Processos Farmácia
Parametrização
Entidades
- Parâmetro que habilita dados Farmácia no cadastro de Produtos:
- Parâmetro 003.
- Acesso FARMACIA.
- Conteúdo: S.
- Cadastro de Natureza (Tabela 008):
- Cadastrar a Natureza RT = Responsável Técnico.
- Cadastro de Tipos:
- Cadastrar o Farmacêutico de Cada Loja com:
- Tipo R.
- Natureza RT – Responsável Técnico.
- Cadastro de Loja (especifico):
- Cadastro de Tipos:
- Na aba Farmacêutica, informar:
- O Número da Licença de Funcionamento da Farmácia.
- O Número do Farmacêutico do Cadastro de Tipos, além do CRF, Número da Licença na Secretaria de Saúde e na autoridade Sanitária.
- Cadastro de Linha de Fornecedor:
- Criar linha especifica que abrange as lojas Farmácias.
- Cadastro de Tipos:
- Fornecedores Distribuidores = FD.
- Laboratórios = FF.
- ABC Farma = FF.
- Cadastro especifico de Fornecedores:
- Cadastro de Tipos:
- Informar a Linha cadastrada nos fornecedores distribuidores, que irão gerar tabela de fornecedor a partir da importação do ABCFARMA.
- Cadastro de Seções da Loja, O Sistema possui 5 níveis de preços.
Sugestão
Lojas da Região 1Nível 1.
Lojas da Região 2 Nível 2.
Lojas da Região 3 Nível 3.
Para cada seção cadastrada na Classificação Mercadológica, deve-se ter o nível de preços correspondente para a gravação do preço de Venda.
- No Cadastro de Tipos para o Fornecedor ABC FARMA, aba EDI, informar quem são os fornecedores alternativos para a geração automática da Tabela de Fornecedor.
- No cadastro de tipos devemos informar na ABA EDI:
Código EAN da VAN para envio e recepção dos arquivos EDI.
Código da VAN (Cadastrada no cadastro de Tipos).
- No cadastro do produto, devemos informar o código dos fornecedores distribuidores para a geração da Tabela de fornecedor e atualização dos valores de Preço de Custo e PMC.
Através da transação 42 (Manutenção de Produtos) poderemos informar os códigos dos Fornecedores Distribuidores.
- Executar o Help de Produtos.
- No parâmetro 107, Acesso 888 alterar as faixas numéricas.
Sugestão:
Conteúdo 1 | 7000 |
Conteúdo 2 | 7000 |
Conteúdo 3 | 7999 |
Produtos- Parametrizações
- Cadastrar:
- Tabela 004 Classe Terapêutica do produto.
- Acesso: CLASTERXX (onde XX é alfanumérico sequencial).
- Conteúdo: (Exemplo).
01 – Bronco dilatadores.
02 – Antineoplasicos.
03 – Expectorantes.
OBSERVAÇÃO:
A Definição da Classe terapêutica é de responsabilidade do cliente, dentro dos entendimentos que o responsável farmacêutico tenha dos produtos a serem comercializados.
- Cadastrar:
- Tabela 04 – Tabela de Classe Terapêutica do Produto.
- Acesso:FARXXX (onde XXX é alfanumérico sequencial).
- Conteúdo: Informar a descrição para Classificação Psicotrópica (Exemplo):
FAR001 – Psicotrópico.
FAR002 – Entorpecentes.
FAR003 – Popular.
- Cadastro do Código DCB
Conceito: A Denominação Comum Brasileira abreviada como DCB é uma nomenclatura oficial em língua portuguesa de fármacos ou princípios ativos que foram aprovadas pela ANVISA e são utilizados no Brasil.
Conceito de CAS: O número CAS ou registro CAS (CAS number ou CAS registry number, em inglês) de um composto químico, polímero, sequência biológica e liga é um número de registro único no banco de dados do Chemical Abstracts Service, uma divisão da Chemical American Society. O Chemical Abstracts Service atribui esses números a cada produto químico que é descrito na literatura. Além disso, CAS mantém e comercializa um banco de dados destas substâncias: o CAS Registry.
São exemplos de DCB:
NUMERO DCB | SUBSTANCIA | CODIGO CAS | CONTROLE NACIONAL |
00072 | ACETILMETADOL | 509-74-0 | Lista - A1 (Lista das Substâncias Entorpecentes) |
00496 | ALFACETILMETADOL | 17199-58-5 | Lista - A1 (Lista das Substâncias Entorpecentes |
Cadastrar as informações através do programa VABCDDCB.
- Cadastro de Especificações:
Conceito: Entende-se por ESPECIFICAÇÃO do Produto, uma característica, rótulo ou qualquer designação que agrupe vários produtos e possa ser facilitador de busca. Desta forma com o cadastro de especificação, além das pesquisas já existentes no RMS dentro do Help de Produtos EX (Seção, nome, comprador, fornecedor, EAN, entre outros), o Help de Produtos busca também diversos produtos pela especificação.
Nota: Um produto pode conter diversas especificações, sendo uma considerada como principal.
Tabela 48 – Especificação do produto.
Acesso: ESPECIFXXX (Onde XXX é uma sequência numérica).
Exemplo:
001 – Tarjado.
002 – Blister / Avulsos.
Associação dos Produtos X Especificações: Após cadastro na tabela 48, os produtos são associados através do programa VABCESPP.
- Cadastro de Espécie de Produto
Tabela 75 – Características do Produto.
Acesso: X – onde X código da letra a que se refere à espécie.
Conteúdo: o nome da espécie:
M – Medicamentos.
P – Perfumaria.
No Cadastro de produtos, na aba Comercialização, informar o código de acordo com
o produto.
Havendo necessidade de alterar a espécie do produto, esta é efetuada através da transação 30, do programa de alteração de Produtos.
