da Loja, O Sistema possui 5 níveis de preços.

Sugestão
Lojas da Região 1Nível 1.
Lojas da Região 2 Nível 2.
Lojas da Região 3 Nível 3.
Para cada seção cadastrada na Classificação Mercadológica, deve-se ter o nível de preços correspondente para a gravação do preço de Venda.

    • No Cadastro de Tipos para o Fornecedor ABC FARMA, aba EDI, informar quem são os fornecedores alternativos para a geração automática da Tabela de Fornecedor.

 

    • No cadastro de tipos devemos informar na ABA EDI:

Código EAN da VAN para envio e recepção dos arquivos EDI.
Código da VAN (Cadastrada no cadastro de Tipos).

  • No cadastro do produto, devemos informar o código dos fornecedores distribuidores para a geração da Tabela de fornecedor e atualização dos valores de Preço de Custo e PMC.

Através da transação 42 (Manutenção de Produtos) poderemos informar os códigos dos Fornecedores Distribuidores.

  • Executar o Help de Produtos.

 

  • No parâmetro 107, Acesso 888 alterar as faixas numéricas.

Sugestão:

Conteúdo 1

7000

Conteúdo 2

7000

Conteúdo 3

7999



Produtos- Parametrizações

  • Cadastrar:
      • Tabela 004 Classe Terapêutica do produto.
      • Acesso: CLASTERXX (onde XX é alfanumérico sequencial).
      • Conteúdo: (Exemplo).

01 – Bronco dilatadores.
02 – Antineoplasicos.
03 – Expectorantes.
OBSERVAÇÃO:
A Definição da Classe terapêutica é de responsabilidade do cliente, dentro dos entendimentos que o responsável farmacêutico tenha dos produtos a serem comercializados.

  • Cadastrar:
  • Tabela 04 – Tabela de Classe Terapêutica do Produto.
  • Acesso:FARXXX (onde XXX é alfanumérico sequencial).
  • Conteúdo: Informar a descrição para Classificação Psicotrópica (Exemplo):

FAR001 – Psicotrópico.
FAR002 – Entorpecentes.
FAR003 – Popular.

  • Cadastro do Código DCB


Conceito: A Denominação Comum Brasileira abreviada como DCB é uma nomenclatura oficial em língua portuguesa de fármacos ou princípios ativos que foram aprovadas pela ANVISA e são utilizados no Brasil.
Conceito de CAS: O número CAS ou registro CAS (CAS number ou CAS registry number, em inglês) de um composto químico, polímero, sequência biológica e liga é um número de registro único no banco de dados do Chemical Abstracts Service, uma divisão da Chemical American Society. O Chemical Abstracts Service atribui esses números a cada produto químico que é descrito na literatura. Além disso, CAS mantém e comercializa um banco de dados destas substâncias: o CAS Registry.
São exemplos de DCB:

NUMERO DCB

SUBSTANCIA

CODIGO CAS

CONTROLE NACIONAL

00072

ACETILMETADOL

509-74-0

Lista - A1 (Lista das Substâncias Entorpecentes)

00496

ALFACETILMETADOL

17199-58-5

Lista - A1 (Lista das Substâncias Entorpecentes



Cadastrar as informações através do programa VABCDDCB.

  • Cadastro de Especificações:

Conceito: Entende-se por ESPECIFICAÇÃO do Produto, uma característica, rótulo ou qualquer designação que agrupe vários produtos e possa ser facilitador de busca. Desta forma com o cadastro de especificação, além das pesquisas já existentes no RMS dentro do Help de Produtos EX (Seção, nome, comprador, fornecedor, EAN, entre outros), o Help de Produtos busca também diversos produtos pela especificação.
Nota: Um produto pode conter diversas especificações, sendo uma considerada como principal.
Tabela 48 – Especificação do produto.
Acesso: ESPECIFXXX (Onde XXX é uma sequência numérica).
Exemplo:
001 – Tarjado.
002 – Blister / Avulsos.
Associação dos Produtos X Especificações: Após cadastro na tabela 48, os produtos são associados através do programa VABCESPP.

  • Cadastro de Espécie de Produto

Tabela 75 – Características do Produto.
Acesso: X – onde X código da letra a que se refere à espécie.
Conteúdo: o nome da espécie:
M – Medicamentos.
P – Perfumaria.
No Cadastro de produtos, na aba Comercialização, informar o código de acordo com
o produto.
Havendo necessidade de alterar a espécie do produto, esta é efetuada através da transação 30, do programa de alteração de Produtos.

  • Tabela Fiscal de acordo com a tributação, para todos os Estados onde temos comercialização.

 

Descrição do processo

 

Produtos- Política de Preços


Conceito
Forma de cálculo e gravação do Preço de Venda do produto, considerando os impostos, encargos, margem de comercialização sendo:
Política de Preços M (Margem)– Através da manutenção das condições comerciais utilizando o módulo de Tabela de Fornecedores em sua atualização, o sistema calcula o novo preço de venda com data de vigência pré-estabelecida pelo usuário que efetuará o processo;
Para as demais políticas de preços dentro no módulo de Tabela de Fornecedor, teremos uma sugestão de preço de venda ou PMC do produto.
Política de Preços E (Última Entrada) – Através da atualização da Nota Fiscal recebida, o sistema calcula o novo preço de venda do produto, sendo que poderemos parametrizar a vigência para o mesmo dia ou para o dia posterior à atualização da Nota Fiscal;
Política de Preços T (Tabelado) – A manutenção do Preço de Venda do produto é manual, através da transação 19 (Preço de Venda), onde poderemos efetuar a manutenção gravando também uma data de vigência.
Política de Preços P (Pesquisa) – A manutenção do Preço de Venda do produto é manual, através da transação 19 (Preço de Venda), onde poderemos efetuar a manutenção gravando também uma data de vigência ou utilizando o Módulo de Oferta Centralizada, onde gravamos uma data de vigência inicial e final.

