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Na devolução de venda, ROTINA TROCA / DEVOLUÇÃO (LOJA720) qual natureza é considerada?

Produto:

Microsiga Protheus

Versões:

P11 e P12

Seguimento:

Varejo

Ocorrência:

Qual Natureza é utilizada na rotina de TROCA / DEVOLUÇÃO (LOJA720)?

Ambiente:

SIGALOJA

Passo a passo:

A funcionalidade de TROCA / DEVOLUÇÂO( LOJA720 ) tem por finalidade realizar trocas e devoluções de vendas efetuadas anteriormente. Para isso, podemos escolher a forma com que a troca / devolução será efetuada (Com Documento de Entrada ou Sem Documento de Entrada).

Se o parâmetro MV_NFENAT estiver habilitado, ou seja, com o conteúdo ".T." , será necessário uma NATUREZA para a finalização do processo.

Uma vez habilitado, será obrigatório informar uma natureza para o parâmetro MV_1DUPNAT. O conteúdo padrão deste parâmetro é "SA1->A1_NATUREZ", mas dependendo da regra também pode ser informado o conteúdo "SC5->C5_NATUREZ", que refere-se a natureza informada no momento da inclusão de um pedido de venda( SC5 / SC6 ).

Caso tenhamos a configuração citada acima, MV_NFENAT = .T. e MV_1DUPNAT = SC5->C5_NATUREZ, no momento da devolução de uma venda, via rotina Troca Devolução - LOJA720, para o sistema é necessário existir uma natureza de devolução, porém não será encontrada devido a rotina "Venda Assistida" (LOJA701) não gerar informações pertinentes ao módulo de faturamento, pedido de venda ( SC5 / SC6 ), com isso retornando a mensagem:

Para que seja possível dar continuidade ao processo, podemos efetuar a validação diretamente no conteúdo do parâmetro. Por exemplo:

Exemplo 01: Retornando a natureza previamente cadastrada no cadastro de clientes( SA1 )

Iif(AllTrim(FunName()) == "LOJA720",SA1->A1_NATUREZ,SC5->C5_NATUREZ)

Exemplo 02: Retornando o conteúdo do parâmetro MV_NATDEV

Iif(AllTrim(FunName()) == "LOJA720",SuperGetMv("MV_NATDEV",.F.,"DEV./TROCA"),SC5->C5_NATUREZ)

Caso não queira utilizar a regra no conteúdo do parâmetro MV_1DUPNAT, temos também a opção de utilizar o ponto de entrada MT103MTZ, responsável por retornar o código da natureza desejada.

Exemplo:

#Include 'Protheus.ch'

/*ÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜÜ
±±³Funcao ³ MT103NTZ ³ Autor ³ Varejo ³ Data ³ 12/04/18 ³±±
±±ÃÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÅÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÁÄÄÄÄÄÄÄÁÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÁÄÄÄÄÄÄÁÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄ´±±
±±³Descricao ³ Exemplo de retorno de natureza para rotina de devolucao LOJA720 ³±±
±±ÃÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÅÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄ´±±
±±³Uso ³ Automacao Comercial ³±±
ßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßß*/
User Function MT103NTZ()

Local aArea := GetArea()

Local cRet := ""

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
//Foi usado como exemplo o conteúdo do parâmetro MV_NATDEV, porém pode ser usado //
//qualquer outro contéudo/parâmetro desde que esteja préviamente cadastrado na tabela //
//SED(Cadastro de naturezas) //
///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
If AllTrim(FunName()) == "LOJA20"
cRet := SuperGetMv("MV_NATDEV",.F.,"DEV./TROCA")
Else
cRet := &(SuperGetMV("MV_1DUPNAT",.F.,""))
EndIf

RestArea(aArea)

Return cRet

Após a efetivação das configurações citadas acima, o processo de devolução da rotina de Troca / Delvolução, será finalizada com sucesso.

Observações:

Antes de retornar qualquer conteúdo de natureza, referente ao processo de devolução, via parâmetro ou ponto de entrada, o mesmo deve estar previamente cadastrado na tabela SED - Cadastro de Naturezas.

No exemplo do ponto de entrada, foi usado o parâmetro MV_NATDEV, porém pode ser usado qualquer outro parâmetro ou conteúdo, desde que o mesmo esteja devidamente cadastrado na tabela SED - Cadastro de Naturezas.

Caso seja usado algum parâmetro para o retorno da natureza, atente-se para o conteúdo informado. Como a parâmetro será do tipo caracter, informar o seu conteúdo sem aspas ( " ), pois este conteúdo irá influenciar no momento da procura no cadastro de naturezas, com isso influenciando na finalização do processo.

Para mais informações você pode consultar a FAQ Varejo: Dúvidas Frequentes - Varejo