Árvore de páginas

As pesquisas dividem em dois grupos principais:

Quantitativa

Qualitativa


Sendo que o segundo tipo pode ser realizado de duas formas:

Qualitativa em grupo

Qualitativa em profundidade


O tipo de pesquisa controlado pelo ambiente Gestão de Pesquisa e Resultado do Protheus é a "Pesquisa Quantitativa", que define-se por medir opiniões, reações, sensações, hábitos e atitudes de um universo (público-alvo) através de uma amostra que o represente de forma estatisticamente comprovada.

Fonte: Pesquisa de Mercado

Marina Rutter & Sertório A. de Abreu

Para analisar ou avaliar um item, com relação a uma população (conhecida ou não, finita ou infinita) deve-se extrair uma amostra dela. A amostra de uma pesquisa é fator básico para validar ou não um trabalho.

Segundo Marina Rutter & Sertório A. de Abreu, os tipos de amostra existentes são:

  • Probabilística
  • Aleatória
  • Estratificada
  • Sistemática
  • Conglomerado
  • Cotas


Utilizamos o tipo de amostra "Estratificada", onde seus elementos são retirados de determinado segmento que possui características comuns.

Por exemplo:

Clientes do segmento de indústria química que possuem mais de 500 colaboradores estabelecidos no estado de São Paulo.

Exemplos de pesquisas realizadas no mercado:

  • Supermercados
  • fluxo de consumidores e avaliação de setores da loja
  • rapidez e/ou eficiência dos caixas
  • qualidade dos produtos e atendimento dos setores
  • perfil do consumidor e outros
  • Universidades/escolas
  • perfil dos inscritos em vestibular, alunos matriculados e ex-alunos
  • avaliação da instituição, cursos e professores
  • situação da concorrência
  • Mídias
  • avaliação de audiência de rádio e TV
  • levantamento de perfil do público leitor de jornais e revistas
  • pesquisas temáticas
  • perfil do público


A esta pesquisa, dá-se o nome de Pesquisa de Mercado, que pode ser também voltada a novos negócios, atendendo as necessidades de empreendedores que desejam abrir ou ampliar empresas e negócios, e precisam saber sobre, por exemplo:

  • fluxo de clientes
  • características do entorno
  • viabilidade do empreendimento
  • perfil de clientes


  • Sem rótulos