Produtos – Aba Farmacêutica. Manutenção através da transação 39 Farmacêutica

 


Se informado S(im), o sistema entende que o produto é Controlado, desta forma na venda deste produto terão que gravar as informações do paciente e médico, para envio do arquivo XML deste medicamento para ANVISA.
Cadastrar o parâmetro 50.
Acesso: saidaxml.
Conteúdo: Local onde será gerado e gravado o arquivo XML.

  • Conceito:



Um medicamento genérico é um medicamento com a mesma substância ativa, forma farmacêutica e dosagem e com a mesma indicação que o medicamento original, de marca. E principalmente, são intercambiáveis em relação ao medicamento de referência, ou seja, a troca pelo genérico é possível.
Medicamento de referência é um medicamento inovador que possui marca registrada, com qualidade, eficácia terapêutica e segurança, comprovados através de testes científicos, registrado pelo órgão de vigilância sanitária no país.
Sua principal função é servir de parâmetros para registros dos posteriores medicamentos similares e genéricos, quando sua patente expirar.
EXEMPLO:
ALPRAZOLAN COMPRIMIDOS 1 MG  Medicamento de Referencia.
FRONTAL COMPRIMIDOS 1 MG  Medicamento Genérico.
Se informado S(im), devemos informar qual é o código do Medicamento Origem no campo (Produto referência).
Conceito:
A Importação do custo ABCFARMA é um processo onde serão importados os valores de Preço de custo, e do PMC – Preço Máximo ao Consumidor.
É de responsabilidade do cliente a aquisição e/ou download do respectivo arquivo em formato TXT.
O sistema no momento da importação do arquivo do ABCFARMA grava o custo importado, neste caso o usuário que fará a negociação poderá trabalhar com manutenção no Custo também.



Se informado S(im) no campo Monitorado, podemos ter 02 tipos de parametrização, pois este utiliza a parametrização do campo Custo ABCFARMA:
Monitorado = S
Custo ABCFARMA = S
O sistema no momento da importação do arquivo do ABCFARMA mantém o custo importado somente para consulta, neste caso o usuário que fará a negociação poderá trabalhar somente com descontos para este produto:
Monitorado = S
Custo ABCFARMA = N


Se informado SIM (S), significa que temos controle de dispositivo de roubo colocado no produto.
Temos a opção de emissão de relatório para conferência se o produto possui este cadastro.


Se informado SIM (S), significa que o produto pode ser vendido de forma fracionada.
Temos a opção de emissão de relatório para conferência se o produto possui este cadastro.


Se informado SIM (S), significa que o produto é vendido com o conceito de Blister.
Temos a emissão de relatório para conferência se o produto possui este cadastro.


Se informado SIM (S), significa que o produto pode ser vendido pela internet e entregue pelo correio.
Temos a opção de emissão de relatório para conferência se o produto possui este cadastro.


Se informado SIM (S), significa que o produto possui o conceito de Farmácia Popular.
Temos a opção de emissão de relatório para conferência se o produto possui este cadastro.
O tratamento desta diferença entre o valor do preço de venda do produto e o valor pago pelo
Cliente será controlado pelo Software do PDV.
No módulo Gerencial teremos como valor de Preço de Venda o preço registrado no sistema RMS.

PBM

O tratamento deste conceito será realizado através do PDV.


Informar no campo (Qtd.Un.Emb.Venda) qual a quantidade máxima de embalagens poderemos vender por cliente.
Temos a opção de emissão de relatório para conferência se o produto possui este cadastro.


Informar o Código DCB do produto, de acordo com o cadastro já efetuado através do Programa VABCDDCB.


Campo texto para a descrição do Princípio Ativo do produto.


Informar a Classificação previamente cadastrada através da Tabela 004, acesso FARXX.



Campo texto para informar a apresentação do produto.


Informar o registro do produto.

No cadastro de produto aba (Código Agreg/PDV) devemos informar se existe controle de Lote e Validade, ou efetuando a manutenção do produto através da transação 38 (Especificação do produto);

Parametrizações para as negociações (Importação do Arquivo ABCFARMA e Tabela de Fornecedores)

 

    • Incluir o parâmetro 13 – somente o título (ABCFARMA).

 

    • No programa VNEGABCF na função Painel de Controle, cadastrar as tributações referentes aos fornecedores cadastrados como ABCFARMA, pois o controle da tributação é feito por Estado de Origem.


  • O arquivo disponibilizado para a importação dos dados dos produtos ABCFARMA.txt, deve ser colocado na área de usuário (diretório DBW) que fará a importação do mesmo;

 

  • Efetuar a importação do arquivo através da tecla Importar (F6).

 

  • Após a importação encerrada, o sistema exibe um filtro onde temos:



STATUS:

  • Todos: Demonstra os produtos, independente do status.

 

  • Divergente: Demonstra os produtos que estão com informações divergentes entre o cadastro do produto e arquivo importado ABC Farma.

 

  • Não Cadastrado: Demonstra os produtos que não possuem PF (Custo) e PMC (Venda) anterior.

 

  • Idêntico: Demonstra os produtos comparando as informações do Cadastro e as informações do arquivo importado.

 

  • Alterado: Demonstra os produtos que sofreram alteração das informações manualmente.

 

  • Quebra por Fornecedor:

 

  • Se o filtro for NÃO, lista os produtos em ordem alfabética.
  • Se o filtro for SIM, lista os produtos conforme seu cadastro de Fabricante.

 

  • Fornecedor Fabricante:


Caso a resposta do filtro anterior seja SIM, poderemos digitar o código do Fabricante ou acionar a tecla F2 (Geral), o sistema mostrará os produtos na tela, separados por Fornecedor Fabricante.

  • Temos as informações de todos os status a cada importação de arquivo.


