01. VISÃO GERAL
Os Títulos de exportação do Contas a Receber podem ser liquidados no exterior em moeda estrangeira e os valores pagos não são trazidos no primeiro momento da liquidação, mas sim quando há a efetivação de um contrato de câmbio. Isto deve-se ao fato de ocorrer uma negociação para considerar uma taxa de câmbio mais vantajosa ao que foi efetivado no pagamento.
No entanto, entre o pagamento do título até a efetivação do mesmo por um contrato de câmbio, deve-se considerar a tributação dessa variação cambial.
Por meio da contabilização dessa variação cambial, será possível apurar os tributos devidos.
02. PRÉ-REQUISITOS
- As melhorias descritas neste documentos são válidas a partir da versão 12.1.27.
Nota
- O produto Easy Export Control (SIGAEEC) deverá estar na versão 12.1.27.
- Verificar a documentação disponível pelo produto através do link, que irá constar toda a configuração para este melhoria: TVKVAK_DT_Integração do Easy Export Control via Mensagem Única - EAI
- Executar o conversor de tabela (cre00591.cnv) que criará a tabela cre_tit_export_var_camb_trib que permitirá armazenar os títulos de exportação que foram pagos através da mensagem AccountReceivableDocumentDischarge (baixa de títulos).
- Executar o conversor de tabela (cre00592.cnv) que criará a tabela cre_lanc_var_camb_trib para armazenar os lançamentos mensais de variação cambial tributável.
- Toda a definição do processo prévio de integração entre o Logix e o Easy Export Control (SIGAEEC) pode ser acessado através do link: DT Integração Backoffice Logix Trade Easy Exportação
Importante
- O projeto não contempla, no momento da liquidação dos títulos no contrato de câmbio, a integração com o módulo TRB - Transações Bancárias.
03. FLUXO DO PROCESSO
04. CONFIGURAÇÃO
Abaixo encontra-se os procedimentos para que os títulos que tenham recebimento no exterior e que seja pagos através da mensagem CurrencyExchangeContractClosing seja considerado para a contabilização da variação cambial tributável.
05. BAIXA DE TÍTULOS
- Quando ocorrer o pagamento de títulos no Contas a Receber, através da menagem única AccountReceivableDocumentDischarge, que se enquadram nas características abaixo, estes serão considerados para o cálculo da variação cambial tributável através da rotina de contabilização (FIN10117 - Lançamentos Contábeis de Variação Cambial):
- Tipo de Título cuja Finalidade seja Exportação e marcado para Contabiliza a variação cambial?.
- Portador seja do tipo Carteira e esteja marcado a opção a opção Contabilizar variação cambial tributável?.
06. EFETIVAÇÃO DO CONTRATO DE CÂMBIO
- O contrato de câmbio se efetiva e cessa o cálculo da variação cambial na contabilização a partir do momento do envio da mensagem CurrencyExchangeContractClosing.
- Esta mensagem atualizará os títulos que foram baixados através da mensagem AccountReceivableDocumentDischarge com a efetivação da taxa de câmbio contrato.
07. PROCESSO DE CÁLCULO DA VARIAÇÃO CAMBIAL TRIBUTÁVEL
08. INCONSISTÊNCIAS / SOLUÇÕES
- Este tópico foi incluído para propor soluções para possíveis inconsistências que ocorram no processo.