Controle Orçamentário
O controle gerencial além de controlar o orçamento de despesa dentro do financeiro, controla também o orçamento de receita. Com o financeiro integrado ao controle orçamentário o sistema disponibiliza opções de ações sobre o lançamento ao exceder despesa e também receita. Esse controle será definido nos parâmetros do sistema por coligada com as seguintes opções:
Ação sobre o lançamento ao exceder despesa:
- Barra
- Avisa
- Bloqueia
- Não avisa
Ação sobre o lançamento ao exceder receita:
- Avisa
- Não avisa
Tipo de Documento
Para controle de orçamento, é preciso definir no Tipo de Documento se o controle será somente para lançamentos a receber, se somente para lançamentos a pagar ou para ambos.
- Se o controle for somente de despesa, defina que o tipo de documento será a pagar e defina qual a ação sobre o orçamento, aumenta o realizado, diminui o realizado ou nenhum efeito.
- Se o controle for somente de receita, defina que o tipo de documento será a receber e qual será a ação sobre o orçamento, aumenta o realizado, diminui o realizado ou nenhum efeito.
- Agora se o controle orçamentário for tanto de despesa quanto para receita, basta definir que o tipo de documento será a pagar e a receber (ambos), defina qual será a ação sobre o orçamento (aumenta realizado, diminui realizado ou nenhum efeito).
Ao informar a ação de aumenta ou diminui o realizado o campo Afeta orçamento para* ficará habilitado, para que seja definido qual tipo de lançamento afetará o orçamento, se o lançamento for a apagar, se for a receber ou “a pagar e a receber”.
Observações
- O campo “Afeta Orçamento para” só será habilitado se o tipo de documento tem efeito sobre o orçamento e ficará indisponível se tipo de documento somente "A pagar" ou "A Receber".
- O controle de orçamento de receita do financeiro só estará disponível a partir da versão 12.1.23.
- O default para o campo afeta orçamento para será “A Pagar”.
Processos que afetam o controle de orçamento
- Inclusão de lançamento
- Alteração de data de emissão
- Alteração de valor original
- Alteração de centro de custo e ou Natureza orçamentária
- Alteração de Tipo de Documento
- Cancelamento do Lançamento
- Alteração global dos campos: valor Original, data de emissão, tipo de documento, centro de custo.
- Geração de lançamento padrão
Processos que não afetam o controle de orçamento
- Gerar Acordo
- Parcelamento
Geração de borderô
Remessa de pagamento
Desvincular Lançamento do Borderô
Tabelas relacionadas
- FTDO.AFETAORCAPARA
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