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Melhoria no processo de sincronização dos pedidos de compras de peças com o JDPOINT

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Versões:11.8

Segmento:

Varejo

Módulo:

Auto-Peças (SIGAPEC)

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Pedido Peças JD

OFINJD10

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

Imp. NF Peças JD

IMPXML

País(es):

Todos

Banco(s) de Dados:

Todos

Sistema(s) Operacional(is):

Windows®/Linux®.
Endereço(s) do(s) Pacote(s):https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=617253
Código-Fonte IMPXML.PRW:http://fluig.totvs.com:80/portal/p/10097/ecmnavigation?app_ecm_navigation_doc=5608401

Descrição

Implementada melhoria na rotina Pedido Peças JD (OFINJD10) referente ao processo de sincronização dos pedidos de compras com o JDPOINT. Atualmente a John Deere utiliza como chave para cada item do pedido de compras o número do pedido de compra + item do pedido de compra + sub-linha do item. Antes da implementação desta melhoria, só era considerada chave pedido de compra + item do pedido de compra. Por este motivo, foi criado o campo Sublinha It. (C7_SLITPED) para conter a sub-linha do item do pedido de compra. Desta forma, no momento da sincronização do pedido de compra serão criadas linhas no pedido de compra do Protheus para que este fique exatamente igual ao pedido de compra do portal da John Deere com relação a quantidade de linhas e status destas linhas.

Importante

Antes de executar o compatibilizador UPDOFIU8 é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em TOTVS Smart Client, digite U_UPDOFIU8 no campo Programa Inicial
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado.
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

Atualizações do Compatibilizador


Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela SC7 - Pedidos de Compra:

Campo

C7_SLITPED

Tipo

Caractere

Tamanho

2

Decimal

0

Formato

@!

Título

Sublinha It.

Descrição

Sublinha do Item do Ped

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Sublinha do Item do Pedido da Fábrica.

 

Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

Procedimento para Utilização

  1. Conforme explanado na introdução deste documento, foi criado o campo Sublinha It. (C7_SLITPED) para conter a sub-linha do item do pedido de compra. Desta forma, após a aplicação deste pacote os pedidos de compra já existentes no Protheus ficarão com o campo Sublinha It. (C7_SLITPED) sem conteúdo. Tais pedidos não serão relacionados a nota fiscal no momento da importação do XML. Por este motivo, é mandatório que seja executada a rotina de eliminação de resíduos para estes pedidos.
  2. A eliminação de resíduos é um cancelamento das pequenas quantidades que sobram nos pedidos de compras. Este processo será realizado quando a empresa receber as entradas parciais e não serão mais atendidas pela John Deere ou por algum motivo os pedidos não foram baixados com a entrada da nota fiscal.

  3. ATENÇÃO! Deverá será analisado pelo gestor do estoque o período dos seus pedidos que estão em aberto e que todas as notas fiscais de entrada sido efetuadas até a data de corte. Exemplo a John Deere demora de atender um pedido 8 dias até a chegada da nota fiscal a concessionária, sendo assim a data de corte deverá se 8 dias para trás. Estes são resíduos que devem ser eliminados para que as informações referentes ao estoque encomendado sejam atualizadas e fiquem corretas.

  4. No Compras (SIGACOM) acesse Atualizações\Pedidos\Eliminar Resíduos (MATA235).
  5. Será exibida a tela inicial da rotina. Clique no botão Param.
  6. Os parâmetros abaixo devem ser informados:
    1. Percentual Maximo?: Elimina os resíduos dos pedidos e/ou autorização de entrega cujo percentual a entregar seja menor ou igual ao percentual digitado. Ao informar 100%, elimina também as solicitações pendentes não atendidas.
    2. Data de Emissão de?: Data de emissão inicial a ser considerada na seleção dos dados para o processo.
    3. Data de Emissão ate?: Data de emissão final a ser considerada na seleção dos dados para o processo.
    4. Solic/Pedido de?: Número inicial do pedido de compras a ser considerado na seleção dos dados para o processo.
    5. Solic/Pedido até?: Número final do pedido de compras a ser considerado na seleção dos dados para o processo.
    6. Produto de?: Código inicial do produto a ser considerado na seleção dos dados para o processo.
    7. Produto até?: Código final do produto a ser considerado na seleção dos dados para o processo.
    8. Elimina Resíduo por?: Eliminar os resíduos dos pedidos de compras.
    9. Fornecedor de?: Código inicial do fornecedor a ser considerado no processo.
    10. Fornecedor até?: Código final do fornecedor a ser considerado no processo.
    11. Data de Entrega de?: Data de entrega inicial a ser considerada no processo.
    12. Data de entrega ate?: Data de entrega final a ser considerada no processo.
    13. Elimina SC com OP?: Elimina o resíduo das solicitações amarradas a Ordem de produção? 
    14. A partir do Item?: Informe o número do item inicial que será considerado na seleção dos registros para impressão.
    15. Ate o Item?: Informe o número do item final que será considerado na seleção dos registros para impressão.
    16. Contabiliza Pedido?: Contabiliza o pedido de compra ou autorização de fornecimento?
    17. Mostra Lanc Contab?: Exibe contabilização
  7. Confirme a execução da eliminação de resíduos.
  8. Após a eliminação de resíduos, o processo de compras e entrada de nota fiscal de compra de peças da John Deere irá permanecer o mesmo.
  9. Caso tenha dúvidas com relação a este processo, verifique a documentação aqui: Estoque Encomendado DPM John Deere.pdf