Esta rotina atende a clientes e prospect para que haja integração com o back-office do ERP.
Em Televendas possibilita a realização de orçamentos de vendas, geração de pedidos de vendas e faturamento.
Fluxo de Processos do Televendas
Para utilizar o Televendas, o operador deve estar cadastrado como vendedor, ou o parâmetro MV_TMKCHK dever estar com o conteúdo F.
Todos os operadores que trabalham como vendedores são identificados pelo nome, e devem ser registrados no Cadastro de Vendedores com o mesmo nome definido no Cadastro de Operadores.
O sistema controla a permissão de acesso à rotina da seguinte forma: os 15 primeiros caracteres do nome do vendedor devem coincidir com os da identificação do usuário, informada durante a definição da sua senha no ambiente Configurador.
O grupo de atendimento utilizado pelo operador define toda a configuração para o uso em Televendas, principalmente nas opções de descontos e acréscimos.
Vendas com TEF - Transferência Eletrônica de Fundos
Para venda com cartão de crédito, o Protheus Call Center permite o uso da transferência eletrônica de fundos (TEF) através do Sitef (Sistema Inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos). Esse recurso proporciona a comunicação do cliente com as administradoras de cartões de crédito.
Veja como configurar o TEF para o Call Center no tópico Configurando o TEF.
Dica: Para que os recursos do TEF possam ser utilizados, é necessário que a infra-estrutura esteja de acordo com o requisitado pelo fornecedor dessa solução; sendo assim, cabe ao fornecedor enviar à empresa as configurações necessárias ao contratar o serviço. |
Vendas com Preço de Tabela - Tabelas de Preço ou Preço de Venda
Na rotina do Televendas, é possível informar uma Tabela de Preço (UA_TABELA) e também produtos que possuam Preço de Venda (B1_PRV1) em seu cadastro.
Caso seja informada uma Tabela de Preço (UA_TABELA) ou um Preço de Venda (B1_PRV1):
- Esse valor será preenchido automaticamente para os campos Preço Unitário (UB_VRUNIT) e Preço de Tabela (UB_PRCTAB).
- Não será possível alterar o valor do campo Preço de Tabela (UB_PRCTAB).
- Caso seja alterado o valor do Preço Unitário (UB_VRUNIT), ainda assim, o campo Preço Tabela (UB_PRCTAB) não será alterado com o novo valor.
- Se alterado o valor do Preço Unitário (UB_VRUNIT), o Valor da Mercadoria e o Total do Pedido, considerarão o novo valor informado.
- Os valores de desconto serão calculados utilizando o Preço de Tabela (UB_PRCTAB) como referência, ou seja, se o valor do Preço Unitário (UB_VRUNIT) for alterado, ao incluir um desconto, ele voltará a ter o seu valor original (UB_PRCTAB).
Caso seja informado um Preço de Venda (B1_PRV1) e uma Tabela de Preço (UA_TABELA):
- Será considerado o valor da Tabela de Preço.
Caso não seja informado um Preço de Venda (B1_PRV1) e nem Tabela de Preço (UA_TABELA):
- O valor informado no campo Preço Unitário (UB_VRUNIT) será enviado automaticamente para o campo Preço de Tabela (UB_PRCTAB).
- Após a inclusão do atendimento do Televendas, o Preço de Tabela (UB_PRCTAB) não poderá ser alterado.
- Caso seja alterado o valor do Preço Unitário (UB_VRUNIT), ainda assim, o campo Preço de Tabela (UB_PRCTAB) não será alterado com o novo valor.
- Se alterado o valor do Preço Unitário (UB_VRUNIT), o Valor da Mercadoria e o Total do Pedido, considerarão o novo valor informado.
- Na alteração do atendimento, se a Quantidade (UB_QUANT) for alterada, o campo Preço Unitário (UB_VRUNIT) será atualizado com o valor do Preço de Tabela (UB_PRCTAB).
- Os valores de desconto serão calculados utilizando o Preço de Tabela (UB_PRCTAB) como referência, ou seja, se o valor do Preço Unitário (UB_VRUNIT) for alterado, ao incluir um desconto, ele voltará a ter o seu valor original (UB_PRCTAB).
