Esse manual tem como objetivo auxiliar a atualização do Portal Agrícola. Antes de seguir o passo a passa, verificar o procedimento de Requisitos para Instalação do Portal Agrícola.
- Parada de Serviço do Windows
- Antes de iniciar a atualização dos arquivos do Portal Agrícola, o respectivo serviço do Windows deve ser interrompido.
- Para isso, inicialmente o painel de gerenciamento de serviços do Windows deve ser aberto.
- Acessar o painel por meio da execução do comandos “services.msc” ou botão direito na barra de Iniciar e escolher o menu “Gerenciador de Tarefas” e aba superior “Serviços”.
- O nome do serviço do Windows para o Portal Agrícola é iniciado com JBOSS (depende da configuração adotada na implantação).
- Backup de arquivo EAR e demais arquivos relevantes
- Após a interrupção do serviço do Windows do Portal Agrícola, recomenda-se o backup do arquivo EAR corrente.
- A aplicação EAR encontra-se no diretório “...\jboss-6.1.0-pagri\server\default\deploy” (diretório de instalação do Portal Agrícola). Ao acessar o diretório, efetuar backup do arquivo “PIMSServer.ear”.
- Caso a atualização também afete os arquivos descritores de DataSource e de E-mail, recomenda-se, também, o backup dos seguintes arquivos: “PIMSCS-oracle-ds.xml”, “PIMSPAGRIDS-oracle-ds.xml”, “PIMSSERVER-ds.xml” e “mail-service.xml”.
- Download do arquivo EAR
- Efetuar o download do ZIP que contém o arquivo EAR (indicado ao cliente junto a este documento).
- Substituição do EAR corrente pelo EAR atualizado
- Após o download da nova versão do Portal Agrícola no formato EAR, substituir (colar) no diretório mencionando no item 2, “...\jboss-6.1.0-pagri\server\default\deploy” (diretório de instalação do Portal Agrícola).
- Backup e/ou limpeza de arquivos temporários
- Após a cópia (atualização) do EAR do Portal Agrícola, também se recomenda a limpeza de arquivos temporários.
- Para isso, deve-se acessar o diretório “...\jboss-6.1.0-pagri\server\default\deploy” (diretório de instalação do Portal Agrícola) e excluir os seguintes diretórios: “log”, “tmp” e “work”.
- Reinicio de serviço do Windows
- Uma vez que o arquivo EAR tenha sido atualizado e os diretórios/arquivos temporários removidos, o serviço do Windows deve ser reiniciado.
- Para isso, inicialmente o painel de gerenciamento de serviços do Windows deve ser aberto.
- Acessar o painel por meio da execução do comandos “services.msc” ou botão direito na barra de Iniciar e escolher o menu “Gerenciador de Tarefas” e aba superior “Serviços”.
- O nome do serviço do Windows para o Portal Agrícola é iniciado com JBOSS (depende da configuração adotada na implantação). Por padrão, a implantação adota “JBAS61SVCHML” (para ambiente de homologação) e “JBAS61SVCPRD” (para ambiente de produção).
- O reinício do serviço do Windows do Portal Agrícola pode levar alguns minutos, tempo necessário para o servidor de aplicação JBoss descompactar e interpretar a nova versão do EAR.
- Após um período, o Portal Agrícola pode ser acessado e verificado no endereço “http://{HOST}:{PORTA}/PortalAgricola/initial.jsf”.
- Atualização de estrutura e objetos de banco de dados (OPCIONAL)
- Se solicitado pelos colaboradores da TOTVS, os arquivos de scripts e instruções de banco de dados enviados junto à versão do EAR (caso sejam enviados) devem ser executados na base de dados configurada no arquivo DataSource “PIMSPAGRIDS-oracle-ds.xml” (“...\jboss-6.1.0-pagri\server\default\deploy” - diretório de instalação do Portal Agrícola).
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