- Tabela Fiscal de acordo com a tributação, para todos os Estados onde temos comercialização.
Descrição do processo
Produtos- Política de Preços
Conceito
Forma de cálculo e gravação do Preço de Venda do produto, considerando os impostos, encargos, margem de comercialização sendo:
Política de Preços M (Margem)– Através da manutenção das condições comerciais utilizando o módulo de Tabela de Fornecedores em sua atualização, o sistema calcula o novo preço de venda com data de vigência pré-estabelecida pelo usuário que efetuará o processo;
Para as demais políticas de preços dentro no módulo de Tabela de Fornecedor, teremos uma sugestão de preço de venda ou PMC do produto.
Política de Preços E (Última Entrada) – Através da atualização da Nota Fiscal recebida, o sistema calcula o novo preço de venda do produto, sendo que poderemos parametrizar a vigência para o mesmo dia ou para o dia posterior à atualização da Nota Fiscal;
Política de Preços T (Tabelado) – A manutenção do Preço de Venda do produto é manual, através da transação 19 (Preço de Venda), onde poderemos efetuar a manutenção gravando também uma data de vigência.
Política de Preços P (Pesquisa) – A manutenção do Preço de Venda do produto é manual, através da transação 19 (Preço de Venda), onde poderemos efetuar a manutenção gravando também uma data de vigência ou utilizando o Módulo de Oferta Centralizada, onde gravamos uma data de vigência inicial e final.
Produtos – Aba Farmacêutica. Manutenção através da transação 39 Farmacêutica
Se informado S(im), o sistema entende que o produto é Controlado, desta forma na venda deste produto terão que gravar as informações do paciente e médico, para envio do arquivo XML deste medicamento para ANVISA.
Cadastrar o parâmetro 50.
Acesso: saidaxml.
Conteúdo: Local onde será gerado e gravado o arquivo XML.
- Conceito:
Um medicamento genérico é um medicamento com a mesma substância ativa, forma farmacêutica e dosagem e com a mesma indicação que o medicamento original, de marca. E principalmente, são intercambiáveis em relação ao medicamento de referência, ou seja, a troca pelo genérico é possível.
Medicamento de referência é um medicamento inovador que possui marca registrada, com qualidade, eficácia terapêutica e segurança, comprovados através de testes científicos, registrado pelo órgão de vigilância sanitária no país.
Sua principal função é servir de parâmetros para registros dos posteriores medicamentos similares e genéricos, quando sua patente expirar.
EXEMPLO:
ALPRAZOLAN COMPRIMIDOS 1 MG Medicamento de Referencia.
FRONTAL COMPRIMIDOS 1 MG Medicamento Genérico.
Se informado S(im), devemos informar qual é o código do Medicamento Origem no campo (Produto referência).
Conceito:
A Importação do custo ABCFARMA é um processo onde serão importados os valores de Preço de custo, e do PMC – Preço Máximo ao Consumidor.
É de responsabilidade do cliente a aquisição e/ou download do respectivo arquivo em formato TXT.
O sistema no momento da importação do arquivo do ABCFARMA grava o custo importado, neste caso o usuário que fará a negociação poderá trabalhar com manutenção no Custo também.
Se informado S(im) no campo Monitorado, podemos ter 02 tipos de parametrização, pois este utiliza a parametrização do campo Custo ABCFARMA:
Monitorado = S
Custo ABCFARMA = S
O sistema no momento da importação do arquivo do ABCFARMA mantém o custo importado somente para consulta, neste caso o usuário que fará a negociação poderá trabalhar somente com descontos para este produto:
Monitorado = S
Custo ABCFARMA = N
Se informado SIM (S), significa que temos controle de dispositivo de roubo colocado no produto.
Temos a opção de emissão de relatório para conferência se o produto possui este cadastro.
Se informado SIM (S), significa que o produto pode ser vendido de forma fracionada.
Temos a opção de emissão de relatório para conferência se o produto possui este cadastro.
Se informado SIM (S), significa que o produto é vendido com o conceito de Blister.
Temos a emissão de relatório para conferência se o produto possui este cadastro.
Se informado SIM (S), significa que o produto pode ser vendido pela internet e entregue pelo correio.
Temos a opção de emissão de relatório para conferência se o produto possui este cadastro.
Se informado SIM (S), significa que o produto possui o conceito de Farmácia Popular.
Temos a opção de emissão de relatório para conferência se o produto possui este cadastro.
O tratamento desta diferença entre o valor do preço de venda do produto e o valor pago pelo
Cliente será controlado pelo Software do PDV.
No módulo Gerencial teremos como valor de Preço de Venda o preço registrado no sistema RMS.
PBM
O tratamento deste conceito será realizado através do PDV.
Informar no campo (Qtd.Un.Emb.Venda) qual a quantidade máxima de embalagens poderemos vender por cliente.
Temos a opção de emissão de relatório para conferência se o produto possui este cadastro.
Informar o Código DCB do produto, de acordo com o cadastro já efetuado através do Programa VABCDDCB.
Campo texto para a descrição do Princípio Ativo do produto.
Informar a Classificação previamente cadastrada através da Tabela 004, acesso FARXX.
Campo texto para informar a apresentação do produto.
Informar o registro do produto.
No cadastro de produto aba (Código Agreg/PDV) devemos informar se existe controle de Lote e Validade, ou efetuando a manutenção do produto através da transação 38 (Especificação do produto);
Parametrizações para as negociações (Importação do Arquivo ABCFARMA e Tabela de Fornecedores)
- Incluir o parâmetro 13 – somente o título (ABCFARMA).
- No programa VNEGABCF na função Painel de Controle, cadastrar as tributações referentes aos fornecedores cadastrados como ABCFARMA, pois o controle da tributação é feito por Estado de Origem.