Integração com o Faturamento
Para o Brasil, a integração com o ambiente Faturamento é regida pelo parâmetro MV_OPFAT, cujas opções são:
- S (Sim) - gera nota fiscal direto no ambiente Call Center;
- N (Não) - gera somente o pedido de venda, que será tratado posteriormente no ambiente Faturamento;
- P (Pergunta) - ao finalizar a venda, o sistema pergunta se deve ser gerado o pedido de venda ou a nota fiscal.
Para os demais países a integração com ambiente Faturamento é regida pelo parâmetro MV_OPREM cujas opções são:
- S (Sim) - gera nota fiscal direto no ambiente Call Center;
- N (Não) - gera somente o pedido de venda, que será tratado posteriormente no ambiente Faturamento;
- P (Pergunta) - ao finalizar a venda, o sistema pergunta se deve ser gerado o pedido de venda ou a nota fiscal.
Quando igual à P, serão exibidas as seguintes mensagens para cada país, solicitando a confirmação antes de gravar os dados do Pedido de Venda:
- Argentina: Genera Remito?
- Colômbia, México e Paraguai: Genera Remision?
- Chile: Genera Guia de Despacho?
- Venezuela: Genera Factura de Entrega?
Dica: No caso de vendas com TEF, é obrigatório que este parâmetro esteja preenchido com o conteúdo S, ou seja, a nota fiscal é gerada pelo ambiente Call Center. Em toda transação TEF existe uma transferência de fundos. Obrigatoriamente, o sistema gera um pedido de venda, emitir a nota fiscal e gerar os títulos a receber no ambiente Financeiro. Caso tenha algum lançamento bloqueado por regra de negócio, ao preencher o campo Operação com a opção Faturamento o sistema apresenta a mensagem de bloqueio. Para isto é necessário configurar o parâmetro MV_VEBLQRG com o contéudo em .T.. |
Para efetuar vendas com a utilização TEF, veja o tópico do tópico Fluxo Operacional de Vendas com a utilização do TEF.
Importante: A utilização do parâmetro MV_ALTPED está disponível no ambiente Call Canter para possibilitar ou não a alteração de pedidos já faturados. Quando a configuração do parâmetro for igual a S (Sim), os itens do pedido de vendas sofrerão validações no campo quantidade. Se o item posicionado no momento já estiver faturado, não poderá ser excluído, e sua quantidade não poderá ser menor do que a quantidade faturada. Caso haja outros itens no mesmo pedido que ainda não foram faturados, estes poderão ser excluídos ou alterados. Quando a configuração do parâmetro for igual a N (Não), somente os itens que ainda não foram faturados é que poderão ser alterados. Quando o pedido de vendas tiver sido totalmente faturado, o sistema não permitirá efetuar nenhum tipo de alteração no pedido. |
Integração com o ambiente Controle de Lojas
No Sistema Protheus Call Center a integração com o ambiente SIGALOJA é regida pelo parâmetro MV_TMKLOJ; o conteúdo S permite que um orçamento efetuado no Televendas seja finalizado no Controle de Lojas.
Procedimentos
Para cadastrar um orçamento, ou faturamento no Televendas:
- A janela Televendas é dividida em três áreas:
- Cabeçalho
Nessa área são informados os dados do atendimento, selecionando: o cliente, o contato, operador, tabela de preço, o tipo de operação (orçamento ou faturamento), a mídia, o vendedor, o tipo de marketing, a campanha quando necessário, data e hora de retorno, etc.
- Itens
Nessa área são informados os dados do produto referente ao orçamento ou faturamento, tais como: quantidade, preço unitário, TES, descontos, acréscimos, etc.
- Rodapé
Está área é subdividida em duas pastas:
- Pasta Totais
Nesta pasta são destacados os totais da venda/orçamento, tais como: total das mercadorias, acréscimos, despesas, totais do pedido, etc.
- Pasta Impostos
Nesta pasta são destacados os cálculos dos impostos, tais como: base do imposto, valor do imposto, etc.
2. Na área Cabeçalho, preencha os dados conforme a orientação do help de campo.
3. Observe, porém, o preenchimento dos campos:
Operação - será escolhido o tipo de atendimento do Televendas.
Tipos de Operação:
- Faturamento - emissão de pedidos ou faturamento.
- Orçamento - emissão de orçamentos.
- Atendimento - registra um pré-orçamento, em que é necessário preencher somente os campos obrigatórios.
- Mídia - a definição deste campo é importante para avaliação métrica das mídias utilizadas nos atendimentos.
- Marketing - a definição deste campo é importante para saber qual é o tipo de contato feito no Televendas.
- Campanha - o preenchimento deste campo é importante para a execução de Campanhas.
Ao selecionar a campanha desejada, o atendente deve clicar em Script da Campanha para escolher o script a ser executado.
O sistema apresenta a janela Script Dinâmico, com todos os scripts relacionados a campanha, no formato pesquisa ou atendimento.
O usuário deve selecionar o script desejado e executá-lo conforme configurado em Script Dinâmico.
Observe as opções:
Avançar - Utilizado para avançar para a próxima pergunta.
Concluir - Utilizado para concluir a campanha.
- Retorno/Hora - nestes campos são informados a data e o horário em que a próxima ligação será realizada.
Neste caso, o sistema gerará um agendamento da ligação para o cliente na data e hora informada, se houver pelo menos um telefone cadastrado para o contato atual.
4. Na área Item, preencha os dados conforme a orientação do help de campo.
5. Observe, porém, o preenchimento dos campos:
Produto - neste campo deve ser informado o código do produto a ser orçado ou faturado.
Clique em Cadastro de Produtos, para consultar as características do produto. Ex.: preços de venda, saldos em estoque, etc.
Para visualizar os acessórios relacionados a este produto, clique em Acessórios. O sistema abre uma nova janela destacando todos produtos relacionados ao produto principal. Dê um duplo clique sobre o item desejado e observe que, ao confirmar, o sistema apresenta esse item na janela de itens em Televendas.
Para consultar os concorrentes, clique em Cadastro de Concorrentes.
- TES - o devido preenchimento deste campo é importante para que o sistema calcule corretamente os impostos conforme a classificação fiscal do produto, efetuando, assim, a integração dos dados na emissão da nota fiscal.
- Lote - esse campo só deve ser informado quando existe controle de rastreabilidade dos produtos.
- TES - o devido preenchimento deste campo é importante para que o sistema calcule corretamente os impostos conforme a classificação fiscal do produto, efetuando, assim, a integração dos dados na emissão da nota fiscal.
Para cadastrar a venda de outro(s) produto(s), na área de Itens, pressione Seta para Baixo, para que seja apresentada uma nova linha para a digitação.
6. Na área Rodapé, observe o cálculo efetuado conforme o TES (Tipo de Entrada e Saída) selecionado nos produtos.
7. Verifique as pastas:
- Totais
- Impostos
Importante: O cálculo da alíquota de ICMS é efetuado sobre a Unidade Federativa de Entrega. O sistema se baseia no campo Estado (A1_EST) do Cadastro de Clientes para fazer esse cálculo e não no campo Estado de Entrega em Televendas, assim como os demais cálculos de impostos serão baseados no Cliente/Prospect. |
8. Clique em Condições de Pagamento.
Será apresentada a janela Forma de Pagamento, dividida em duas áreas:
- Condições do Pagamento
- Dados Complementares
9. Preencha os dados conforme orientação do help de campo.
Observe, porém, os seguintes campos:
Condição - Esse campo está localizado na área Condição do Pagamento, observe que contém a mesma informação do campo Condição Pgt da janela Televendas.
Cálculo do vencimento das parcelas
O cálculo do vencimento das parcelas irá utilizar a data base para as operações definidas como Faturamento ou Orçamento, respectivamente UA_OPER = 1 e UA_OPER = 2. Caso a operação selecionada seja Atendimento (UA_OPER = 3), o cálculo dos vencimentos irá utilizar a data da criação do atendimento (UA_EMISSAO) como base do cálculo.
Exemplo:
Atendimento criado em , utilizando uma condição de pagamento que gere um título único com vencimento após sete dias a contar da sua inclusão do atendimento, logo, teremos o seu vencimento em. Observe que a condição de pagamento considera em seu cálculo, neste exemplo, a data em que o atendimento foi gerado (E4_DDD = D-Data do Dia).
No dia , o operador acessa esse atendimento e clica em (condições de pagamento).
- Caso o campo Operação (UA_OPER) esteja definido como 1=Faturamento ou 2=Orçamento, a data de vencimento do título será
- Caso o campo Operação (UA_OPER) esteja definido como 3=Atendimento, a data de vencimento do título permanecerá
Exceções:
- Caso o atendimento de Televenda já possua uma nota fiscal gerada (UA_STATUS=NF), a data que será considerada como base de cálculo para o vencimento das parcelas, será a data da emissão da nota (UA_EMISNF).
- No caso da utilização de uma Condição de Pagamento Tipo 9 no atendimento, as datas de vencimento obedecerão à(s) data(s) definidas pelo usuário, pois estas são definidas manualmente.
- Transportadora - Esse campo está localizado na área Dados Complementares, observe que contém a mesma informação do campo Transporte da janela Televendas.
10. Confira os dados e confirme.
11. Confira os dados do atendimento e clique em Salvar.
Importante: Para que após a confirmação de atendimento a janela forma de pagamento não seja exibida novamente, o parâmetro MV_TMKTCPG deve estar configurado com .T. (verdadeiro). É importante ressaltar que se o parâmetro não for criado, o conteúdo padrão será .F. (falso) e assim, o sistema continuará abrindo a janela de forma de pagamento, após a confirmação do atendimento. |
Ao confirmar, o sistema abre a janela para a impressão do relatório de orçamentos ou pedidos de venda, conforme configurado no campo Tipo de Operação, respectivamente, e definição do parâmetro MV_OPFAT.
12. Caso queira visualizar o relatório, confirme a sua impressão e configure os parâmetros necessários.
Dica: Para consultar o fluxo de processos/rotinas relacionados a um pedido de vendas gerado pelo Televendas, o atendente deve clicar em Pedido, que exibirá a janela Atualização do Pedido de Vendas, destacando o Cabeçalho e os Itens do pedido posicionado. Além disso, é possível rastrear todos os processos/rotinas relacionadas ao pedido, clicando em System Tracker disponível nesta janela. |
Lei n° 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados
Para adequar o Sistema Protheus® à Lei Geral de Proteção de Dados foi necessária a adaptação da apresentação dos dados desta rotina, de modo a realizar o tratamento dos dados sensíveis e/ou pessoais, com a utilização dos processos de Controle de Acesso e Log de Auditoria.
- Controle de Acesso
Define se o usuário ou um grupo de usuários possui a permissão de acessar/visualizar os dados sensíveis e/ou pessoais disponíveis nas telas das rotinas e/ou relatórios, quando for o caso.
O Administrador do Sistema é o responsável por estabelecer se as regras de controle das informações serão aplicadas a um único usuário ou a um grupo de usuários. A configuração desse acesso dos usuários e/ou grupo de usuários aos dados sensíveis e pessoais está disponível no módulo Configurador (SIGACFG) através dos acessos 192 e 193 (Relação de Acessos x Rotina).
Para maiores detalhes sobre a Política de Segurança, clique aqui.
- Log de Auditoria
Permite auditar as atualizações do Dicionário de Dados e do Cadastro de Usuário, as autenticações de acesso às rotinas que possuem campos sensíveis e/ou pessoais, bem como as possíveis rejeições de acesso a tais dados.
Para maiores detalhes, consulte o capítulo Regras de Auditoria na Política de Segurança.
O Sistema Protheus® disponibiliza algumas rotinas para a geração do Log de Auditoria. Os procedimentos para a configuração e geração desses relatórios podem ser obtidos através das Rotinas de Log e Auditoria.
Veja também
Para saber sobre a impressão dos relatórios atualizados pela rotina de Televendas, veja os tópicos: