Objetivo
Esta rotina deve ser utilizada pelos importadores que enviam adiantamentos aos despachantes para pagamento de despesas do desembaraço.
É possível receber um arquivo TXT do despachante (via integração) para viabilizar a inclusão automática destas despesas no Sistema.
Conforme a definição dos parâmetros, a Solicitação de Numerário também poderá ser enviada por e-mail (vide Configuração de Envio de E-mail).
É possível definir destinatários adicionais no envio do e-mail ao despachante, através dos parâmetros MV_EMAILTE e MV_EMAILCP.
Procedimentos
Manutenção
Para realizar a manutenção da solicitação de numerário selecione um processo e clique em Manutenção.
Será apresentada a tela de Gerenciamento de Solicitações de Numerário com os dados do processo e despesas (caso já tenham sido lançadas).
A opção de inclusão permite informar os dados das despesas previstas para o processo e que serão adiantadas ao Despachante.
Fornecedor
Quando integrado com o módulo Financeiro (SIGAFIN) os dados do fornecedor são de preenchimento obrigatório.
O sistema irá sugerir os dados do fornecedor vinculados ao cadastro do despachante.
A opção de alteração permite modificar os dados das despesas previstas para o processo, desde que não tenham sido aprovadas - liberadas para uso no adiantamento.
A ação Excluir permite remover as despesas inseridas para o processo, desde que estas despesas não tenham sido aprovadas - liberadas para uso no adiantamento.
Esta opção possibilita importar para o Gerenciamento de Solicitação de Numerários as despesas previstas para o processo de Embarque/ Desembaraço, conforme a tabela de pré-cálculo asssociada ao processo.
Os valores apresentados são apurados levando em consideração:
- quantidades e valores dos itens definidos na fase de Embarque/ Desembaraço
- a atualização do valor efetivo da despesa na fase de Desembaraço; uma vez que uma despesa prevista na tabela de pré-cálculo tenha sido lançada na rotina de despesas do Desembaraço, o sistema assumirá o seu valor efetivo ao invés do valor previsto para apuração das demais despesas que tenham esta como base para apuração das suas previsões.
Após a marcação das despesas apresentadas, confirme a operação para as suas inclusões no Gerenciamento de Solicitações de Numerário.
Uma vez incluídas as depesas, na tela de gerenciamento das despesas do numerário todas as que ainda não foram liberadas estarão marcadas, como sugestão para aprovação.
Mantenha marcadas as que serão aprovadas e acesse a ação Liberar Adiantamento.
Uma vez confirmada a operação, o sistema fará a geração das despesas efetivas na rotina de Desembaraço (Atualizações - SIGAEIC), gravando para estas despesas o lote de liberação e a data de efetivação, além dos dados do usuário que realizou a operação.
Integração com o módulo Financeiro
Quando integrado ao módulo Financeiro (SIGAFIN) será possível realizar a geração de títulos de pagamento antecipado. Para maiores informações, consulte o documento Geração de PA (FI400GERPA - SIGAEIC).
Para realizar o cancelamento da liberação do lote, posicione em uma despesa com o lote para o qual deseja-se realizar a operação e acesse a ação Cancelar Liberação do Lote.
O sistema solicitará a confirmação através da mensagem: "Confirma o cancelamento do lote de aprovação '(número do lote)'? Todas as despesas contidas neste lote terão a aprovação cancelada". Uma vez confirmada, todas as depesas contidas neste lote serão excluídas das despesas do Desembaraço, ficando novamente disponíveis para manutenção e posterior aprovação.
Possibilita o reenvio de e-mail aos fornecedores quando configuradas as opções de envio de e-mail e habilitado o parâmetro MV_DESPFOR.
Integração
Para realizar a integração das depesa do numerário, recomenda-se o uso da central de Integração Despachante - EICEI100.
Ainda assim é possível efetuar pelo Gerenciamento de Solicitações de Numerário acessando a ação Integração.
O arquivo de integração deve respeitar o layout definido em: Integração de dados da Solicitação de Numerário.
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