  • Temos todos os produtos constantes no arquivo texto, com as informações de:


PCPreço de Custo.
PV Preço Máximo ao Consumidor.
Separados por tributação de acordo com o Painel de Controle já cadastrado.

  • Para a análise do PC (Preço Custo/Preço Fabrica) e PMC (Preço de venda), separadamente, devemos acionar a tecla Analisar Divergências de Preços.


  • ABCFARMA: Apresenta preço de custo e preço máximo ao consumidor importados do

Arquivo texto.

  • RMS: Informações importadas anteriormente.
  • NOVO: Informações que podemos alterar manualmente.
  • ABCF x RMS: Variação entre os valores ABCF e RMS para PF (preço fabrica) e PMC (preço venda).

 

  • Emissão do relatório de DIVERGÊNCIAS, utilizando a função Impressão.


  • Para a atualização das informações importadas através do arquivo texto (Preço de Custo), para os Fornecedores Fabricantes (Laboratórios), Fornecedores Distribuidores e também o Preço de Venda (PMC) utilizar a função (GERAÇÃO).


Para todos os fornecedores já cadastrados como Alternativos na tela de Cadastro de Tipos e produtos, será criado através desta funcionalidade a Tabela de fornecedor.


Devemos marcar quais tabelas iremos gerar e efetivar a gravação das informações importadas do arquivo texto ABCFARMA, acionando a função GERAR TABELA.
Após a tabela gerada, poderemos efetuar as manutenções de acordo com a negociação.




Para os produtos que estão com o cadastro na pasta Farmacêutica Monitorado=SIM e ABCFARMA = S, o sistema permite somente a manutenção dos demais campos da tabela de fornecedor, porém o PC (Preço de Custo) não poderá ser alterado.

  • Depois de efetuarmos as manutenções necessárias para os produtos, vamos emitir o Relatório de Análise da Tabela de fornecedor com a opção Preço Máximo ao Consumidor (Drogaria) habilitado.


Se todas as conferências e ajustes já foram executados, então poderemos atualizar a tabela:
Neste momento os produtos que possuem política de T e marcados como ABCFARMA = SIM, terão seu PF e PMC atualizados no Sistema para posterior envio a Loja.
Para os produtos de política de preço M, terão seu PF e PMC registrados no sistema, porém a formação de um novo Preço de Venda, ou seja, a negociação se dará através da visita do Distribuidor e executando uma Tabela de Fornecedores para este(s) distribuidor (es).
Os dados fiscais dos produtos terão sua manutenção através do Departamento Fiscal, portanto, na
Tabela de fornecedores os campos referentes a estes departamentos serão inibidos para alteração para os Departamentos de Cadastro e Comercial.

Parametrizações para Gerenciamento de produtos

 

  • Reposição pela Saída Média.


Com base nas quantidades vendidas das Últimas 10 semanas, considerando as parametrizações (expurgo de Oferta, Dias não Úteis, Dias sem Estoque, pedidos pendentes e fechamentos executados no sistema), assim o sistema efetua o cálculo da sugestão com base nessas informações.

  • Reposição Automática


Cadastrado o Estoque Padrão de acordo com as parametrizações de Prazo de Entrega, Frequência de Visita e Saída Média e fechamentos, teremos o Estoque Padrão do produto e podemos cadastrar o % (percentual) de Reposição, assim o sistema efetua o cálculo da sugestão com base nessas informações.

Compra


Sistemática de Abastecimento 10 - Medicamentos
Abastecimento Loja
Utilizando o módulo de Compras de Filiais, mantendo o calendário de Dia de Visita atualizado no cadastro de Tipos (fornecedores, laboratórios ou distribuidores), a loja poderá criar uma sugestão de compra e esta será integrada no Módulo de Compras Corporativo na Matriz, para negociação e efetivação do pedido.
Utilizando o módulo de Abastecimento Centralizado, mantendo o calendário de Dia de Visita atualizado no cadastro de Tipos (fornecedores, laboratórios ou distribuidores), a loja poderá criar uma sugestão de compra e esta será integrada no Módulo de Compras Corporativo na Matriz, para negociação e efetivação do pedido.
Sugestão de Compras
Será criado um calendário de abastecimento da seguinte forma:

  • Primeira sugestão da semana será executada pela Matriz, através do programa VGCABSCT. Esta sugestão não terá manutenção de quantidades, pois será gerada como uma Rotina de Operador;

 

  • Para as demais sugestões geradas durante a semana sua execução será feita pela loja, sendo que o usuário terá autonomia parcial de manutenção das quantidades, antes do envio desta sugestão ao comprador da Matriz;


Esta parametrização é feita através do programa de Permissão de Acesso.

Este mesmo tratamento irá parametrizar para a manutenção da Carteira de Pedidos.



Comprar (Geração da Sugestão de Compras)

  • Compras de Filiais


Utilizando o módulo de Compras de Filiais, obedecendo aos critérios de abastecimentos citados, temos como criar uma Ordem de Compra com quantidade sugerida.
(Este módulo é executado na loja)
De acordo com o calendário de execução das tarefas de sugestão, a loja fará o processo a partir do segundo dia da semana, por exemplo, a partir de Terça-feira, a sugestão será executada na loja e o usuário terá permissão de acesso para a manutenção de quantidades de acordo com o cadastro de permissões previamente criado.

