Árvore de páginas

Linha de Produto:

Datasul

Segmento:

Manufatura

Módulo:

MFT - Faturamento

Issue:DMANFAT1-4470
Ticket:811382; 2102933

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Progress, Oracle e SQL

Descrição

Na geração de notas fiscais de serviço eletrônica, o usuário gerará notas no ERP Datasul, numerando conforme a parametrização informada no cadastro de Série Estabelecimento (FT0114). Esta nota é classificada como RPS, ou seja, um Recibo Provisório de Serviço. Quando este RPS é transmitido para a prefeitura, esta validará as informações enviadas pelo contribuinte, e gerará a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, classificada como NFS-e, onde é a prefeitura quem determina a numeração desta NFS-e.

Ocorre que as vezes, a numeração que consta no ERP Datasul (RPS) está incoerente com a numeração gerada pela prefeitura (NFS-e).

Para resolver esta situação, o ERP Datasul foi alterado de modo a permitir que se possa sincronizar a numeração retornada pela prefeitura com a numeração que consta no ERP. 

Procedimentos para Utilização

CD0403 - Manutenção Estabelecimento

Para a correta sincronização das numerações, deve-se parametrizar o estabelecimento que se queira parametrizar para que o sistema sincronize as numerações.

Observação: O parâmetro "Sincroniza Numeração ERP x Prefeitura" poderá ser parametrizado somente se o parâmetro "Bloqueia integração NFS-e não convertida/cancelada" estiver parametrizado. Isso ocorre por conta das atualizações automáticas para outros módulos, pois não seria possível realizar a sincronização se o RPS já estiver sido atualizado em outro módulo, com a numeração gerada pelo ERP.


Integração TSS

Integração TOTVS Colaboração 2.0


FT0114 (Série x Estabelecimento)


No programa de parâmetros Série x Estabelecimento (FT0114), no retângulo dos parâmetros pertinentes à Nota Fiscal Serviço Eletrônica, devem-se parametrizar as séries que serão do tipo "RPS" e "NFS-e". Para a série tipo RPS, deve-se informar a série NFS-e que será vinculada, pois teremos duas notas fiscais gravadas no sistema, a nota com série RPS e a nota com série NFS-e, onde esta será com a numeração da Prefeitura.



Exemplo:

Registro Série x Estab para a série RPS (nota provisória)
Estabelecimento 11
Série 3
Tipo Série RPS
Série NFS-e: 5

Registro Série x Estab para a série NFS-e (nota prefeitura)
Estabelecimento 11
Série 5
Tipo Série NFS-e


Nota:

As séries não poderão estar em branco e as duas séries deverão estar parametrizadas como "Emite Nota Fiscal de Serviço Eletrônica".


Monitor NFS-e

No programa de Monitor NFS-e, será possível visualizar a série NFS-e vinculada à série RPS em tela. O processamento ocorrerá da seguinte forma:

Conforme parametrizações realizadas, o usuário irá calcular uma nota fiscal de serviço, informando a série tipo RPS, no exemplo, série 3.

A nota tipo RPS será enviada para o integrador padrão TOTVS (TSS ou TC2). A situação da nota passará a ser "Enviada".

Para verificar se o RPS já foi convertido e a prefeitura já gerou a NFS-e, utiliza-se o botão "Consulta" (ou via FT0917 - Integração NFS-e Batch). Em caso positivo, neste momento a nota RPS não aparecerá mais no Monitor NFS-e, onde será apresentada apenas a NFS-e com a série NFS-e e a numeração gerada pela prefeitura.

O sistema realizará uma cópia do RPS e irá gerar uma nova nota com sistema, com a série NFS-e e número gerado pela prefeitura. A nota "antiga", ou seja, a nota provisória gerada com série RPS, será mantida no sistema apenas para verificações e backup, e constará no sistema com situação "Relacionada NFS-e". Esta nota NÃO será atualizada e integrada para outro módulo, ficará apenas no módulo Faturamento para consulta.

A nota "nova", ou seja, a NFS-e, ficará com situação "Convertida", e esta sim é considerada a nota oficial do sistema, pois é a nota com numeração gerada pela prefeitura. Esta nota poderá ser atualizada e integrada para os módulos do sistema. Com isso, a numeração visualizada no site da prefeitura é a mesma numeração que constará no ERP Datasul.

Caso o estabelecimento esteja parametrizado que não possui webservice de cancelamento (parâmetro "WebService Permite Cancelamento NFS-e Convertida"), ou seja, a prefeitura não disponibilizou um serviço para cancelamento automático, o usuário poderá cancelar a nota de serviço diretamente no site da prefeitura, e depois desse procedimento, poderá cancelar a nota no ERP. Neste processo, existe a possibilidade de o usuário eliminar esta nota, para que possa ser reutilizada a numeração. Então, caso o usuário cancele a nota e opte por eliminá-la, o sistema irá também eliminar a nota "antiga", ou seja, a nota RPS, gerada provisoriamente para gerar a NFS-e.