Quando ocorrer a mensagem "Não foi possível abrir a aplicação", execute os seguintes passos:
1. Na mensagem exibida clique em "Mais informações" para identificar o formulário (arquivo ".xml") que precisará ser instalado.
Ex:
Local: "http://servertotvs:8280/datasul/MD/view/ems5/freeform/ViewUsuarUniv.xml"
** nesse exemplo precisará ser instalado o formulário "ViewUsuarUniv" do aplicativo "ems5";
2. feche a janela do erro e no menu do "Metadados IDE" (" Foundation\Foundation Flex\"Gerenciamento de Metadados (em cadastros)" ") selecione a opção "Assistente\Instalar Produto";
3. marque somente a opção "Formulários" <Avançar>;
4. informe "Aplicação" (no exemplo citado acima, ficaria igual a "ems5");
5. marque o formulário (no exemplo citado, ficaria igual a "ViewUsuarUniv") <Avançar>;
6. nas telas posteriores, clique no botão "Avançar" até aparecer o botão "Finalizar". Quando esse botão aparecer, finalize a instalação do formulário.
OBS: A instalação citada deve ser executada por um usuário diferente do usuário "Super" e este usuário (o que fará a instalação) deverá ter permissão no grupo "GST" (Gerenciador Metadados).
IMPORTANTE:
As orientações acima se aplicam até a release "Datasul 11.5.3".
Para releases superiores, não se faz necessário a instalação do formulário pois os objetos "XML's" necessários para a execução do formulário já são expedidos com a mídia. Caso ocorra o erro para uma release superior ao "Datasul 11.5.3", deverá ser solicitado (via chamado) para a área de negócio em questão a liberação dos objetos "XML Runtime".