  • Abastecimento Automático


Utilizando o módulo de Abastecimento Automático, obedecendo aos critérios de abastecimentos citados, temos como criar uma Ordem de Compra com quantidade sugerida.
(Este módulo é executado na Central de Compras).
De acordo com o calendário de execução das tarefas de sugestão, a Matriz fará o processo no primeiro dia da semana, por exemplo, às segundas-feiras, a sugestão será executada na Matriz e o usuário não terá permissão de acesso para a manutenção de quantidades. Esta manutenção será executada pelo comprador responsável;
Para os demais produtos que serão vendidos na Farmácia, por exemplo, perfumaria, a negociação da compra será efetuada pelo comprador da Matriz, seguindo o processo já existente para a Compra.
OBS: CONCEITO DO SISTEMA RMS PARA ENVIO DE MERCADORIAS DO CD PARA A LOJA:
Para Entidades com CNPJ iguais e que fazem parte da mesma Empresa, o sistema entende que estamos efetuando uma transferência de mercadorias.
Para Entidades com CNPJ diferentes e que não fazem parte da mesma Empresa, o sistema entende que estamos efetuando uma venda de mercadorias.

Repique de Pedidos

Parametrização

  • Tabela 101 – Repique de Pedidos

 

  • Acesso: NREPIQXXXX – onde XXXX é o código da loja sem dígito.
  • Conteúdo 1: 1.
  • Conteúdo 2: 1.
  • Conteúdo 3: 99999.


Para a geração da numeração do ciclo do Repique de Pedidos.

  • Cadastrar no programa VGEMDCED – Cadastro de Documentos EDI
  1. Parâmetros de Estoque.
  2. Posição de estoque.
  3. Pedido de compra.
  4. Nota Fiscal.
  5. Aviso de Recebimento.
  6. Pedido de Compra Drogaria.
  7. Pedido Drogaria.

 

  • Cadastro por Comprador informando % quantidade máxima de alteração por sugestão de compra (produtos).


Utilizar o módulo de Permissão de Acesso:
Usuário XXXXX.Programa: VGCMSITM.

  • Habilitar em transações (Permissão e Visualização).
  • Percentual de alteração de qtd p/ baixo que foi pedida pela loja.
  • Percentual de alteração de qtd p/ cima que foi pedida pela loja.
  • Informar qual o % autorizado para a variação da quantidade.
  • Vincular os Fornecedores e Distribuidores ao Cadastro de documento EDI, através do programa VGEMFRDC com as opções (4- Notas Fiscais e 7 – Pedido Drogaria).

  • A sugestão criada através do programa VGCABSCT (Abastecimento Centralizado), aparecerá no programa de geração de Ciclos, devemos escolher para quais Distribuidores ou Fabricantes iremos enviar o arquivo de pedidos.


Neste programa serão gerados ciclos de atendimento para os Distribuidores ou Fabricantes escolhidos.

  • Geração do Pedido

Através do programa VGETRPED, iremos gerar os pedidos para posterior envio a Van de recepção destes pedidos
Temos também as opções de excluir, consultar e retornar pedidos já enviados, escolhendo as opções abaixo como status.

  • Retorno do Pedido (Arquivo devolvido do Fabricante ou distribuidor) contendo as quantidades atendidas e não atendidas para o produto.


Para os produtos não atendidos após a importação o Sistema RMS, cria-se uma nova Ordem de Compra para o envio de um novo ciclo para outro fabricante ou distribuidor.

Recebimentos de Mercadorias

Parametrizações

  • Os erros do Módulo de Recebimento devem ser parametrizados por usuário, através do programa Permissão de Acesso (VITUTRAN), informando o nome do Usuário e Programa: PGRRFECH.




Processo

  • Após a recepção do Arquivo de pedidos EDI, gravados na pasta já parametrizada, poderemos efetuar a Entrada da Nota Fiscal através do Módulo de Recebimento de Mercadorias, utilizando a Agenda parametrizada para este processo.
  • Inclusão dos dados fiscais e financeiros da Nota Fiscal.
  • Agregamos o pedido já existente na Carteira a esta Nota Fiscal.
  • Emitimos o romaneio de conferência da Mercadoria, contendo somente o Código EAN, Código Interno e descrição
  • Emitimos uma crítica após a inclusão dos pontos b e c, para a verificação de divergências de preços e quantidades faturadas X pedido.
  • O romaneio deve ser preenchido com as quantidades recebidas e assinado pelo responsável deste processo de conferência. Caso o produto esteja com o cadastro perecível=SIM, o sistema obriga a digitação da data de validade.
  • Após a finalização da contagem física da mercadoria, devemos digitar as quantidades informadas no romaneio e também às informações de LOTE e VALIDADE DE CADA PRODUTO.
  • Emitimos uma crítica da Nota Fiscal onde teremos a conferência do sistema entre quantidade pedida X quantidade faturada X quantidade recebida e também se houver alguma divergência de Preço de Custo.
  • Se houver alguma divergência de quantidade proceder (processo interno do cliente).
  • Se houver alguma divergência de valores proceder (processo interno do cliente).
  • Para as divergências de valores de custo ou desconto em desacordo com o pedido e também em condições não favoráveis (processo interno do cliente).
  • Após todas as verificações e acerto das divergências encontradas entre a Nota Fiscal e o Pedido, efetuar a atualização da mesma. Neste momento o sistema atualiza o estoque do produto, fiscal, financeiro, contábil e gerencial.
  • Para acompanharmos as atualizações e pendências de recepção de Notas Fiscais poderemos emitir o RELATÓRIO DE SITUAÇÃO DAS AGENDAS, programa VGPRSTAG.

 

Emissão de Notas Fiscais

  • Transferências entre Lojas.
  • Emissão de Notas Fiscais de Saída.


Através do Módulo de Faturamento Online pode-se efetuar a emissão de Notas Fiscais de Saída e iremos utilizá-la para efetivar transferências entre lojas.
Utilizando agendas previamente cadastradas no sistema, iremos transferir mercadorias sempre informando manualmente o número do lote e validade do produto.
OBSERVAÇÃO:
Se não houver no produto a flag de Controle de Lote, não teremos a abertura da tela para digitação destas informações.

Depósito de Trocas

De acordo com os Eventos e também Motivos previamente cadastrados no módulo, poderão efetuar movimentações de produtos para:
Eventos


Motivos
Através do cadastro na tabela 76 (Motivos de Devolução) podemos incluir os motivos das movimentações de mercadoria executadas:

Após a notificação deste produto no módulo, teremos a separação do Estoque para venda e Estoque para movimentação de saída no sistema:

Também no módulo, podemos emitir o relatório de produtos de separadamente por MOTIVOS, facilitando o controle dos produtos notificados neste módulo.

Devolução de clientes

Conceito
Este módulo permite a devolução de produtos vendidos, efetuando uma geração de uma Nota Fiscal de Entrada e também devolve o estoque do produto vendido.
Este processo contempla 02 momentos:

  1. O registro do produto no módulo de devolução para a emissão de um "vale" com o valor devolvido para a compra de outro ou o mesmo produto na loja.
  2. A emissão da Nota Fiscal de entrada para a devolução desta quantidade vendida no sistema.


 Para maiores detalhes de configurações e particularidades deste módulo a RMS tem um manual especifico.

Inventário

Conceito
Este módulo efetua o controle físico, contábil e financeiro de mercadorias.
Para a execução do processo de inventário, há necessidade de criação de um calendário de contagem física e também a criação de um processo para ajuste de estoque.
 Para maiores detalhes de configurações e particularidades deste módulo a RMS tem um manual especifico.

Oferta Centralizada


Parametrizações:
Para identificarmos os tipos de ofertas que iremos aplicar no produto, devemos cadastrar o parâmetro:
Parâmetro 11 – Acesso OFYY, onde YY é um código numérico de cadastramento do tipo de oferta.
Por exemplo:OF01 = Tabloide.
Para identificarmos quais os tipos de oferta não farão parte do cálculo da venda média do produto (Saída Média).
Parâmetro 11 – Acesso EXYY, onde YY é um código numérico de cadastramento do tipo de oferta.
Por exemplo EX01 = Tabloide.
Processos do Módulo de oferta centralizada

  • Oferta com controle de Estoque Disponível.
  • Oferta com a informação de Acréscimo em percentual, desta forma o sistema no momento do cálculo da sugestão acrescenta este percentual informado.
  • Data de vigência de Início e Fim.


 Para maiores detalhes de configurações e particularidades deste módulo a RMS tem um manual especifico.

Pesquisa de Preços

Parametrizações
Painel de controle através do programa VABPPAIN, incluindo as regras da pesquisa para a emissão do relatório de apuração.
Cadastro dos concorrentes que farão parte do processo de pesquisa de preços, através da Tabela 56.
Tabela 56 – Acesso XXXXX, onde XXXXX é o código do concorrente e no conteúdo o nome do concorrente.
Exemplo: 00001 – Carrefour.
Temos as opções:

  • Gerar uma pesquisa de preços através da Tabela de fornecedores.
  • Consultar a pesquisa já apurada através do Módulo de Compras.


 Para maiores detalhes de configurações e particularidades deste módulo a RMS tem um manual especifico.

Manutenção de Preços (Manual)

Conceito

  • Para produtos não controlados.
  • Ou produtos de outras seções, vendidos na farmácia como por exemplo: perfumaria.


Através da Transação 19, obedecendo ao nível de preço cadastrado para a loja, poderemos efetuar manutenções manuais no Preço de Venda com uma data de início de vigência. Sua alteração será efetuada de acordo com a Política de preço do produto ou uma nova manutenção manual.
 Para maiores detalhes de configurações e particularidades deste módulo a RMS tem um manual especifico.

Tabelas de Descontos

Conceito
Possibilita a alteração do valor de Preço de Venda PMC ou Preço de Venda vigente através de descontos. Para este conceito devemos trabalhar em parceria com o Software de PDV, tendo como base:

  • Temos as seguintes opções de manutenção (Filtros):

Filiais, Fornecedores, Classificação Mercadológica, Agrupamento (Especificação) e Produtos;

  • Opções de descontos:

Em percentual, diretamente do produto ou por faixa de preços especificando o % (percentual) de desconto;

  • Especificação: partindo da especificação cadastrada no produto através do programa VABCDDCB, poderemos trabalhar com estes descontos, enviando o % do mesmo diretamente ao PDV.

Emissões de Nota Fiscal Conjugada

Conceito
Através deste módulo podemos emitir uma Nota Fiscal conforme o cupom fiscal finalizado. Sendo que sua emissão não possui efeito fiscal, pois o este registro já será importado nos arquivos de vendas e tesouraria.
 Para maiores detalhes de configurações e particularidades deste módulo a RMS tem um manual especifico.

Controles de Lote

Inclusão e consulta de Lotes (Entrada e Saída)
O programa VGDUDGLT, permite a manutenção e consulta de lotes (Entrada e Saída).


Consultas e Relatórios de Lotes (Entrada e Saída)
O programa VGDRASTR, permite a consulta e emissão de relatório para controle dos lotes.

Venda Balcão


Parametrizações:
Tabela 045.
Acesso: CLIVARFIS.
Conteúdo: (Informar o código do Cliente Varejo com dígito).
Utilização: Para a inclusão de clientes não cadastrados no Vendas Balcão.
Parâmetro 030.
Acesso: CTRLDSCPMC.
Conteúdo: S ou N.
Utilização: Se controla ou não o desconto nos produtos com PMC.
Parâmetro 030.
Acesso: CTRLPRDCTR.
Conteúdo: S ou N.
Utilização: Se controla ou não os dados do cliente na venda de Produtos Controlados.
Parâmetro 101.
Acesso: VDAFRMDFLT.
Conteúdo: XXX (Onde XXX é o número de uma condição de pagamento padrão para a venda balcão, normalmente é a condição a vista).
Utilização: Vencimento Padrão que será carregado no fechamento do pedido de venda.
Cadastrar um Representante no cadastro de Tipos como TIPO=R e Natureza VE, para informação da venda balcão.

