Child pages
  • Integração com base ORCECERTO
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

A ORCECERTO é uma empresa que realiza soluções de informação, conhecimento e sistemas de apoio à indústria da construção. Ela possui uma base de dados que contém uma grande e atualizada lista de composições, insumos e preços. No TOTVS Obras e Projetos existe a Integração com a base PINI que será substituída pela integração com a ORCECERTO.

Foi disponibilizado a opção de escolher qual versão será importada. Entre elas:

  • OC18091
  • SICRO18040
  • SINAP

Para a versão SICRO18040, será possível importar preço desonerado.

A integração do TOP com a ORCECERTO se dá através do consumo dos serviços do WebService que alimentam a base do TOP. O WebService contará com nove serviços a serem consumidos pela TOTVS em seu processo de importação:

- Cadastrar Senha:
        Este serviço irá cadastrar a senha do cliente TOTVS no WebService do sistema ORCECERTO. O TOTVS irá enviar um arquivo XML contendo um cabeçalho com o “código de usuário” para autenticar o serviço, o CNPJ do cliente TOTVS, e a senha que o cliente informou nos parâmetros do TOP.

- Alterar Senha:
        Este serviço irá alterar a senha do cliente TOTVS no sistema. O TOTVS irá enviar um arquivo XML contendo um cabeçalho com Usuário e Senha para autenticar o serviço e no corpo terá a nova Senha que o cliente informou nos parâmetros.

- Obter Versão:
        Este serviço irá retornar a versão da base padrão ORCECERTO disponível, e a referência de preços atual. O TOTVS irá enviar um arquivo XML contendo um cabeçalho com Usuário e Senha para autenticar o serviço, e no corpo enviará a versão da base padrão ORCECERTO assim como o ano e mês da referência de preços ORCECERTO que está atualmente no cliente TOTVS.

- Obter Praças:

        Este serviço irá retornar todas as praças de preços disponíveis para esse cliente TOTVS. O TOTVS irá enviar um arquivo XML contendo um cabeçalho com Usuário e Senha para autenticar o serviço.

- Obter Naturezas Insumos:
        Este serviço irá retornar todas as naturezas dos insumos disponíveis no WebService. O TOTVS irá enviar um arquivo XML contendo um cabeçalho com Usuário e Senha para autenticar o serviço. As naturezas de insumos ORCECERTO equivalem aos “Grupos de Custo” no TOP.

- Obter Insumos:
        Este serviço irá retornar todos os insumos da base de dados padrão ORCECERTO no WebService. O TOTVS irá enviar um arquivo XML contendo um cabeçalho com Usuário e Senha para autenticar o serviço e no corpo a versão de base padrão ORCECERTO atual do cliente.

- Obter Preços Insumos:
        Este serviço é um dos mais importantes no processo e irá retornar todos os preços de insumos da praça escolhida pelo cliente no processo de Importar base. O TOTVS irá enviar um arquivo XML contendo um cabeçalho com Usuário e Senha para autenticar o serviço e no corpo terá a praça e o ano e mês da referência de preços atual do cliente TOTVS. Os preços serão importados em moeda brasileira (Real – R$), pois as praças que ao WebService trabalha são todas do território nacional. Tem-se também a opção de calcular os Preços dos Insumos, com o intuito de atualizar os valores dos mesmos após a importação.

Atualizar Grupo de Custo:
Na primeira importação, será preenchido as informações de Grupo de Custo independente da opção marcada ou não.
Nas próximas importações, com a opção marcada, os Grupos de Custo para os Insumos já importados serão atualizados.

- Obter Composições:

        Este serviço irá retornar todas as composições da base de dados dao WebService. O TOTVS irá enviar um arquivo XML contendo um cabeçalho com Usuário e Senha para autenticar o serviço e no corpo a versão da base padrão ORCECERTO atual no cliente.

- Obter Recursos Composições:
        Este serviço irá retornar todos os recursos de composições da base ORCECERTO. O TOTVS irá enviar um arquivo XML contendo um cabeçalho com Usuário e Senha para autenticar o serviço e no corpo a versão da base padrão ORCECERTO atual do cliente.

Para clientes que utilizam a integração com a PINI, existe a opção, no sistema de realizar a conversão para a integração com a ORCECERTO, essa opção está presente na tela de Parâmetros Gerais do TOP e após executar a conversão da integração os campos de Url, Login e Senha deverão ser informados. Após a conversão todas as descrições que anteriormente faziam referência à PINI passam a se referir à ORCECERTO.

Ao executar a importação, a compatibilidade de Unidades de Insumos e Composições será realizada, e caso seja encontrado alguma Unidade que não esteja cadastrada na base destino, uma tela será exibida com todas as Unidades ausentes que necessitam de definição de uma unidade equivalente. É obrigatório o preenchimento de todas as Unidades:

A última versão utilizada na importação é armazenada após a execução do processo, para que em futuras importações, ao abrir a tela, tal versão seja selecionada automaticamente para o projeto em aberto;

Recursos Vinculados:

No cadastro de Recursos de Composição, existe o anexo de "Recursos Vinculados" que permite que recursos da mesma composição "mãe" insumo possam ser vinculados à um recurso do tipo composição auxiliar que esteja presente na mesma composição principal. Essa necessidade se deu a partir de informações e regras do DNIT que define que uma composição auxiliar pode representar um custo do tempo ou do transporte de um determinado material, como pode ser visto na imagem abaixo:

No exemplo acima, é possível notar que o Material "M0082 Areia média lavada" está presente na composição como MATERIALTEMPO FIXO e MOMENTO DE TRANSPORTE, porém trata-se somente de um material. No caso dos outros grupos, o que representa o custo com o material, seriam as composições 5914647 para tempo fixo e 5914359, 5914374 e 5914389 para momento de transporte.

Sendo assim, para que essa representação possa ser considerada e que um relatório possa exibir essa "amarração" existe o cadastro de Recursos Vinculados:

Para composições auxiliares do tipo "Momento de Transporte", se faz necessário que no momento do cadastro do Recurso Vinculado, sejam definidos os valores dos DMT's que são específicos para cada recurso relacionado ao transporte, onde o cálculo realizado afim de definir o Valor Parcial da composição auxiliar considera essas grandezas, como no exemplo a seguir:

Algumas considerações são importantes, tais como:

  • Somente recursos da mesma composição principal podem ser vinculados;

  • Somente em Recursos do tipo Composição que é possível realizar o vínculo;

  • A soma das quantidades dos recursos vinculados atualiza a quantidade do recurso pai;
  • Tanto o cálculo da composição pai quanto o cálculo do projeto atualizam a quantidade do recurso que tem vinculo;

  • O campo quantidade da visão de recursos e da tela são somente leitura para recursos que possui vinculados;

  • O mesmo recurso só pode ser vinculado uma única vez em outro recurso;

  • Os DMT's somente podem ser definidos para Tipos de Associação LN, RP ou P sendo que é possível apenas um dos tipos.





  • No labels