- O arquivo disponibilizado para a importação dos dados dos produtos ABCFARMA.txt, deve ser colocado na área de usuário (diretório DBW) que fará a importação do mesmo;
- Efetuar a importação do arquivo através da tecla Importar (F6).
- Após a importação encerrada, o sistema exibe um filtro onde temos:
STATUS:
- Todos: Demonstra os produtos, independente do status.
- Divergente: Demonstra os produtos que estão com informações divergentes entre o cadastro do produto e arquivo importado ABC Farma.
- Não Cadastrado: Demonstra os produtos que não possuem PF (Custo) e PMC (Venda) anterior.
- Idêntico: Demonstra os produtos comparando as informações do Cadastro e as informações do arquivo importado.
- Alterado: Demonstra os produtos que sofreram alteração das informações manualmente.
- Quebra por Fornecedor:
- Se o filtro for NÃO, lista os produtos em ordem alfabética.
- Se o filtro for SIM, lista os produtos conforme seu cadastro de Fabricante.
- Fornecedor Fabricante:
Caso a resposta do filtro anterior seja SIM, poderemos digitar o código do Fabricante ou acionar a tecla F2 (Geral), o sistema mostrará os produtos na tela, separados por Fornecedor Fabricante.
- Temos as informações de todos os status a cada importação de arquivo.
- Temos todos os produtos constantes no arquivo texto, com as informações de:
PCPreço de Custo.
PV Preço Máximo ao Consumidor.
Separados por tributação de acordo com o Painel de Controle já cadastrado.
- Para a análise do PC (Preço Custo/Preço Fabrica) e PMC (Preço de venda), separadamente, devemos acionar a tecla Analisar Divergências de Preços.
- ABCFARMA: Apresenta preço de custo e preço máximo ao consumidor importados do
Arquivo texto.
- RMS: Informações importadas anteriormente.
- NOVO: Informações que podemos alterar manualmente.
- ABCF x RMS: Variação entre os valores ABCF e RMS para PF (preço fabrica) e PMC (preço venda).
- Emissão do relatório de DIVERGÊNCIAS, utilizando a função Impressão.
- Para a atualização das informações importadas através do arquivo texto (Preço de Custo), para os Fornecedores Fabricantes (Laboratórios), Fornecedores Distribuidores e também o Preço de Venda (PMC) utilizar a função (GERAÇÃO).
Para todos os fornecedores já cadastrados como Alternativos na tela de Cadastro de Tipos e produtos, será criado através desta funcionalidade a Tabela de fornecedor.
Devemos marcar quais tabelas iremos gerar e efetivar a gravação das informações importadas do arquivo texto ABCFARMA, acionando a função GERAR TABELA.
Após a tabela gerada, poderemos efetuar as manutenções de acordo com a negociação.
Para os produtos que estão com o cadastro na pasta Farmacêutica Monitorado=SIM e ABCFARMA = S, o sistema permite somente a manutenção dos demais campos da tabela de fornecedor, porém o PC (Preço de Custo) não poderá ser alterado.
- Depois de efetuarmos as manutenções necessárias para os produtos, vamos emitir o Relatório de Análise da Tabela de fornecedor com a opção Preço Máximo ao Consumidor (Drogaria) habilitado.
Se todas as conferências e ajustes já foram executados, então poderemos atualizar a tabela:
Neste momento os produtos que possuem política de T e marcados como ABCFARMA = SIM, terão seu PF e PMC atualizados no Sistema para posterior envio a Loja.
Para os produtos de política de preço M, terão seu PF e PMC registrados no sistema, porém a formação de um novo Preço de Venda, ou seja, a negociação se dará através da visita do Distribuidor e executando uma Tabela de Fornecedores para este(s) distribuidor (es).
Os dados fiscais dos produtos terão sua manutenção através do Departamento Fiscal, portanto, na
Tabela de fornecedores os campos referentes a estes departamentos serão inibidos para alteração para os Departamentos de Cadastro e Comercial.
Parametrizações para Gerenciamento de produtos
- Reposição pela Saída Média.
Com base nas quantidades vendidas das Últimas 10 semanas, considerando as parametrizações (expurgo de Oferta, Dias não Úteis, Dias sem Estoque, pedidos pendentes e fechamentos executados no sistema), assim o sistema efetua o cálculo da sugestão com base nessas informações.
- Reposição Automática
Cadastrado o Estoque Padrão de acordo com as parametrizações de Prazo de Entrega, Frequência de Visita e Saída Média e fechamentos, teremos o Estoque Padrão do produto e podemos cadastrar o % (percentual) de Reposição, assim o sistema efetua o cálculo da sugestão com base nessas informações.
Compra
Sistemática de Abastecimento 10 - Medicamentos
Abastecimento Loja
Utilizando o módulo de Compras de Filiais, mantendo o calendário de Dia de Visita atualizado no cadastro de Tipos (fornecedores, laboratórios ou distribuidores), a loja poderá criar uma sugestão de compra e esta será integrada no Módulo de Compras Corporativo na Matriz, para negociação e efetivação do pedido.
Utilizando o módulo de Abastecimento Centralizado, mantendo o calendário de Dia de Visita atualizado no cadastro de Tipos (fornecedores, laboratórios ou distribuidores), a loja poderá criar uma sugestão de compra e esta será integrada no Módulo de Compras Corporativo na Matriz, para negociação e efetivação do pedido.
Sugestão de Compras
Será criado um calendário de abastecimento da seguinte forma:
- Primeira sugestão da semana será executada pela Matriz, através do programa VGCABSCT. Esta sugestão não terá manutenção de quantidades, pois será gerada como uma Rotina de Operador;
- Para as demais sugestões geradas durante a semana sua execução será feita pela loja, sendo que o usuário terá autonomia parcial de manutenção das quantidades, antes do envio desta sugestão ao comprador da Matriz;
Esta parametrização é feita através do programa de Permissão de Acesso.