Logotipo no Pedido.
Acessar o programa VATCONFP, no botão Logotipo e associar a imagem para sair no Pedido.
Esta imagem tem que estar salva na Pasta XDL do Contexto RMS e deve estar no formato BMP.

Acessar a Função Logotipo e associar.

Regras na Emissão do Pedido de Venda:
Acessar o programa VATCPAIN e configurar as regras na emissão do Pedido.


Na aba Vendas Assistidas temos:

    • O número Atual, Inicial e Final dos Pedidos (Recomendamos Iniciar 1).
    • O número Atual, inicial e Final dos Orçamentos (recomendamos Iniciar 1).
    • Se haverá ou não cancelamento automático de pedido. (Veja nota explicativa abaixo sobre cancelamento automático).
    • Quantos dias valem o Orçamento, ou seja, tendo expirado o prazo o mesmo é cancelado automaticamente.
    • Se as Lojas podem ou não processar venda de Outra Filial.
    • Se o Pedido de Venda vai exigir ou não a digitação da Transportadora no Pedido.
    • Se no fechamento do Pedido lista ou não a data de vencimento.
    • Se no fechamento do Pedido lista ou não a data de entrega da mercadoria.
    • Se a Loja trabalha ou não com o conceito de Múltiplas Embalagens. (Veja nota explicativa abaixo).
    • Se a loja trabalha ou não com desconto progressivo (veja nota explicativa abaixo).
    • Se a loja imprime ou não o Pedido no fim da digitação.
    • Se a Loja Trabalha ou não com o conceito de Encomenda (Veja nota explicativa abaixo).
    • Se a Loja trabalha ou não com o conceito de Venda Casada (Veja nota explicativa abaixo).
    • Se a loja aceita ou não cheque de terceiros ou somente do titular. Este flag só é aplicável se o cliente for utilizar o processo de pagamento via Caixa RMS (Vatcaixa).
    • Se o pedido passa ou não por uma análise financeira.

OBSERVAÇÃO: As abas Contrato Comodato, Atacarejo, Painel de Pedidos, são muito específicos a outros projetos, não sendo portanto aplicáveis neste momento.
Nota Explicativa ao Cancelamento automático:
Se o programa PAINEL DE CONTROLE tiver configurado para o RMS, cancelar automaticamente Pedidos de vendas que não foram finalizados, então precisa ter no banco de dados compilado um objeto chamado PC_CANCELA_PEDIDO_VENDAS. Além disso, no programa VGGMJOBS, que pertence ao Menu Gerencial, será criado um JOB que diz qual o intervalo que será executado o JOB.
Como sugestão, fazemos assim:

    • Colocamos no VATCPAIN que a hora é 23:00 Hrs.
    • Colocamos no JOB que ele executa 1 Vez.
    • Então, às 23:00 Horas, automaticamente todo pedido que estiver com status de cadastrado, ou seja, que não foi efetivamente fechado no PDV, o sistema automaticamente cancela.


Nota Explicativa ao Conceito de Múltiplas Embalagens
No Cadastro de Produtos RMS, a partir de um parâmetro especifico, é possível que o produto tenha múltiplas embalagens de venda.
Por exemplo: O produto XXX é vendido por Unidade, porém o mesmo produto é vendido com um Pack com 06 Unidades. Se assim o cliente desejar, este Pack de 06 será uma múltipla embalagem da Unidade. Internamente será criado um Produto receita.
Importante mencionar que este conceito para que seja aplicado, torna-se necessário à validação com o software do PDV.
Nota Explicativa ao Conceito de Desconto Progressivo
Entende-se por desconto progressivo a soma de um desconto sobre outro desconto.
Desta forma um produto com desconto de 10+10%, é porque primeiro se aplica 10% e do resultado se aplica mais 10%.
Nota Explicativa ao Conceito de Encomenda
No cadastro de Produtos, um produto pode ser classificado como Encomenda. Parte-se do princípio então que este produto não tem estoque na Loja e que a venda efetuada no Balcão irá gerar um pedido de compra, que na sequência quando a mercadoria for recebida o sistema irá gerar um atendimento na Logística.
Normalmente, este tipo de caso ocorre com produtos de alto valor agregado ou até mesmo de alto peso e que a Loja vá fazer uma entrega futura na casa do cliente.
Neste caso o cliente chega na Loja, faz a encomenda, paga o produto. Sequencialmente o comprador faz o pedido, o fornecedor entrega a mercadoria e o sistema irá gerar um cross-docking (pela Logística), emitindo assim uma nota fiscal para entrega da mercadoria na casa do cliente.
Portanto utilizar este conceito, parte-se do princípio que outros módulos do sistema serão acionados, tais como:

  • Compras Corporativas.
  • Logística.


Nota Explicativa ao Conceito de Venda Casada
Muito parecido com o conceito de encomenda, só que desta vez, o venda casada faz um processo mais simples.
Neste caso, o item também não tem estoque, a venda é feita e o produto será entregue ao cliente em outra oportunidade. A diferença é, que neste caso, não se utiliza processo Logístico.
Para um processo de Farmácia, entendemos que o conceito de venda casada é mais aderente.
O acompanhamento de produtos que tenham sido vendidos com o conceito de venda casada é acompanhado pelo programa VATTRCKP – Tracking de Pedidos.
Venda de Outra Filial:
Conceito: Se permitido pelo cliente, o usuário do vendas assistidas pode fazer venda de outra filial. Isso ocorre quando em sua Loja não tem estoque para atender a uma venda e portanto ele consulta automaticamente o estoque de outra loja.
Para tanto, no programa VATVDFL, é necessário associar quais Lojas veem o estoque da outra.
Importante: Não havendo nenhuma configuração neste programa, o vendas entenderá que a loja que está emitindo o pedido não pode ver o estoque da Outra.

Venda de Outra Filial:
Conceito: Se permitido pelo cliente, o usuário das vendas assistidas pode fazer venda de outra filial. Isso ocorre quando em sua Loja não tem estoque para atender a uma venda e portanto ele consulta automaticamente o estoque de outra loja.
Para tanto, no programa VATVDFL, é necessário associar quais Lojas veem o estoque da outra.
Importante: Não havendo nenhuma configuração neste programa, o módulo entenderá que a loja que está emitindo o pedido não pode ver o estoque da Outra.
Descrição complementar de Produtos.
Este Processo não é obrigatório.
Através do programa VABUDESC o usuário tem a opção de cadastrar, no lado direito do Programa, alguma informação que ache importante para que no momento da venda o vendedor tenha acesso.
Esse campo, é texto livre. Por exemplo: Um medicamento para Hipertensão, ter a observação de que não é indicado para menores de 12 anos (por exemplo).
Se cadastrado, quando estiver fazendo o processo de venda do produto, tem uma tecla F5 – Característica, então o programa irá mostrar o que foi escrito no programa VABUDESC (Lado direito do Programa):


Ficha Técnica
Este Processo não é obrigatório.
Através do programa VABCARAC o usuário tem a opção de associar qualquer tipo de arquivo que auxilie a pessoa do departamento de compras.
Pode ser foto, pode ser PDF com Receita ou dados técnicos. Enfim, algo que venha auxiliar o comprador.
Com este cadastro efetuado, na tela de compras (vgcmsitm) tem um botão foto (parece um botão de uma máquina fotográfica), se acionado este botão o programa busca o arquivo associado.

Sugestão de Venda
Este Processo não é obrigatório.
Através do programa VATCSUVE, é possível lembrar ao vendedor de uma determinada promoção ou grupo de produtos.
Por exemplo: Ao vender um Protetor Solar, o sistema lembra ao vendedor que deve sugerir ao cliente a Loção pós sol e assim por diante.
O processo funciona assim:

    • No programa VATCSUVE, informa-se o produto Original (No exemplo Protetor Solar).
    • Informa-se a Loja e qual o período de validade deste Lembrete. Se informado Enter no campo Loja, ele entende que todas as Lojas vão ver este lembrete.
    • Diversos produtos podem ser lembrados.
    • No momento da venda, assim que o vendedor confirmar que está vendendo o produto Original, o programa vai lembrar que precisa vender a Loção Pós Sol. E já aparece o código do produto e basta o vendedor escolher o produto.


 NOTA: Para continuar o processo de venda sem aceitar NENHUM produto sugerido, basta clicar no X que aparece logo em cima da sugestão.
EFETUANDO O PROCESSO COMPLETO DE VENDA

  1. Identificando o cliente.
  2. Procurando o produto.
  3. Informações complementares no processo de venda:
    1. O CRM do Médico.
    2. Os dados do Paciente para Produtos controlados (SNGPC).
    3. Os dados complementares do produto dentro do Pedido.
    4. A emissão do Pedido.
    5. O envio ao PDV.
    6. Os diversos Status do Pedido.
  4. Os processos de retaguarda "Pós-venda":
    1. A Geração do XML para a ANVISA dos Produtos SNGPC.
    2. A Emissão do Livro Específico Farmácia do SNGPC.
    3. A Geração de Relatórios Complementares para O SNGPC.


Identificando o Cliente:
O cliente pode ser identificado de 03 formas.

Digitando no início do pedido o Telefone dele.

Digitando o código do Mesmo, se assim ele estiver cadastrado no Cadastro de Tipos.


Utilizando o conceito de Cliente Varejo.



Nota Explicativa no Processo de identificação do Cliente.

  1. No primeiro exemplo, o cliente está cadastrado no Cadastro de Tipos e a chave de busca foi o telefone. Neste conceito (busca pelo telefone), também vale se ele estiver cadastrado no conceito de cliente Varejo (programa VABUCVAR), ou seja, o programa busca o cliente onde ele estiver (no cadastro de Tipos ou no Cliente Varejo sendo a chave de busca o Telefone).
  2. No segundo exemplo, o cliente é uma pessoa jurídica e está devidamente cadastrado no Cadastro de Tipos e, portanto a chave de busca foi a Razão social pelo Help.
  3. No terceiro exemplo, no código do cliente foi digitado o código do cliente varejo padrão, que na maioria das vezes é o cliente 20.000-0. Neste caso o RMS identifica que é um cliente varejo padrão e pede a confirmação dos dados (nome. CPF, endereço entre outros). Lembrando que desta forma o sistema vai guardar os dados no programa VABUCVAR e da próxima vez que este cliente vier até a loja, os dados serão automaticamente carregados.


Buscando o produto.
Depois de definido o cliente em qualquer uma da forma acima, agora vamos localizar o produto a ser vendido.


Nota Explicativa no Processo de busca do Produto.

    • O produto pode ser localizado por parte de sua descrição. (Com o botão descrição acionado).
    • O produto pode ser localizado pelo seu Princípio Ativo:
      1. Por exemplo, se digitado a palavra ALPRAZOLAN (que é um princípio Ativo, ele vai localizar o Produto Frontal, que é um produto de Marca com este componente).
    • O produto pode ser localizado buscando apenas Genéricos:
      1. Por exemplo, se digitado a palavra DIPIRONA, ele vai localizar todas as DIPIRONAS cadastradas e identificadas no Produto como sendo Genérico.
    • O produto pode ser localizado pela busca convencional RMS, o Help, onde além de pesquisa por parte do nome, EAN, referência, fornecedor entre outros, para farmácia neste Help funciona o conceito de Especificação, que é uma classificação a mais que foi explicado no tópico de cadastro de Produtos.


Informações complementares na digitação do Produto.
Depois que o produto foi digitado, algumas informações podem ser usadas. Uma delas é o CRM do Médico.
Se digitado um CRM que já existe o sistema já passa, se digitado um CRM pela primeira vez o sistema abre uma tela para que se digite o CRM.

