É utilizada para efetuar reservas de produto ao cliente. Ao selecioná-la, o sistema apresenta a janela \"Consulta de Estoques/Identificação de Lojas\", destacando todas as lojas existentes na rede e os produtos relacionados à venda.
O usuário deve selecionar a loja e os produtos que deseja reservar.
O sistema permite ainda, pelas Reservas, o controle se o produto está sendo retirado pelo cliente ou será entregue pela loja.
Veja também a opção \"Identificação de Lojas\" no menu \"Gerência de Vendas\". Este cadastro será utilizado para identificar lojas de uma rede que trabalha de forma integrada, definindo quais são as lojas que trabalham com reservas e a qual é o número de dias de validade da reserva.
Se a data de validade da reserva vencer antes da confirmação da venda, esta será cancelada automaticamente pela \"Depuração de Reservas\", executada toda vez que o sistema é acessado.
Importante: Não poderão ser efetuadas reservas para o Cliente Padrão. Cliente Padrão este registro é criado automaticamente, é utilizado quando não existe a necessidade de identificar o cliente no momento da venda. |
- O cliente deve ter o CPF cadastrado.
- As lojas deverão estar relacionadas no cadastro de Identificação de Lojas.
- O TES relacionado ao produto a ser vendido (reservado), deverá atualizar estoque.
- Só serão efetuadas reservas se houver produtos em estoque.
- As reservas só poderão ser efetuadas entre filiais do sistema. Reservas entre empresas não são contempladas.
Aplicação prática I
Considerando que a loja trabalha com reservas de produtos. Observe os procedimentos que devem ser adotados para registrar as vendas quando o cliente realiza a retirada dos produtos no ato da compra.
O usuário deve:
- Cadastrar um orçamento definindo as reservas e entregas (no ato ou na data combinada).
- Finalizar a venda encerrando o orçamento cadastrado.
- O sistema emite o comprovante de venda e o cupom fiscal referente aos produtos.
Aplicação prática II
Considerando que a loja trabalha com reservas de produtos. Observe os procedimentos que devem ser adotados para registrar as vendas quando o cliente realiza a retirada de parte dos produtos no ato da compra e o restante entregue posteriormente.
O usuário deve:
- Cadastrar um orçamento definindo as reservas e entregas (no ato ou na data combinada).
- Finalizar a venda encerrando o orçamento cadastrado.
- O sistema emite o comprovante de venda referente a todos os produtos e o cupom fiscal referente aos produtos retirados no ato da venda.
- É gerado automaticamente outro orçamento para o controle dos produtos entregues posteriormente. Na finalização deste orçamento é emitido o cupom fiscal.
Aplicação prática III
Considerando que a loja trabalha com reservas de produtos no próprio local e em um centro de distribuição (CD). Observe os procedimentos que devem ser adotados para registrar as vendas quando o cliente realiza a retirada de parte dos produtos no ato da compra e o restante entregue posteriormente pelo CD.
O usuário deve:
- Cadastrar um orçamento definindo as reservas e entregas (no ato ou na data combinada).
- Finalizar a venda encerrando o orçamento cadastrado.
- O sistema emite o comprovante de venda referente a todos os produtos e o cupom fiscal referente aos produtos retirados no ato da venda.
- É gerado automaticamente outro orçamento, no CD, para o controle dos produtos entregues posteriormente. Na finalização deste orçamento é emitido o cupom fiscal.
Importante: As aplicações práticas exemplificadas são possíveis somente se o cliente tiver permissão da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do seu estado para tal operação, pois a rotina foi desenvolvida com base em um Regime Especial. |
Veja Também
- Consulte também o tópico Configurações para Vendas com Reserva e TEF.