Este mesmo tratamento irá parametrizar para a manutenção da Carteira de Pedidos.
Comprar (Geração da Sugestão de Compras)
- Compras de Filiais
Utilizando o módulo de Compras de Filiais, obedecendo aos critérios de abastecimentos citados, temos como criar uma Ordem de Compra com quantidade sugerida.
(Este módulo é executado na loja)
De acordo com o calendário de execução das tarefas de sugestão, a loja fará o processo a partir do segundo dia da semana, por exemplo, a partir de Terça-feira, a sugestão será executada na loja e o usuário terá permissão de acesso para a manutenção de quantidades de acordo com o cadastro de permissões previamente criado.
- Abastecimento Automático
Utilizando o módulo de Abastecimento Automático, obedecendo aos critérios de abastecimentos citados, temos como criar uma Ordem de Compra com quantidade sugerida.
(Este módulo é executado na Central de Compras).
De acordo com o calendário de execução das tarefas de sugestão, a Matriz fará o processo no primeiro dia da semana, por exemplo, às segundas-feiras, a sugestão será executada na Matriz e o usuário não terá permissão de acesso para a manutenção de quantidades. Esta manutenção será executada pelo comprador responsável;
Para os demais produtos que serão vendidos na Farmácia, por exemplo, perfumaria, a negociação da compra será efetuada pelo comprador da Matriz, seguindo o processo já existente para a Compra.
OBS: CONCEITO DO SISTEMA RMS PARA ENVIO DE MERCADORIAS DO CD PARA A LOJA:
Para Entidades com CNPJ iguais e que fazem parte da mesma Empresa, o sistema entende que estamos efetuando uma transferência de mercadorias.
Para Entidades com CNPJ diferentes e que não fazem parte da mesma Empresa, o sistema entende que estamos efetuando uma venda de mercadorias.
Repique de Pedidos
Parametrização
- Tabela 101 – Repique de Pedidos
- Acesso: NREPIQXXXX – onde XXXX é o código da loja sem dígito.
- Conteúdo 1: 1.
- Conteúdo 2: 1.
- Conteúdo 3: 99999.
Para a geração da numeração do ciclo do Repique de Pedidos.
- Cadastrar no programa VGEMDCED – Cadastro de Documentos EDI
- Parâmetros de Estoque.
- Posição de estoque.
- Pedido de compra.
- Nota Fiscal.
- Aviso de Recebimento.
- Pedido de Compra Drogaria.
- Pedido Drogaria.
- Cadastro por Comprador informando % quantidade máxima de alteração por sugestão de compra (produtos).
Utilizar o módulo de Permissão de Acesso:
Usuário XXXXX.Programa: VGCMSITM.
- Habilitar em transações (Permissão e Visualização).
- Percentual de alteração de qtd p/ baixo que foi pedida pela loja.
- Percentual de alteração de qtd p/ cima que foi pedida pela loja.
- Informar qual o % autorizado para a variação da quantidade.
- Vincular os Fornecedores e Distribuidores ao Cadastro de documento EDI, através do programa VGEMFRDC com as opções (4- Notas Fiscais e 7 – Pedido Drogaria).
- A sugestão criada através do programa VGCABSCT (Abastecimento Centralizado), aparecerá no programa de geração de Ciclos, devemos escolher para quais Distribuidores ou Fabricantes iremos enviar o arquivo de pedidos.
Neste programa serão gerados ciclos de atendimento para os Distribuidores ou Fabricantes escolhidos.
- Geração do Pedido
Através do programa VGETRPED, iremos gerar os pedidos para posterior envio a Van de recepção destes pedidos
Temos também as opções de excluir, consultar e retornar pedidos já enviados, escolhendo as opções abaixo como status.
- Retorno do Pedido (Arquivo devolvido do Fabricante ou distribuidor) contendo as quantidades atendidas e não atendidas para o produto.
Para os produtos não atendidos após a importação o Sistema RMS, cria-se uma nova Ordem de Compra para o envio de um novo ciclo para outro fabricante ou distribuidor.
Recebimentos de Mercadorias
Parametrizações
- Os erros do Módulo de Recebimento devem ser parametrizados por usuário, através do programa Permissão de Acesso (VITUTRAN), informando o nome do Usuário e Programa: PGRRFECH.
Processo
- Após a recepção do Arquivo de pedidos EDI, gravados na pasta já parametrizada, poderemos efetuar a Entrada da Nota Fiscal através do Módulo de Recebimento de Mercadorias, utilizando a Agenda parametrizada para este processo.
- Inclusão dos dados fiscais e financeiros da Nota Fiscal.
- Agregamos o pedido já existente na Carteira a esta Nota Fiscal.
- Emitimos o romaneio de conferência da Mercadoria, contendo somente o Código EAN, Código Interno e descrição
- Emitimos uma crítica após a inclusão dos pontos b e c, para a verificação de divergências de preços e quantidades faturadas X pedido.
- O romaneio deve ser preenchido com as quantidades recebidas e assinado pelo responsável deste processo de conferência. Caso o produto esteja com o cadastro perecível=SIM, o sistema obriga a digitação da data de validade.
- Após a finalização da contagem física da mercadoria, devemos digitar as quantidades informadas no romaneio e também às informações de LOTE e VALIDADE DE CADA PRODUTO.
- Emitimos uma crítica da Nota Fiscal onde teremos a conferência do sistema entre quantidade pedida X quantidade faturada X quantidade recebida e também se houver alguma divergência de Preço de Custo.
- Se houver alguma divergência de quantidade proceder (processo interno do cliente).
- Se houver alguma divergência de valores proceder (processo interno do cliente).
- Para as divergências de valores de custo ou desconto em desacordo com o pedido e também em condições não favoráveis (processo interno do cliente).
