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Manutenção Manual das Ordens (Versão Grade) - MAN0517

Visão Geral do Programa

Sendo o parâmetro “Aber./Lib.” da Ordem de Produção igual a “1” Automático, não será permitido efetuar a manutenção da situação das ordens nesta tela cabendo a utilização das rotinas automáticas MAN0855 (Abertura Ordens) e MAN0860 (Liberação Ordens).

Importante:

Essa rotina foi descontinuada na versão 12.1.18. O programa Ordens Produção (MAN0515) substitui a rotina MAN0517.

Manutenção Manual das Ordens  (Versão Grade) - MAN0517

Objetivo da tela:

Registrar as ordens de produção para a fábrica dando condições de planejamento ao sistema de Plano Operacional.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

caNcelar

Permite cancelar a ordem que está sendo mostrada na tela. Ao escolher esta opção, será solicitado ao usuário a confirmação. No caso do usuário confirmar a opção, a situação da ordem será automaticamente alterada para 9 (cancelada). Para executar esta opção, deve-se efetuar previamente uma consulta.

listar_2

Listagem resumida das ordens.

Texto

Permite verificar os textos cadastrados para cada ordem de produção por meio do MAN8310 (Texto Ordem Produção).

Modificar

Permite modificar o registro que está sendo mostrado na tela. Para tanto deve-se efetuar previamente uma consulta.

Listar

Permite listar todos os registros da tabela. O relatório (man0510.lst) será' gravado em disco. Para listá-lo devem ser usados comandos do sistema operacional: PRINT para o MS-DOS e LP para o UNIX..


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Item   Utilizado para identificar o código do item. Este item devera estar cadastrado na tabela de itens (ITEM). 

Item_pai

Utilizado para identificar o item pai na estrutura que gerou a ordem de produção. Devera' estar cadastrado na tabela de Itens (ITEM). Caso a ordem que se esta' cadastrando seja uma ordem para um item final, esse campo deve ser preenchido com 0 (zero). Se este campo for preenchido, devera' estar cadastrado na Estrutura como sendo pai do item anteriormente informado.

Data de entrega

Utilizado para identificar a data de data de entrega da ordem. A data informada deve ser maior que a data corrente.

Quando calculado pelo MRP e' considerado da seguinte forma:

  • Se a data da necessidade for menor que a data atual + quantidade de dias de emissão da ordem, a "data de entrega" será' igual ao somatório da data atual + quantidade de dias de emissão da ordem.
  • Caso contrario a "data de entrega" será igual a data da necessidade.

Data de abertura

Utilizado para identificar a data em que a ordem deve ser aberta. A data de abertura da ordem deve obrigatoriamente ser menor ou igual a data de liberação da ordem. Caso não informar o sistema calcula automaticamente, da seguinte forma:

  • Data de abertura será igual a data de liberação menos quantidade de dias do horizonte de abertura de ordens.

Data de liberação

Utilizado para identificar a data em que a ordem deve ser liberada para produção. A data de liberação da ordem deve obrigatoriamente ser menor ou igual a data de entrega da ordem. Caso não informar o sistema calcula automaticamente, da seguinte forma :

  • Data de liberação será igual a data de entrega menos o tempo de ressuprimento (lead-time).

Quantidade planejada

Utilizado para identificar a quantidade que esta sendo planejada para a ordem de produção.

Percentual de refugo

Utilizado para identificar o percentual de refugo de produção do item.

Para sua utilização em cálculos, será utilizado fator correspondente,aplicando-se a seguinte formula : (100/(100-pct_refug).

Quantidade de boasUtilizado para identificar a quantidade de peças boas já produzidas para atender a ordem.

Quantidade de refugo

Utilizado para identificar a quantidade de peças que foram refugadas durante o processo de produção para atender a ordem.

Quantidade de sucatas

Utilizado para identificar a quantidade de peças que foram sucateadas durante o processo de produção para atender a ordem.

Local de produção

Utilizado para identificar o local de produção da ordem. Deverá estar cadastrado na tabela de Locais (LOCAL). Automaticamente, durante o processo de inclusão, este campo será preenchido com o local de produção do item, podendo-se alterá-lo se for necessário.

Local de estoque

Utilizado para identificar o local de estoque da ordem. Devera' estar cadastrado na tabela de Locais (LOCAL). Automaticamente, durante o processo de inclusão, este campo será preenchido com o local de produção do item, podendo-se altera-lo se for necessário.

Número do documento

Utilizado para identificar o numero do documento que originou a ordem de produção.

Número do lote

Utilizado para identificar o numero do lote que originou a ordem de produção.

Roteiro

Utilizado para identificar o roteiro de fabricação que será seguido para a produção da ordem.  

Número da alternativa de roteiro

Utilizado para identificar a alternativa de roteiro a ser seguido para a produção da ordem.

Indicador para listagem da ordem

Utilizado para identificar se e' para listar automaticamente a ordem.

  1. Lista;
  2. Não lista.

Automaticamente, durante o processo de inclusão, este campo será preenchido com o respectivo indicador do item, podendo-se altera-lo se for necessário.

Indicador de listagem de roteiro

Utilizado para identificar se e' para listar automaticamente o roteiro.

  1. Lista;
  2. Não lista.

Automaticamente, durante o processo de inclusão, este campo será preenchido com o respectivo indicador do item, podendo-se altera-lo se for necessário.

Indicador de tipo de abertura e liberação da ordem

Utilizado para identificar o tipo de abertura/liberação.

  1. Automático;
  2. Manual.

Automaticamente, durante o processo de inclusão, este campo será preenchido com o respectivo indicador do item, podendo-se altera-lo se for necessário.

Indicador de baixa de componentes

Utilizado para identificar o tipo de baixa dos componentes.

  1. Baixa automática do local principal de produção;
  2. Baixa automática do local principal de estoque;
  3. Baixa manual do local principal de produção;
  4. Baixa manual do local principal de estoque.

Automaticamente, durante o processo de inclusão, este campo será preenchido com o respectivo indicador do item, podendo-se altera-lo se for necessário.

Indicador de apontamento

Utilizado para identificar o tipo de apontamento da produção.

  1. Aponta;
  2. Não aponta.

Automaticamente, durante o processo de inclusão, este campo será preenchido com o respectivo indicador do item, podendo-se altera-lo se for necessário.

Indicador da situação da ordem

Utilizado para identificar a situação da ordem de produção.

1 - Planejada (criada pelo M.R.P.);

2 - Firme (criada pelo usuário);

3 - Aberta;

4 - Liberada;

5 - Fechada;

9 - Cancelada.

Durante o processo de inclusão, a situação da ordem é preenchida automaticamente com 2.  Para alterar a situação da ordem, deve-se seguir o seguinte critério:

              ATUAL   VÁLIDAS

                  2       3, 9

                  3       4, 9

                  4       5, 9