O objetivo de executar o processo de Confirmação de Matrícula é automatizar a validação do pagamento de uma ou várias parcelas do contrato de um aluno ou vários alunos.
É comum a seguinte situação: Aluno faz matrícula nas disciplinas do próximo período letivo. Entretanto, não efetua o pagamento da 1ª parcela (referente à matrícula). Sendo assim, a instituição de ensino não permite que seja efetivada a matrícula daquele aluno enquanto não realizar o pagamento da primeira parcela.
Este processo permite que as instituições façam o gerenciamento das parcelas dos alunos para a realização da matrícula.
Acesse: Matrícula e Avaliação | Matrícula | Mais... | Confirmação de matrícula por pagamento
Será aberta uma tela de filtro, selecione para quais alunos o processo será executado.
Após selecionar os alunos, é necessário informar qual parcela e cota serão analisadas, bem como a situação de matrícula que será alterada no período letivo, além do motivo de alteração, dada às condições de parcela baixada (FLAN. STATUSLAN = 1) ou parcela não baixada (FLAN. STATUSLAN <> 1).
A partir da versão 12.1.2205 foi realizado uma alteração na tela, agora o nome mudou para Confirmação de Matricula. A tela permite que sejam feitos filtros para seleção dos alunos por consulta SQL, seleção de matriz aplicada ou até mesmo um único aluno.
Este processo possui os seguintes parâmetros para a alteração da situação de matrícula:
- Verificar o comportamento da inadimplência da bolsa de crédito
Ao habilitar este parâmetro, a confirmação da matrícula considerará as bolsas de crédito na validação de inadimplência do aluno
- Alterar data da matrícula conforme data do pagamento
Ao habilitar este parâmetro, a data da matrícula assumirá o mesmo valor da data de pagamento na confirmação da matrícula.
- Verificar assinatura do contrato
Ao habilitar este parâmetro, a confirmação da matrícula será feita somente para alunos que possuam contratos assinados que não estejam cancelados e sejam do tipo plano.
Exemplo: Para os alunos que efetuaram o pagamento da 1ª parcela a matrícula será confirmada e a situação alterada para 'Cursando'. Aqueles que não efetuaram o pagamento, por ora, terão sua matrícula pendente e a situação alterada para 'Pré-matriculado'.
Ao avançar o processo é necessário selecionar qual serviço será verificado durante a execução da rotina. É usual que o serviço avaliado neste caso seja 'Matrícula'.
A partir da versão 12.1.2402, o processo irá verificar se a parcela está vencida e se há pelo menos um pagamento registrado na parcela, na cota e no tipo de serviço selecionados, assim a matrícula é confirmada.
Observação: lembre-se de que podemos ter a mesma parcela para serviços distintos.
Execute o processo após a seleção do serviço a ser validado.
Após a execução será apresentado um log, que apresentará os registros modificados.
Os alunos terão suas situações alteradas conforme o pagamento (ou não) da parcela/serviço validado.
Outra possibilidade de realizar a rotina é através agendamento do processo, afim de determinar qual é a sua periodicidade de execução , quando se utiliza o ambiente em n camadas.
Caso queira realizar o fracionamento de jobs, acesse:
Ambiente | Processos | Segurança de Jobs Fracionáveis