- Após todas as verificações e acerto das divergências encontradas entre a Nota Fiscal e o Pedido, efetuar a atualização da mesma. Neste momento o sistema atualiza o estoque do produto, fiscal, financeiro, contábil e gerencial.
- Para acompanharmos as atualizações e pendências de recepção de Notas Fiscais poderemos emitir o RELATÓRIO DE SITUAÇÃO DAS AGENDAS, programa VGPRSTAG.
Emissão de Notas Fiscais
- Transferências entre Lojas.
- Emissão de Notas Fiscais de Saída.
Através do Módulo de Faturamento Online pode-se efetuar a emissão de Notas Fiscais de Saída e iremos utilizá-la para efetivar transferências entre lojas.
Utilizando agendas previamente cadastradas no sistema, iremos transferir mercadorias sempre informando manualmente o número do lote e validade do produto.
OBSERVAÇÃO:
Se não houver no produto a flag de Controle de Lote, não teremos a abertura da tela para digitação destas informações.
Depósito de Trocas
De acordo com os Eventos e também Motivos previamente cadastrados no módulo, poderão efetuar movimentações de produtos para:
Eventos
Motivos
Através do cadastro na tabela 76 (Motivos de Devolução) podemos incluir os motivos das movimentações de mercadoria executadas:
Após a notificação deste produto no módulo, teremos a separação do Estoque para venda e Estoque para movimentação de saída no sistema:
Também no módulo, podemos emitir o relatório de produtos de separadamente por MOTIVOS, facilitando o controle dos produtos notificados neste módulo.
Devolução de clientes
Conceito
Este módulo permite a devolução de produtos vendidos, efetuando uma geração de uma Nota Fiscal de Entrada e também devolve o estoque do produto vendido.
Este processo contempla 02 momentos:
- O registro do produto no módulo de devolução para a emissão de um "vale" com o valor devolvido para a compra de outro ou o mesmo produto na loja.
- A emissão da Nota Fiscal de entrada para a devolução desta quantidade vendida no sistema.
Para maiores detalhes de configurações e particularidades deste módulo a RMS tem um manual especifico.
Inventário
Conceito
Este módulo efetua o controle físico, contábil e financeiro de mercadorias.
Para a execução do processo de inventário, há necessidade de criação de um calendário de contagem física e também a criação de um processo para ajuste de estoque.
Para maiores detalhes de configurações e particularidades deste módulo a RMS tem um manual especifico.
Oferta Centralizada
Parametrizações:
Para identificarmos os tipos de ofertas que iremos aplicar no produto, devemos cadastrar o parâmetro:
Parâmetro 11 – Acesso OFYY, onde YY é um código numérico de cadastramento do tipo de oferta.
Por exemplo:OF01 = Tabloide.
Para identificarmos quais os tipos de oferta não farão parte do cálculo da venda média do produto (Saída Média).
Parâmetro 11 – Acesso EXYY, onde YY é um código numérico de cadastramento do tipo de oferta.
Por exemplo EX01 = Tabloide.
Processos do Módulo de oferta centralizada
- Oferta com controle de Estoque Disponível.
- Oferta com a informação de Acréscimo em percentual, desta forma o sistema no momento do cálculo da sugestão acrescenta este percentual informado.
- Data de vigência de Início e Fim.
Para maiores detalhes de configurações e particularidades deste módulo a RMS tem um manual especifico.
Pesquisa de Preços
Parametrizações
Painel de controle através do programa VABPPAIN, incluindo as regras da pesquisa para a emissão do relatório de apuração.
Cadastro dos concorrentes que farão parte do processo de pesquisa de preços, através da Tabela 56.
Tabela 56 – Acesso XXXXX, onde XXXXX é o código do concorrente e no conteúdo o nome do concorrente.
Exemplo: 00001 – Carrefour.
Temos as opções:
- Gerar uma pesquisa de preços através da Tabela de fornecedores.
- Consultar a pesquisa já apurada através do Módulo de Compras.
Para maiores detalhes de configurações e particularidades deste módulo a RMS tem um manual especifico.
Manutenção de Preços (Manual)
Conceito
- Para produtos não controlados.
- Ou produtos de outras seções, vendidos na farmácia como por exemplo: perfumaria.
Através da Transação 19, obedecendo ao nível de preço cadastrado para a loja, poderemos efetuar manutenções manuais no Preço de Venda com uma data de início de vigência. Sua alteração será efetuada de acordo com a Política de preço do produto ou uma nova manutenção manual.
Para maiores detalhes de configurações e particularidades deste módulo a RMS tem um manual especifico.
Tabelas de Descontos
Conceito
Possibilita a alteração do valor de Preço de Venda PMC ou Preço de Venda vigente através de descontos. Para este conceito devemos trabalhar em parceria com o Software de PDV, tendo como base:
- Temos as seguintes opções de manutenção (Filtros):
Filiais, Fornecedores, Classificação Mercadológica, Agrupamento (Especificação) e Produtos;
- Opções de descontos:
Em percentual, diretamente do produto ou por faixa de preços especificando o % (percentual) de desconto;
- Especificação: partindo da especificação cadastrada no produto através do programa VABCDDCB, poderemos trabalhar com estes descontos, enviando o % do mesmo diretamente ao PDV.
Emissões de Nota Fiscal Conjugada
Conceito
Através deste módulo podemos emitir uma Nota Fiscal conforme o cupom fiscal finalizado. Sendo que sua emissão não possui efeito fiscal, pois o este registro já será importado nos arquivos de vendas e tesouraria.
Para maiores detalhes de configurações e particularidades deste módulo a RMS tem um manual especifico.
Controles de Lote
Inclusão e consulta de Lotes (Entrada e Saída)
O programa VGDUDGLT, permite a manutenção e consulta de lotes (Entrada e Saída).
Consultas e Relatórios de Lotes (Entrada e Saída)
O programa VGDRASTR, permite a consulta e emissão de relatório para controle dos lotes.
