Os Parâmetros de Integração Financeira são responsáveis por orientar o sistema TOTVS Incorporação durante a execução de processos que integrem as despesas do Condomínio a lançamentos do sistema TOTVS Gestão Financeira, como Filiais, Centros de Custos, Natureza Financeira dos lançamentos e até o Tipo de documento que será criado para pagamentos e recebimentos.
Pré-Condições:
- 1 - Ter criado uma Filial
- 2 - Ter cadastrado um Centro de Custo
- 3 - Ter cadastrado as Naturezas Orçamentarias/Financeiras a Pagar e Receber Analíticas
Observação: Este cadastro é o mesmo utilizado pelo módulo de Aluguel. Assim possui alguns campos que não irão impactar a geração de Lançamentos do Módulo de Condomínio, são eles:
- Tipo de documento a pagar (Condicional)
- Utiliza lançamentos futuros como provisão
- Código tipo de documento a receber (Futuro)
- Código tipo de documento a pagar(Futuro)
Como cadastrar e utilizar o Parâmetro de Integração Financeira no módulo Condomínio:
- Passo 1 - Acesse: TOTVS Incorporação/ Condomínio / Básicos/ Parâmetros de Integração Financeira.
- Passo 2 - Clique em Incluir. Preencha os campos conforme desejar e clique em salvar. Os campos são
- Id Parâmetro: Código Identificador do Parâmetro de Integração, esse campo permite somente que seja inserido o valor. Ao editar o Parâmetro de Integração Financeira ele virá bloqueado;
- Coligada: Permite selecionar a Coligada do Parâmetro de Integração Financeira. Através da Coligada selecionada, que serão realizados filtros nos demais campos do cadastro, onde só é permitido associar registro da mesma coligada;
- Descrição: Descrição do Parâmetro de Integração;
- Centro de Custo: Permite selecionar qual Centro de Custo será associado aos lançamentos gerados;
- Departamento: Permite selecionar qual Departamento Empresarial será associado aos lançamentos gerados;
- Natureza Financeira a Pagar: Permite selecionar qual Natureza Financeira a Pagar será associada aos lançamentos gerados;
- Natureza Financeira a Receber: Permite selecionar qual Natureza Financeira a Pagar será associada aos lançamentos gerados;
- Tipo de Documento a Pagar: Permite selecionar qual Tipo de Documento a pagar será associado aos lançamentos gerados para um Fornecedor ou Ambos;
- Tipo de Documento a Receber: Permite selecionar qual Tipo de Documento a receber será associado aos lançamentos gerados para um Cliente ou Ambos;
- Conta Caixa: Permite selecionar qual Conta Caixa será associada aos lançamentos gerados.
- Percentual multa de atraso / juros de mora: Campos que permitem definir o comportamento de cobrança de juros e multa por atraso nos lançamentos que serão gerados pelo Condomínio. Seguem os campos para essa parametrização:
- Tipo de Juros Dia: Permite definir como será cobrado o Juros Dia, tendo como opções por Taxa (%) ou Valor;
- % de juros/mora: Campo no qual permite definir o valor de Juros Dia dos lançamentos a serem gerados. Esse campo pode conter o valor na forma de Taxa (%) ou Valor (R$), conforme selecionado no campo "Tipo de Juros Dia";
- % multa atraso: Campo no qual permite definir o valor da multa atraso. Esse campo sempre será preenchido com valores na forma de Taxa (%).
- Passo 3 - Acesse: TOTVS Incorporação | Condomínio | Manutenção de Empreendimento | Condomínio | Gestão Financeira
- Passo 4 - No campo "Parâmetros de Integração Financeira" selecione o registro desejado. Assim todos os Fechamentos associados ao Empreendimento, irão gerar os Lançamentos conforme o Parâmetros de Integração Financeira selecionado no campo.
- Observação: Nesse campo será permitido somente associar Parâmetros de Integração Financeira, que possuem a mesma coligada do Empreendimento.
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