As estações dos PDVs serão cadastradas no sistema Bematech Live e serão integradas com o sistema Protheus através de comunicação de Mensagem Unica.
Inclusão:
- Após efetuar o o cadastro da Estação do PDV no sistema Bematech Live, será realizada a integração com o sistema Protheus.
Após a inclusão do cadastro da Estação no sistema Bematech, acesse o Configurador (SIGACFG), Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).
- O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema Bematech.
- Localize o campo Alias com conteúdo SLG.
Verifique através dos campos Valor Externo que é a chave da Bematech e Valor Interno que é a chave Protheus.
Importante!
Todas as integrações que utilizam mensagem unica como meio de comunicação, será passível de consulta via rotina de monitoramento das mensagens trocas, bem assim como o seu resultado de integração, para isso, acesse:
- No Configurador (SIGACFG) acesse Ambiente / Cadastros / Schedule
- Clique na opção EAI
- Localize o codigo da função = ListOfStationSalePoint
- Clique na lupa e selecione a opção : Visualizar mensagem original.
No envio da mensagem, um canal de comunicação é aberto com o webservice do produto integrado, e esta comunicação é encerrada após o recebimento da mensagem de retorno (no caso das Mensagens Única Totvs, após o recebimento da ReceiptMessage, indicando que que o processo ocorreu corretamente) ou por timeout (mensagem com status de falha).
Posteriormente, o outro sistema integrado poderá gerar uma outra mensagem de resposta (no caso das Mensagens Única Totvs, será gerada uma ResponseMessage) após o processamento da mensagem. Esta mensagem será gravada na fila do EAI e seu comportamento será idêntico ao destacado no tópico recebimento de mensagens assíncronas.
Observe a apresentação do XML, com as informações do PDV integrado.
Status das mensagens no EAI Protheus
Atualmente, existem 7 status disponíveis para uma mensagem na fila do EAI Protheus:
Aguardando execução - A mensagem está na fila do EAI e ainda não começou a execução (o seu envio ou o seu processamento pelo adapter);
Executando - A mensagem está sendo enviada para o sistema integrado ou a mensagem recebida está sendo processada;
Finalizada - A mensagem foi processada sem erros ou foi enviada sem erros;
Falhou - Houve um erro no envio da mensagem ou no seu recebimento;
Bloqueado - A mensagem foi bloqueada para execução pelo usuário;
Não entregue - A mensagem não foi enviada para o destino (ou ainda, ocorreu um erro por time-out e não foi possível definir se a mensagem foi recebida e processada);
Recusada - A mensagem foi recusada por conter divergências entre a mensagem e o seu XSD.
- No Controle de Lojas (SIGALOJA) acesse Atualizações / Ponto de Venda / Estações.
Observe a inclusão do cadastro de Estações, integrado via mensagem unica.