Venda Balcão
Parametrizações:
Tabela 045.
Acesso: CLIVARFIS.
Conteúdo: (Informar o código do Cliente Varejo com dígito).
Utilização: Para a inclusão de clientes não cadastrados no Vendas Balcão.
Parâmetro 030.
Acesso: CTRLDSCPMC.
Conteúdo: S ou N.
Utilização: Se controla ou não o desconto nos produtos com PMC.
Parâmetro 030.
Acesso: CTRLPRDCTR.
Conteúdo: S ou N.
Utilização: Se controla ou não os dados do cliente na venda de Produtos Controlados.
Parâmetro 101.
Acesso: VDAFRMDFLT.
Conteúdo: XXX (Onde XXX é o número de uma condição de pagamento padrão para a venda balcão, normalmente é a condição a vista).
Utilização: Vencimento Padrão que será carregado no fechamento do pedido de venda.
Cadastrar um Representante no cadastro de Tipos como TIPO=R e Natureza VE, para informação da venda balcão.
Logotipo no Pedido.
Acessar o programa VATCONFP, no botão Logotipo e associar a imagem para sair no Pedido.
Esta imagem tem que estar salva na Pasta XDL do Contexto RMS e deve estar no formato BMP.
Acessar a Função Logotipo e associar.
Regras na Emissão do Pedido de Venda:
Acessar o programa VATCPAIN e configurar as regras na emissão do Pedido.
Na aba Vendas Assistidas temos:
- O número Atual, Inicial e Final dos Pedidos (Recomendamos Iniciar 1).
- O número Atual, inicial e Final dos Orçamentos (recomendamos Iniciar 1).
- Se haverá ou não cancelamento automático de pedido. (Veja nota explicativa abaixo sobre cancelamento automático).
- Quantos dias valem o Orçamento, ou seja, tendo expirado o prazo o mesmo é cancelado automaticamente.
- Se as Lojas podem ou não processar venda de Outra Filial.
- Se o Pedido de Venda vai exigir ou não a digitação da Transportadora no Pedido.
- Se no fechamento do Pedido lista ou não a data de vencimento.
- Se no fechamento do Pedido lista ou não a data de entrega da mercadoria.
- Se a Loja trabalha ou não com o conceito de Múltiplas Embalagens. (Veja nota explicativa abaixo).
- Se a loja trabalha ou não com desconto progressivo (veja nota explicativa abaixo).
- Se a loja imprime ou não o Pedido no fim da digitação.
- Se a Loja Trabalha ou não com o conceito de Encomenda (Veja nota explicativa abaixo).
- Se a Loja trabalha ou não com o conceito de Venda Casada (Veja nota explicativa abaixo).
- Se a loja aceita ou não cheque de terceiros ou somente do titular. Este flag só é aplicável se o cliente for utilizar o processo de pagamento via Caixa RMS (Vatcaixa).
- Se o pedido passa ou não por uma análise financeira.
OBSERVAÇÃO: As abas Contrato Comodato, Atacarejo, Painel de Pedidos, são muito específicos a outros projetos, não sendo portanto aplicáveis neste momento.
Nota Explicativa ao Cancelamento automático:
Se o programa PAINEL DE CONTROLE tiver configurado para o RMS, cancelar automaticamente Pedidos de vendas que não foram finalizados, então precisa ter no banco de dados compilado um objeto chamado PC_CANCELA_PEDIDO_VENDAS. Além disso, no programa VGGMJOBS, que pertence ao Menu Gerencial, será criado um JOB que diz qual o intervalo que será executado o JOB.
Como sugestão, fazemos assim:
- Colocamos no VATCPAIN que a hora é 23:00 Hrs.
- Colocamos no JOB que ele executa 1 Vez.
- Então, às 23:00 Horas, automaticamente todo pedido que estiver com status de cadastrado, ou seja, que não foi efetivamente fechado no PDV, o sistema automaticamente cancela.
Nota Explicativa ao Conceito de Múltiplas Embalagens
No Cadastro de Produtos RMS, a partir de um parâmetro especifico, é possível que o produto tenha múltiplas embalagens de venda.
Por exemplo: O produto XXX é vendido por Unidade, porém o mesmo produto é vendido com um Pack com 06 Unidades. Se assim o cliente desejar, este Pack de 06 será uma múltipla embalagem da Unidade. Internamente será criado um Produto receita.
Importante mencionar que este conceito para que seja aplicado, torna-se necessário à validação com o software do PDV.
Nota Explicativa ao Conceito de Desconto Progressivo
Entende-se por desconto progressivo a soma de um desconto sobre outro desconto.
Desta forma um produto com desconto de 10+10%, é porque primeiro se aplica 10% e do resultado se aplica mais 10%.
Nota Explicativa ao Conceito de Encomenda
No cadastro de Produtos, um produto pode ser classificado como Encomenda. Parte-se do princípio então que este produto não tem estoque na Loja e que a venda efetuada no Balcão irá gerar um pedido de compra, que na sequência quando a mercadoria for recebida o sistema irá gerar um atendimento na Logística.
Normalmente, este tipo de caso ocorre com produtos de alto valor agregado ou até mesmo de alto peso e que a Loja vá fazer uma entrega futura na casa do cliente.
Neste caso o cliente chega na Loja, faz a encomenda, paga o produto. Sequencialmente o comprador faz o pedido, o fornecedor entrega a mercadoria e o sistema irá gerar um cross-docking (pela Logística), emitindo assim uma nota fiscal para entrega da mercadoria na casa do cliente.
Portanto utilizar este conceito, parte-se do princípio que outros módulos do sistema serão acionados, tais como:
- Compras Corporativas.
- Logística.
Nota Explicativa ao Conceito de Venda Casada
Muito parecido com o conceito de encomenda, só que desta vez, o venda casada faz um processo mais simples.
