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  • DT Processo de devolução para conserto

Tempo aproximado para leitura: 15 min


01. DADOS GERAIS

Linha de Produto:Virtual Age
Segmento:Moda
Módulo:Transação
Função:Devolução para conserto
Ticket:
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :DVACOM2-1528


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Complementar a rotina de devolução para conserto.

03. SOLUÇÃO

 Desenvolver controle de 'saldo em suspensão' para os produtos em trânsito para conserto


01. Criar as operações a serem utilizadas:

a. Devolução do Cliente para a Loja.

b. Envio da Loja para o Fornecedor para conserto.

c. Envio do Fornecedor para a Loja após conserto.

d. Retorno da Loja para o Cliente após conserto.

02. Criar as atividades que irão compor os roteiros do processo de Conserto no GERFM209

Código - Numerar sequencialmente

Descrição

Tipo de Atividade - Padrão

Tipo de Apontamento - Normal

Quantidade de dias - Prazo máximo para execução da atividade

Tipo de Documento

- Sem documento

- Transação Fornecedor (obrigatório informar Operação)

- Transação Cliente (obrigatório informar Operação)

Operação - quando obrigatório

03. Relacionar os usuários que podem executar uma atividade.

Colocar o foco na atividade e clicar no botão 'Relacionar usuário...' que chamará o programa GERFM211. Relacionar todos os usuários que podem executar a atividade.

04. Compor um roteiro padrão utilizando o GERFM210.

Numerar e denominar o roteiro.

Numerar as fases e relacionar suas atividades.

05. Configurar o parâmetro 'DS_LST_OPER_TRA_CONSERTO'

Este parâmetro determinará quais as operações utilizadas para receber as devoluções de clientes que serão enviadas para conserto.

06. Configurar quais as operações o usuário pode utilizar no TRAFM060

Utilizar o ADMFM023

07. Receber uma devolução pelo TRAFM060 usando uma operação relacionada no parâmetro 'DS_LST_OPER_TRA_CONSERTO'.

O operador deverá identificar o cliente, a operação de devolução utilizada para 'conserto' e o produto.

08. Após o 'Tab' abre o programa TRAFP062 com o código do cliente, um intervalo de datas e o código do produto:

Note que o campo código do produto não poderá ser modificado.

09. Após o F4 o programa relacionará todas as Notas Fiscais emitidas para o cliente e com o produto:

O operador deverá clicar sobre a nota escolhida para devolver a informação para o TRAFM060.

10. Volta para o TRAFM060 após a confirmação do código de produto e da associação da nota de origem:

11. O operador deverá teclar em F11 ou no botão 'Encerrar'

12. Após o encerramento irá abrir o TRAFM061 apenas para confirmação.

Abrirá o componente FISFL055 para visualização da Nota Fiscal. Basta confirmar.

O comando volta ao TRAFM060 que imediatamente (sem necessidade de comando) abre o FISFP008 para emissão da Nota Fiscal.

Como não é o objetivo deste teste basta cancelar a emissão.

Novamente o comando volta para o TRAFM060 que dará mensagem "Deseja consultar saldo Credev?". Responder "Não".

Observação 1: A partir da devolução do produto para conserto relacionando uma nota fiscal de venda ele fica em 'suspensão' não podendo ser referenciado em outro processo de devolução.

Em seguida o TRAFM060 exibirá outra pergunta: "Deseja prosseguir para o processo de conserto?". O operador poderá optar em dar seguimento à devolução em outra ocasião (não) ou prosseguir na sequência (sim).

13. Para a resposta 'sim' o TRAFM060 chamará o TRAFP095 passando o filtro de transação:

Teclando F4 irá carregar apenas o conserto decorrente da transação iniciada no TRAFM060:

14. O operador deverá marcar a linha desejada e teclar em 'Atribuir roteiro...".

15. Abrirá o GERFL113 para escolha do roteiro.

Basta o duplo clic sobre a linha para devolver o roteiro escolhido para o TRAFP095:

16. O passo seguinte determinado pelo roteiro escolhido será enviar o produto ao fornecedor para o conserto. O operador irá marcar a linha em processo e escolher o fornecedor.

Note que a operação é trazida automaticamente do roteiro.

O duplo clic no campo pessoa chama o PESFL027 com os possíveis fornecedores.

Obtido o fornecedor clicar em 'Movimentar':

Irá abrir o TRAFP062 para a associação da Nota Fiscal de compra do produto (quando existente):

Em seguida abre o TRAFM061 para encerrar a transação:

Após o encerramento da transação abre o TRAFP095 mostrando qual a próxima atividade prevista pelo roteiro:

Observação 2: A partir do momento em que o produto foi enviado para o fornecedor referenciando uma nota fiscal de compra este produto desta nota fica em 'suspensão' não podendo ser utilizado em outra transação.

O processo de conserto só será retomado quando o fornecedor devolver o produto já consertado.

17. O operador deverá acessar o TRAFP095 e localizar o produto que está sendo devolvido.

Note que a operação e o código do fornecedor já virão automaticamente carregados.

Ao clicar em 'Movimentar' o programa irá abrir o TRAFM050 para lançamento da Nota de emissão de terceiro:

O botão 'Encerrar' abre o TRAFM051 para informações da Nota Fiscal de entrada.

Na sequência será aberto o TRAFM050 e o TRAFP004. Após confirmação fecha o TRAFP004 e o TRAFM050 dará a mensagem de 'Transação Atendida!':

Observação 3: Uma vez que o produto foi retornado pelo fornecedor para a loja a 'suspensão' da utilização deste produto na Nota Fiscal referenciada deixa de existir.

Após as mensagens de confirmação o TRAFP095 irá mostrar a próxima atividade do roteiro trazendo também a operação e a pessoa:

Quando o cliente vier buscar o produto na loja o operador deverá marcar a respectiva linha e clicar em 'Movimentar'.

O programa abrirá o TRAFM061 para confirmação:

Após será dada a mensagem de 'Processo concluído!':

Observação 4: Após a entrega do produto para o cliente a 'suspensão' de utilização deixa de existir.