Controle Orçamentário

O controle gerencial além de controlar o orçamento de despesa dentro do financeiro, controla também o orçamento de receita. Com o financeiro integrado ao controle orçamentário o sistema disponibiliza opções de ações sobre o lançamento ao exceder despesa e também receita. Esse controle será definido nos parâmetros do sistema por coligada com as seguintes opções:

Ação sobre o lançamento ao exceder despesa:

  • Barra
  • Avisa
  • Bloqueia
  • Não avisa

Ação sobre o lançamento ao exceder receita:

  • Avisa
  • Não avisa

Tipo de Documento

Para controle de orçamento, é preciso definir no Tipo de Documento se o controle será somente para lançamentos a receber, se somente para lançamentos a pagar ou para ambos.

  • Se o controle for somente de despesa, defina que o tipo de documento será a pagar e defina qual a ação sobre o orçamento, aumenta o realizado, diminui o realizado ou nenhum efeito.
  • Se o controle for somente de receita, defina que o tipo de documento será a receber e qual será a ação sobre o orçamento, aumenta o realizado, diminui o realizado ou nenhum efeito.
  • Agora se o controle orçamentário for tanto de despesa quanto para receita, basta definir que o tipo de documento será a pagar e a receber (ambos), defina qual será a ação sobre o orçamento (aumenta realizado, diminui realizado ou nenhum efeito). 

Ao informar a ação de aumenta ou diminui o realizado o campo Afeta orçamento para* ficará habilitado, para que seja definido qual tipo de lançamento afetará o orçamento, se o lançamento for a apagar, se for a receber ou “a pagar e a receber”.

Observações

  • O campo “Afeta Orçamento para” só será habilitado se o tipo de documento tem efeito sobre o orçamento e ficará indisponível se tipo de documento somente "A pagar" ou "A Receber".  
  • O controle de orçamento de receita do financeiro só estará disponível a partir da versão 12.1.23.
  • O default para o campo afeta orçamento para será “A Pagar”.

Processos que afetam o controle de orçamento

  • Inclusão de lançamento
  • Alteração de data de emissão
  • Alteração de valor original
  • Alteração de centro de custo e ou Natureza orçamentária
  • Alteração de Tipo de Documento
  • Cancelamento do Lançamento
  • Alteração global dos campos: valor Original, data de emissão, tipo de documento, centro de custo.
  • Geração de lançamento padrão

Processos que não afetam o controle de orçamento

  • Gerar Acordo
  • Parcelamento
  • Geração de borderô

  • Remessa de pagamento

  • Desvincular Lançamento do Borderô

Tabelas relacionadas

  • FTDO.AFETAORCAPARA

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