Árvore de páginas

Consulta Arquivo de Log

O Sistema controla o número de acessos, inclusões, alterações em arquivos, número de páginas de relatórios impressos e transações por usuário. Em seguida, gera um arquivo texto com uma nomenclatura que possui a estrutura:

SL + <data base>.LOG

O arquivo criado para controlar os logs é diário e nele estão contidas as informações do Layout do Arquivo de Log:


Número de Posições

Informação

01

Tipo de Registro:

O

Início da operação de determinado ambiente.

C

Fim da operação de determinado ambiente.

S

Início da operação de determinada função.

F

Fim da operação de determinada função.

B

Início da transação (begin transaction).

E

Fim da transação (end transaction).

I

Inclusão de registro de arquivo.

A

Alteração de registro de arquivo.

R

Emissão de relatório.

02

Código da empresa.

02

Código da filial.

03

Sigla do ambiente.

15

Identificação do usuário.

08

Nome do programa (opção do menu).

06

Horário de início e fim do processo.

10

Número de registro utilizado ou número de página (quando relatório).

03

Álias do arquivo alterado.

14

Código de identificação interna do Protheus.

08

Dispositivo de Saída (LPT1, COM1, etc.).

08

Reservado para uso futuro.

 

Para que o controle de Log seja acionado, devem ser informados os parâmetros:

  • MV_DIRLOG: indica o diretório em que deve ser gerado o arquivo para o controle dos Logs.
  • MV_LOGSIGA: indica as operações que devem ser tratadas pelo Controle de Logs. Deve ser preenchido com S (Sim) ou N (Não) nas seguintes posições:
    • Acesso a funções.
    •  Inclusões.
    • Alterações.
    • Relatórios.
    • Transações (TTS).
    • E-mail.
    • Parâmetros.

 

Help_buttonObservação:

O parâmetro MV_LOGERRO identifica o número de erros que podem ser armazenados no arquivo ERROR.LOG. Esse procedimento evita a perda de documentação de um erro em razão de outro gerado.


Procedimentos

Para consultar arquivo de log:

  1. Em Consulta Arq. de Log, está disponível o recurso Arquivos por Data que apresenta um calendário para verificar as datas com arquivos de histórico (log). Nesse caso, as datas são identificadas em vermelho.

Help_buttonObservação:

Utilize os recursos de Avanço ou Retrocesso para visualizar outros meses.

2. No recurso Configuração de Filtro de Log, o Sistema apresenta as opções:

  • Usuários: exibe todos os usuários cadastrados e permite selecionar um deles ou mais, para visualizar o histórico das operações realizadas. Para selecionar todos os usuários, deixe a caixa de verificação Marca Todos ativada. Se necessário, utilize o campo Pesquisar para localizar rapidamente um usuário.
  • Operações: selecione as operações que devem ser apresentadas na consulta de log; como: acesso a funções, inclusões, alterações, relatórios, transações, e-mail e parâmetros.
  • Ambientes: selecione os ambientes que devem ser apresentados na consulta de log.
  • Empresas: selecione as empresas/filiais que devem ser apresentadas na consulta de log.
  • Arquivos: selecione os arquivos que devem ser apresentados na consulta de log.

3. Clique em Atualiza Filtro, para verificar as movimentações realizadas.

Na área inferior da janela, são exibidas as operações realizadas conforme o Layout do Arquivo de Log já mencionado. Consulte a tabela de layout, para verificar cada tipo de registro.

4. Clique em Imprimir para emitir o relatório dos dados da consulta de log.

5. Configure a impressão e confirme.

6. Clique em Sair para voltar na Consulta Arq. de Log.


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