Neste caso, o item também não tem estoque, a venda é feita e o produto será entregue ao cliente em outra oportunidade. A diferença é, que neste caso, não se utiliza processo Logístico.
Para um processo de Farmácia, entendemos que o conceito de venda casada é mais aderente.
O acompanhamento de produtos que tenham sido vendidos com o conceito de venda casada é acompanhado pelo programa VATTRCKP – Tracking de Pedidos.
Venda de Outra Filial:
Conceito: Se permitido pelo cliente, o usuário do vendas assistidas pode fazer venda de outra filial. Isso ocorre quando em sua Loja não tem estoque para atender a uma venda e portanto ele consulta automaticamente o estoque de outra loja.
Para tanto, no programa VATVDFL, é necessário associar quais Lojas veem o estoque da outra.
Importante: Não havendo nenhuma configuração neste programa, o vendas entenderá que a loja que está emitindo o pedido não pode ver o estoque da Outra.
Venda de Outra Filial:
Conceito: Se permitido pelo cliente, o usuário das vendas assistidas pode fazer venda de outra filial. Isso ocorre quando em sua Loja não tem estoque para atender a uma venda e portanto ele consulta automaticamente o estoque de outra loja.
Para tanto, no programa VATVDFL, é necessário associar quais Lojas veem o estoque da outra.
Importante: Não havendo nenhuma configuração neste programa, o módulo entenderá que a loja que está emitindo o pedido não pode ver o estoque da Outra.
Descrição complementar de Produtos.
Este Processo não é obrigatório.
Através do programa VABUDESC o usuário tem a opção de cadastrar, no lado direito do Programa, alguma informação que ache importante para que no momento da venda o vendedor tenha acesso.
Esse campo, é texto livre. Por exemplo: Um medicamento para Hipertensão, ter a observação de que não é indicado para menores de 12 anos (por exemplo).
Se cadastrado, quando estiver fazendo o processo de venda do produto, tem uma tecla F5 – Característica, então o programa irá mostrar o que foi escrito no programa VABUDESC (Lado direito do Programa):
Ficha Técnica
Este Processo não é obrigatório.
Através do programa VABCARAC o usuário tem a opção de associar qualquer tipo de arquivo que auxilie a pessoa do departamento de compras.
Pode ser foto, pode ser PDF com Receita ou dados técnicos. Enfim, algo que venha auxiliar o comprador.
Com este cadastro efetuado, na tela de compras (vgcmsitm) tem um botão foto (parece um botão de uma máquina fotográfica), se acionado este botão o programa busca o arquivo associado.
Sugestão de Venda
Este Processo não é obrigatório.
Através do programa VATCSUVE, é possível lembrar ao vendedor de uma determinada promoção ou grupo de produtos.
Por exemplo: Ao vender um Protetor Solar, o sistema lembra ao vendedor que deve sugerir ao cliente a Loção pós sol e assim por diante.
O processo funciona assim:
- No programa VATCSUVE, informa-se o produto Original (No exemplo Protetor Solar).
- Informa-se a Loja e qual o período de validade deste Lembrete. Se informado Enter no campo Loja, ele entende que todas as Lojas vão ver este lembrete.
- Diversos produtos podem ser lembrados.
- No momento da venda, assim que o vendedor confirmar que está vendendo o produto Original, o programa vai lembrar que precisa vender a Loção Pós Sol. E já aparece o código do produto e basta o vendedor escolher o produto.
NOTA: Para continuar o processo de venda sem aceitar NENHUM produto sugerido, basta clicar no X que aparece logo em cima da sugestão.
EFETUANDO O PROCESSO COMPLETO DE VENDA
- Identificando o cliente.
- Procurando o produto.
- Informações complementares no processo de venda:
- O CRM do Médico.
- Os dados do Paciente para Produtos controlados (SNGPC).
- Os dados complementares do produto dentro do Pedido.
- A emissão do Pedido.
- O envio ao PDV.
- Os diversos Status do Pedido.
- Os processos de retaguarda "Pós-venda":
- A Geração do XML para a ANVISA dos Produtos SNGPC.
- A Emissão do Livro Específico Farmácia do SNGPC.
- A Geração de Relatórios Complementares para O SNGPC.
Identificando o Cliente:
O cliente pode ser identificado de 03 formas.
Digitando no início do pedido o Telefone dele.
Digitando o código do Mesmo, se assim ele estiver cadastrado no Cadastro de Tipos.
Utilizando o conceito de Cliente Varejo.
Nota Explicativa no Processo de identificação do Cliente.
- No primeiro exemplo, o cliente está cadastrado no Cadastro de Tipos e a chave de busca foi o telefone. Neste conceito (busca pelo telefone), também vale se ele estiver cadastrado no conceito de cliente Varejo (programa VABUCVAR), ou seja, o programa busca o cliente onde ele estiver (no cadastro de Tipos ou no Cliente Varejo sendo a chave de busca o Telefone).
- No segundo exemplo, o cliente é uma pessoa jurídica e está devidamente cadastrado no Cadastro de Tipos e, portanto a chave de busca foi a Razão social pelo Help.
- No terceiro exemplo, no código do cliente foi digitado o código do cliente varejo padrão, que na maioria das vezes é o cliente 20.000-0. Neste caso o RMS identifica que é um cliente varejo padrão e pede a confirmação dos dados (nome. CPF, endereço entre outros). Lembrando que desta forma o sistema vai guardar os dados no programa VABUCVAR e da próxima vez que este cliente vier até a loja, os dados serão automaticamente carregados.
Buscando o produto.
Depois de definido o cliente em qualquer uma da forma acima, agora vamos localizar o produto a ser vendido.
Nota Explicativa no Processo de busca do Produto.
- O produto pode ser localizado por parte de sua descrição. (Com o botão descrição acionado).
