Nesta etapa será possível fazer configurações gerais no modulo TOTVS Folha de Pagamento
 
Parâmetros e Campos

Cálculo IRRF/INSS de múltiplos vínculos sem chapa centralizadora
Este parâmetro tem o objetivo de tratar o cálculo de IRRF para as pessoas que tiverem mais de um vínculo na mesma coligada e o cálculo de INSS para as pessoas que tiverem mais de um vínculo considerando todas as coligadas. No cálculo, o sistema irá verificar as bases das demais chapas que tem o mesmo código de pessoa, porém cada chapa terá o seu desconto de INSS e IRRF.

Calcula INSS conforme eSocial

Para calcular o INSS conforme o eSocial será necessário marcar o parâmetro "Calcula INSS conforme eSocial' e informar a partir de qual competência o sistema iniciará o cálculo desta forma.

Marcado este parâmetro, no envelope de pagamento dos vínculos relacionados serão lançando o evento de CC387 e/ou CC388 para funcionários Normais e o CC417 para Autônomos,Diretores e Conselheiros , conforme a regra de cada código de cálculo.

Observação

Este parâmetro só será habilitado quando o parâmetro 'Calculo IRRF/INSS de múltiplos vínculos sem chapa centralizadora' estiver marcado.

Marcando este parâmetro, o sistema sempre irá verificar se existe outras chapas/vínculos do mesmo funcionário para encontrar a alíquota de INSS, independente se o outro vínculo for na coligada corrente ou em outra coligada.

Atenção

Para o correto funcionamento do cálculo de INSS conforme o eSocial, todas as coligadas de vínculos relacionados deverão ter este parâmetro marcado e a competência 'a partir de' preenchidos com o mesmo valor.

A partir de

Este parâmetro foi criado para informar a partir de qual competência/ano será considerado para fazer o cálculo de INSS de múltiplos vínculos conforme o eSocial.

Observação:

Este parâmetro somente será habilitado quando o parâmetro 'Calculo IRRF/INSS de múltiplos vínculos sem chapa centralizadora' estiver marcado.

Não bloquear liberação de competência caso exista pendência de recálculo de múltiplos vínculos:  Este parâmetro somente será habilitado quando o parâmetro 'Calcula INSS Conforme eSocial' estiver marcado.

Parâmetro Desmarcado: Caso exista pendência de recálculo para funcionários com múltiplos vínculos, ocorrerá "Erro" nas rotinas de  Liberação/Validação de competência e não será possível realizar o processo até que o recálculo da movimentação mensal seja realizado para os funcionários identificados em: Folha Mensal | Consultas | Múltiplos Vínculos que Necessitam Recálculo. 

Parâmetro Marcado: Caso exista pendência de recálculo para funcionários com múltiplos vínculos, ocorrerá "Aviso"  nas rotinas de  Liberação/Validação de competência e não será impeditivo para a realização do processo.


 Lança Grupo de eventos sem recalcular envelope

Com este parâmetro marcado, ao realizar o lançamento de Grupos de Eventos (em Folha Mensal | Lançamentos | Grupo de Eventos) o envelope do funcionário não será recalculado

Caso o parâmetro não estiver marcado, o recálculo do envelope acontecerá em conjunto ao processo de Lançamento de Grupos de Eventos.

 
Lança líquido insuficiente separado do arredondamento
 
 
Caminho padrão para gravação\importação de arquivos .TXT
 
 
Diretório utilizado para processos que geram arquivos em .net (Jobserver)

 A partir da versão 12.1.2306.103 o uso deste parâmetro será descontinuado.

Para isso fizemos uma modernização, para garantir escalabilidade e compatibilidade com cloud, e agora ele é capaz de identificar automaticamente o local mais adequado para salvar esses arquivos. Caso haja necessidade de especificar manualmente esse diretório, é possível utilizar o parâmetro FILESERVERPATH no arquivo rm.host.exe.config, porém é recomendável deixar que o local seja escolhido de forma automática.
 
Debug de fórmulas adicionais no arquivo de médias
Com este parâmetro marcado, as fórmulas adicionais serão discriminadas no log de média dos cálculos de Férias, 13º Salário e Rescisão.
 
Bloquear lançamento financeiro do mesmo fator gerador
Com esse parâmetro marcado, ao realizar o lançamento financeiro, o sistema irá validar os seguintes campos: Coligada, Filial, Data Emissão, Valor e Histórico. Caso eles sejam iguais em um lançamento já existente, o sistema não gerará o lançamento enviando uma mensagem de aviso no log de execução do processo.
 
Ativar Alterações da Reforma Trabalhista de acordo com a Lei Nº 13.467 de 13 de Julho de 2017
 
 
Armazena Geração de Guia de INSS por Chapa
Marcando este parâmetro, os valores da guia de INSS detalhados por funcionários no log da geração, serão armazenados no banco de dados podendo ser utilizados de acordo com a necessidade da empresa, como por exemplo, a emissão de relatórios gerenciais.
Quando marcado, os valores serão armazenados nas tabelas PGPSLOGCALC e PGPSLOGCALCDETALHE.

Observação
O maior valor do campo IDGPS sempre corresponderá a ultima Guia gerada pelo sistema.


 Considerar histórico de situação de funcionário ao gerar Folha Analítica na competência atual
 Este parâmetro permite ao usuário alterar o tipo de leitura  da situação do funcionário que será levada na geração da Folha Analítica.

  • Com o parâmetro marcado ao gerar Folha Analítica para o mês da competência, a geração levará no relatório a situação encontrada no histórico de situações do funcionários, encontrada em Administração Pessoal|Cadastros|Funcionários|Anexos| Históricos| Histórico de Situação.
  • Com o parâmetro desmarcado ao gerar Folha Analítica para o mês da competência, será levado no relatório a situação encontrada na tabela PFUNC, que pode ser observada na coluna 'Situação' da tela de funcionários.
  • Com o parâmetro marcado ou desmarcado ao gerar Folha Analítica retroativa, será levado no relatório a situação encontrada no histórico de situações do funcionários, encontrada em Administração Pessoal|Cadastros|Funcionários|Anexos| Históricos| Histórico de Situação.




Informações Complementares



<<Voltar para tela anterior Folha Normal