Árvore de páginas

Aplicaremos a descontinuidade progressiva dos relatórios do formato Release 3 (não personalizado) do módulo Faturamento (SIGAFAT) do produto Protheus® a partir do release 12.1.17 de Agosto/2018.

    Além disso:

    • Os relatórios criados a partir da Release 12.1.17 serão suportados apenas no formato Release 4 (personalizado).
    • O formato Release 3 (não personalizado) não receberá melhorias ou manutenções a partir da Release 12.1.17.
    • O parâmetro MV_TREPORT não terá mais efeito.


    Ao utilizar um relatório no formato Release 4 (personalizado) será possível:

    • A impressão nos formatos Excel®, PDF®, HTML®
    • Configurar o tipo de papel e orientação da impressão
    • Adicionar novas colunas
    • Remover colunas não utilizadas
    • Adicionar totalizadores
    • Ajustes de margem
    • Ajustes no tamanho das fontes das colunas

    Segue a lista dos relatórios do módulo SIGAFAT - Faturamento, com as suas respectivas datas de descontinuação das melhorias e manutenções do formato Release 3:

    SIGAFAT - Faturamento

    Fonte Descrição A partir da data
    MATR795 Pedidos com Grade

     

    MATR790 Romaneio de Transporte

     

    MATR605 Relação de Orçamento

     

    MATR720 Minuta de Faturamento

     

    MATR760 Demonstrativo de Reajuste

     

    MATR785 Lista de Preço x Cliente

     

    MATR615 Relação de Instrução de Montagem

     

    MATR025 Relação de Sugestão de Orçamento

     

    MATR050 Vendedores

     

    MATR020 Clientes

     

    MATR060 Transportadoras

     

    FATR120 Faturamento Real

     

    FATR320 Área de Trabalho

     

    FATR080 Cancelamento e Descontos por Agrupador

     

    FATR070 Propostas Comerciais

     

    FATR060 Oportunidades X Processo de Venda

     

    MATR690 Disponibilidades

     

    FATR010 Relação de Oportunidades

     

    MATR540 Comissões 

     

    MATR580 Faturamento por Vendedor

     

    MATR640 Duplicatas

     

    MATR755 Curva ABC por Região

     

    MATR780 Faturamento por Cliente X Quantidade de Produto

     

    MATR765 Curva ABC por Cliente

     

    MATR550 Notas Fiscais / Relação de Notas Fiscais

     

    Acompanhe os exemplos abaixo, e veja os benefícios dos relatórios no formato Personalizado (R4)



    Tipos de impressão

    A impressão em formato personalizável (R4) permite ao usuário a extração dos dados nos seguintes formatos:

    • Arquivo: O relatório será salvo em um arquivo local ou no servidor;
    • Spool: Onde o relatório será exibido na tela do próprio sistema para posterior impressão;
    • E-mail: O relatório é enviado por e-mail;
    • Planilha: O relatório pode ser aberto em Excel®;
    • HTML: Exibido no browser definido como padrão no sistema operacional;
    • PDF: Formato salvo como arquivo na extensão .PDF, e pode ser salvo no local definido pelo usuário;
    • ODF: Formato de impressão para uso no editor de texto da BrOffice.



    Local de impressão

    Esta opção permite selecionar qual o local de impressão do relatório:

    • Impressão: Define qual a impressora será enviada a impressão do relatório
    • Ambiente: Define se o arquivo será salvo em um driver local ou no servidor



    Tipos de papel

    Permite a escolha:

    • Do tipo de papel no qual fará a impressão do relatório
    • Da orientação da impressão do relatório (paisagem ou retrato)



    Configurações

    Permite alterar:

    • O título do relatório que será exibido no cabeçalho do relatório
    • Selecionar o layout padrão ou personalizado que se deseja imprimir
    • Se deseja ou não exibir o preview da impressão do relatório
    • Se o processamento do relatório ocorrerá ou não em segundo plano



    Personalizar impressão

    Permite a personalização dos dados que serão impressos no relatório, tais como:

    Personalizações do Relatório e Seções

    As Seções são as partes estruturais do relatório em TReport. Dentro delas ficam as células que serão impressas no relatório.

    Um relatório em TReport deve conter uma seção principal (Seção do Relatório), e pode conter uma ou mais seções secundárias.
    Por exemplo, a primeira pode ser o cabeçalho, a segunda os dados do relatório e a última os totalizadores.

    Configurações do Relatório

      Selecionando a seção principal (seção do Relatório) teremos as seguintes abas das Configurações do Relatório:

      • Propriedades
      • Layouts
      • Visualização de Layout


        Define algumas configurações básicas como:

        • Fonte
        • Tamanho da fonte
        • Espaçamentos
        • Impressão de cabeçalho e rodapé
        • Impressão de parâmetros
        • Impressão das informações do usuário
        • Observações

        Permite excluir layouts específicos salvos pelo usuário.

        Permite pré-visualizar a impressão / layout do relatório.

        Configurações das Seções

        Selecionando uma seção do relatório teremos as seguintes abas de Configurações da Seção:

          Permite a definição:

          • A impressão da estrutura das seções e das células
          • O espaçamento entre as células e colunas
          • Se haverá alguma quebra
          • Da cor de fundo, da fonte e borda do título

          Permite a:

          • Inserção ou remoção de uma célula do relatório
          • Criação de fórmulas e totalizadores
          • Inserção de borda nas células
          • Alteração de cor de fundo e cor de fonte da célula

          Permite a montagem de filtros específicos para o relatório.