- O produto pode ser localizado pelo seu Princípio Ativo:
- Por exemplo, se digitado a palavra ALPRAZOLAN (que é um princípio Ativo, ele vai localizar o Produto Frontal, que é um produto de Marca com este componente).
- O produto pode ser localizado buscando apenas Genéricos:
- Por exemplo, se digitado a palavra DIPIRONA, ele vai localizar todas as DIPIRONAS cadastradas e identificadas no Produto como sendo Genérico.
- O produto pode ser localizado pela busca convencional RMS, o Help, onde além de pesquisa por parte do nome, EAN, referência, fornecedor entre outros, para farmácia neste Help funciona o conceito de Especificação, que é uma classificação a mais que foi explicado no tópico de cadastro de Produtos.
Informações complementares na digitação do Produto.
Depois que o produto foi digitado, algumas informações podem ser usadas. Uma delas é o CRM do Médico.
Se digitado um CRM que já existe o sistema já passa, se digitado um CRM pela primeira vez o sistema abre uma tela para que se digite o CRM.
Será necessário digitar todos os dados requisitados (Nome, endereço, telefone, Conselho) pois isso será usado no processo do SNGPC.
Depois que o CRM é informado e também digitado a quantidade vendida, se o produto for BMPO = SIM, então o sistema vai abrir uma tela para digitação dos dados do paciente e os dados do Comprador.
Note que é obrigatório digitar nome, CPF, endereço, RG tanto do Paciente como da pessoa que está comprando que pode ser diferente do paciente.
Quando o produto é confirmado, a digitação, se estiver ativo a sugestão de venda de produto que foi mencionada no tópico configuração de venda, então a sugestão ocorrerá.
Outros campos, se assim o usuário desejar, podem ser visualizados como seguem:
No botão F5 – CARACTERISTICA, a foto do produto e a descrição complementar podem ser mostradas.
Obs: A Foto do Produto deve estar salva na pasta XDL cujo nome do arquivo é o código do produto com digito e a extensão bmp.
No botão F6 – Visualiza o estoque da loja e de outras, caso tenha sido permitido através de configuração.
OBS: O módulo permite outras buscas de produtos como por exemplo:
- A busca de produto pelo Preço (venda ou Oferta). Botão SHF4.
- A Busca de produtos similares, ou seja, que estejam dentro do mesmo subgrupo da classificação mercadológica.
- A Busca de produtos novos, ou seja, buscar todo e qualquer produto que tenha sido lançado nos últimos 07 dias por exemplo.
Emitindo o pedido.
Levando-se em consideração que todos os produtos foram selecionados, então o pedido será finalizado.
O Programa irá dizer o número e o valor do Pedido Gerado.
É Opcional a emissão do Pedido em Tela.
É Opcional o envio de pedido por e-mail.
Nota Explicativa no Processo de confirmação do Pedido.
Além das perguntas acima, é possível o programa perguntar se deseja informar Transportada, é possível o programa mostrar o detalhamento da condição de pagamento, quando este é um pedido de venda a prazo, porém estas duas perguntas são configuradas no painel de controle do vendas assistidas se efetuam ou não.
Após as confirmações acima o Software de PDV, receberá o pedido para o processo final da venda.
VGLRFARM – Relatório Livro Fiscal Farmácia
- Livro Balancial para produtos psicotrópicos.
- Termo
Objetivo
Gerar Livro Fiscal específico para os produtos comprados como psicotrópicos.
Executando o programa
Funções de tela:
Função F3 - FIM
Finaliza o programa.
Função F5 – Importação
Não está sendo utilizada.
Função F6 - Psicotrópicos
Campos de tela:
Nome do campo | Descrição |
Filial | Código e descrição da filial. |
Exercício | Descrição do ano de exercício do livro de psicotrópicos. |
Periodicidade | Período estipulado para geração do livro:
|
Produto | Código e nome do produto |
Numero do livro | Número do Livro Fiscal de Psicotrópicos |
Tipo de relatório | Tipo de relatório a ser gerado:
|
Sel | Coluna de seleção |
Classe | Código da Classe |
| Nome da Classe |
| Observação: |
Consulta da Movimentação do Produto
Emissão do Livro (funcionalidade Psicotrópicos F6).
Função F4 - Confirmar
Gera folha do livro de registro de psicotrópicos.
Função F7 - Balanço Completo
Não está sendo utilizado.
Função F8 - Balanço Aquisições
Lista os produtos controlados pela ANVISA.
Campos de tela:
Nome do campo | Descrição |
Filial | Código e descrição da filial. |
Exercício | Descrição do ano de exercício do livro de psicotrópicos. |
Periodicidade | Período estipulado para geração do livro:
|
Página Inicial | Página inicial do livro fiscal farmacêutico |
Sel | Coluna de seleção |
Classe | Código da Classe |
| Nome da Classe |
| Observação: |
Emissão do livro (Funcionalidade Balanço de Aquisições F8)
Função F4 - Confirmar
Gera o relatório de Balanço das Aquisições de Medicamentos - BMPO
Função F9 – Termos
Para executar esta função é preciso colocar no diretório DBU o arquivo chamado VGLRFARM.TER, para a emissão dos termos de abertura e encerramento.
Campos de tela:
Nome do campo | Descrição |
Filial | Código e descrição da filial. |
Numero do livro | Número do livro fiscal. O número sequencial do livro deve ser informado por cada cliente. Livro 1, 2, 3 e assim por diante. |
Tipo de Termo |
|
Quantidade total de páginas | Quantidade total de páginas. |
Página Inicial do Livro | Número da página inicial do livro. |
Página Final do Livro | Número da página final do livro. |
Layout do relatório | Layout horizontal. |
OBSERVAÇÃO: |
|
Data | DD/MM/AAAA (Data de geração do Termo) |
Emissão dos Termos de Abertura e Encerramento do Livro
Função F4 - Confirmar