Será necessário digitar todos os dados requisitados (Nome, endereço, telefone, Conselho) pois isso será usado no processo do SNGPC.

Depois que o CRM é informado e também digitado a quantidade vendida, se o produto for BMPO = SIM, então o sistema vai abrir uma tela para digitação dos dados do paciente e os dados do Comprador.
Note que é obrigatório digitar nome, CPF, endereço, RG tanto do Paciente como da pessoa que está comprando que pode ser diferente do paciente.

Quando o produto é confirmado, a digitação, se estiver ativo a sugestão de venda de produto que foi mencionada no tópico configuração de venda, então a sugestão ocorrerá.
Outros campos, se assim o usuário desejar, podem ser visualizados como seguem:

No botão F5 – CARACTERISTICA, a foto do produto e a descrição complementar podem ser mostradas.
Obs: A Foto do Produto deve estar salva na pasta XDL cujo nome do arquivo é o código do produto com digito e a extensão bmp.
No botão F6 – Visualiza o estoque da loja e de outras, caso tenha sido permitido através de configuração.
OBS: O módulo permite outras buscas de produtos como por exemplo:

  • A busca de produto pelo Preço (venda ou Oferta). Botão SHF4.
  • A Busca de produtos similares, ou seja, que estejam dentro do mesmo subgrupo da classificação mercadológica.
  • A Busca de produtos novos, ou seja, buscar todo e qualquer produto que tenha sido lançado nos últimos 07 dias por exemplo.


Emitindo o pedido.
Levando-se em consideração que todos os produtos foram selecionados, então o pedido será finalizado.



O Programa irá dizer o número e o valor do Pedido Gerado.


É Opcional a emissão do Pedido em Tela.


É Opcional o envio de pedido por e-mail.


Nota Explicativa no Processo de confirmação do Pedido.
Além das perguntas acima, é possível o programa perguntar se deseja informar Transportada, é possível o programa mostrar o detalhamento da condição de pagamento, quando este é um pedido de venda a prazo, porém estas duas perguntas são configuradas no painel de controle do vendas assistidas se efetuam ou não.
Após as confirmações acima o Software de PDV, receberá o pedido para o processo final da venda.

VGLRFARM – Relatório Livro Fiscal Farmácia

        • Livro Balancial para produtos psicotrópicos.
  • Termo



Objetivo
Gerar Livro Fiscal específico para os produtos comprados como psicotrópicos.
Executando o programa


Funções de tela:

Função F3 - FIM
Finaliza o programa.

Função F5 – Importação
Não está sendo utilizada.


Função F6 - Psicotrópicos




Campos de tela:

Nome do campo

Descrição

Filial

Código e descrição da filial.

Exercício

Descrição do ano de exercício do livro de psicotrópicos.

Periodicidade

Período estipulado para geração do livro:

  • Trimestre: 1º, 2º, 3º ou 4º.
  • Anual.

Produto

Código e nome do produto

Numero do livro

Número do Livro Fiscal de Psicotrópicos

Tipo de relatório

Tipo de relatório a ser gerado:

  • Definitivo.
  • Não Definitivo.

Sel

Coluna de seleção

Classe

Código da Classe

 

Nome da Classe

 

Observação:
Somente serão selecionados produtos BMPO (Balanço de Medicamentos Psicoativos e Outros).

 

Consulta da Movimentação do Produto








Emissão do Livro (funcionalidade Psicotrópicos F6).










Função F4 - Confirmar
Gera folha do livro de registro de psicotrópicos.


Função F7 - Balanço Completo
Não está sendo utilizado.


Função F8 - Balanço Aquisições

Lista os produtos controlados pela ANVISA.




Campos de tela:

Nome do campo

Descrição

Filial

Código e descrição da filial.

Exercício

Descrição do ano de exercício do livro de psicotrópicos.

Periodicidade

Período estipulado para geração do livro:

  • Trimestre: 1º, 2º, 3º ou 4º.
  • Anual.

Página Inicial

Página inicial do livro fiscal farmacêutico

Sel

Coluna de seleção

Classe

Código da Classe

 

Nome da Classe

 

Observação:
Somente serão selecionados produtos BMPO (Balanço de Medicamentos Psicoativos e Outros).

 

Emissão do livro (Funcionalidade Balanço de Aquisições F8)






Função F4 - Confirmar
Gera o relatório de Balanço das Aquisições de Medicamentos - BMPO



Função F9 – Termos
Para executar esta função é preciso colocar no diretório DBU o arquivo chamado VGLRFARM.TER, para a emissão dos termos de abertura e encerramento.



Campos de tela:

Nome do campo

Descrição

Filial

Código e descrição da filial.

Numero do livro

Número do livro fiscal. O número sequencial do livro deve ser informado por cada cliente. Livro 1, 2, 3 e assim por diante.

Tipo de Termo

  • Termo de Abertura.
  • Termo de Encerramento.

Quantidade total de páginas

Quantidade total de páginas.
Observação: Para saber o total de páginas, basta fazer a crítica, onde será informado este total.

Página Inicial do Livro

Número da página inicial do livro.
Conforme sistema leva-se em consideração a sequência a partir da segunda página do livro. A primeira página corresponde ao termo de Abertura.

Página Final do Livro

Número da página final do livro.
Este número corresponde a página do Termo de Encerramento.

Layout do relatório

Layout horizontal.
Layout vertical.

OBSERVAÇÃO:
Página Inicial: Termo de Abertura
Dados: Páginas entre o Termo de Abertura e o Termo de Encerramento
Página Final: Termo de Encerramento.

 

Data

DD/MM/AAAA (Data de geração do Termo)


Emissão dos Termos de Abertura e Encerramento do Livro






Função F4 - Confirmar