CONTEÚDO
- Visão Geral
- Exemplo de utilização
- Documentações Relacionadas
01. VISÃO GERAL
Nesse documento está descrito todas as configurações necessárias para que o workflow de avaliações seja executado, desde a configuração do e-mail e parâmetros de workflow no módulo configurador e a geração de uma nova avaliação. Para realizar a geração da avaliação é necessário diversos cadastros prévios que não estão descritos neste documento, que é focado apenas no processo de workflow.
02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO
O primeiro passo para configurar o workflow das avaliações é cadastrar uma conta de e-mail no configurador, esse e-mail irá enviar as avaliações.
No ambiente configurador (SIGACFG) acesse Ambiente / Workflow / Contas de e-mail
Preencha as informações se atentando a seção enviar mensagens, onde deve ser informado o servidor SMTP e porta para conexão, além da conta de e-mail e senha para o envio das mensagens.
Nesse exemplo utilizei uma conta Microsoft, as informações são diferentes para cada servidor de e-mail.
Após cadastrar a conta de e-mail é necessário configurar os parâmetros utilizados pelo workflow
Ainda no configurador acesse Ambiente / Workflow / Parâmetros de workflow
Nessa tela selecione a conta cadastrada anteriormente
Temos diversas opções, desde a forma de envio a notificações, por e-mail, de ocorrências - como a falha no envio - para o workflow das avaliações especificamente vamos focar em dois campos:
Envia HTML no corpo da mensagem: Caso essa opção seja marcada o HTML gerado pelo Protheus é enviado diretamente no corpo do e-mail, caso contrario será enviado um arquivo em anexo com o HTML.
Servidor na seção Messenger: Servidor do workflow, mais informações estão presentes na aba AppServer.ini desse documento.
Em Ambientes / Cadastros / Parâmetros os parâmetros:
MV_RHCONTA | Deve ser preenchido com o endereço de e-mail de onde será disparado o correio eletrônico; |
MV_RHSENHA | Deve conter a senha desse mesmo e-mail; |
MV_RHSERV | Deve ter o servidor SMTP, ex.: smtp.gmail.com; |
MV_RHAUTEN | .T. ; |
MV_EMCONTA | Deve ser preenchido com o endereço de e-mail de onde será disparado o correio eletrônico; |
MV_EMSENHA | Deve conter a senha desse mesmo e-mail; |
MV_RELSERV | Deve ter o servidor SMTP, ex.: smtp.gmail.com; |
MV_RELACNT | Deve ser preenchido com o endereço de e-mail de onde será disparado o correio eletrônico; |
MV_RELAPSW | Deve conter a senha desse mesmo e-mail; |
MV_RELPSW | Deve conter a senha desse mesmo e-mail; |
MV_RELAUSR | Deve ser preenchido com o endereço de e-mail de onde será disparado o correio eletrônico; |
MV_RELAUTH | .T. ; |
MV_RELFROM | Deve ser preenchido com o endereço de e-mail de onde será disparado o correio eletrônico; |
MV_RELSSL | .T. ; |
MV_RELTLS | .T. ; |
MV_GCPPORT | Deve conter o número da porta SMTP ex.: 465; |
MV_PORSMTP | Deve conter o número da porta SMTP ex.: 465. |
O Portal Gestão do Capitão Humano deve estar previamente configurado no ambiente, abaixo estão apenas as chaves incluídas para o workflow.
Para mais informações sobre como preencher as informações no AppServer.ini acesse: https://tdn.totvs.com/x/_FNtDQ
Abaixo apresento a configuração utilizada nesse exemplo.
A primeira chave é o servidor do workflow, essa chave é informada no campo Servidor no cadastro dos Parâmetros do Workflow - Ver aba Configurações workflow desse documento.
Definimos também o serviço JOB_WF_LINK
Scheduler do workflow
Por fim incluí os serviços na chave OnStart para que sejam executados assim que o servidor do Protheus seja iniciado.
IMPORTANTE!
Verifique no cadastro de Pessoas/Participantes (RD0) se o campo e-mail está preenchido corretamente.
Para realizar a montagem da avaliação é necessário a inclusão de diversos cadastro que não serão discriminados aqui, pois esse documento destina-se a geração do workflow.
Após realizar todas as configurações necessárias acesse o módulo Avaliação e Pesquisa de Desempenho (SIGAAPD) para realizar a montagem da avaliação.
Atualizações / Avaliações / Montagem
Preencha os campos necessários, verifique o período informado, pois ele será utilizado na criação da agenda, responsável por controlar quando as avaliações serão enviadas.
Na aba agenda defina a periodicidade e a quantidade de dias que os avaliadores terão para responder. Ao gerar a agenda informe o tipo de envio:
1 - Aviso: Será enviado um aviso informando que há uma avaliação disponível no portal Gestão do Capital Humano, o participante deve acessar o portal para responder.
Na aba Avaliado selecione os participantes que serão avaliados durante essa avaliação, dependendo do tipo de montagem da avaliação - Manual, Semi-automática ou Automática - essa informação não será editável
Após selecionar os avaliados, selecione também os avaliadores, definindo se será um autoavaliação ou não
Salve a avaliação.
É necessário ter um Agente configurado para a execução da rotina, acesse Schedule - Como agendar a execução de rotinas para saber mais sobre a configuração de schedules no Protheus.
Ao salvar a avaliação será gerado um schedule para controlar o envio dos e-mails
Esse cadastro pode ser visto no módulo configurador. Acesse SIGACFG / Ambiente / Schedule / Schedule
Clique em Agendamentos e depois em cadastro, terá um registro chamando a função APDA270SCH, essa função é responsável por enviar os e-mails com as avaliações.
Após a execução do schedule, os e-mails são enviados.
Para e-mails de cobrança deve-se atentar as seguintes regras:
- Ao realizar a montagem da avaliação, o sistema preenche o campo "Data Lim Rsp (RDC_DTLIMR)" respeitando o conteúdo do campo "Tp.Avaliador (RDA_TIPOAV)" da seguinte forma:
- Caso o Tp.Avaliador contenha o valor = "1 - Avaliador" o sistema grava em "Data Lim Rsp" a data contida no campo "Lim.Rsp.Dor."
- Caso o Tp.Avaliador contenha o valor = "2 - Auto-Avaliador" o sistema grava em "Data Lim Rsp" a data contida no campo "Lim.Rsp.Ado."
- Caso o Tp.Avaliador contenha o valor = "3 - Consenso" o sistema grava em "Data Lim Rsp" a data contida no campo "Lim.Rsp.Con."
Com o campo "Data Lim Rsp (RDC_DTLIMR)" devidamente preenchido conforme as regras acima, quando o WF de cobrança é disparado, o sistema verifica se o campo "Data Retorno (RDC_DATRET)" não esta preenchido e, se data que o WF esta sendo executado, é maior da data contida no campo "Data Lim Rsp", assim é identificado a necessidade do envio de e-mail de cobrança e o mesmo é enviado:
Caso o tipo de envio da avaliação foi definido como 1 - Aviso no e-mail conterá a mensagem cadastrado no sistema, não existindo a mensagem para o evento devidamente cadastrada, o sistema envia o e-mail contendo a seguinte informação:
Abaixo um exemplo de como será enviado um e-mail contendo informações para o avaliado: