Produto: | Datasul |
Versão: | 1 |
CD0403/CD0602 – Manutenção de Estabelecimentos
Foi implementado um novo botão nos programas CD0403 e CD0602 (Manuten¬ção de Estabelecimentos) para que possam ser informados dados adicionais que são necessários para geração dos arquivos para o SPED Fiscal, conforme tela abaixo.
CD0403 – Manutenção de Estabelecimentos
CD0602 – Manutenção de Estabelecimentos
Quando esse botão for utilizado, será apresentada a tela abaixo para que possam ser informados dados adicionais do estabelecimento e do contabilista.
CD0403A – Informações Adicionais do Estabelecimento
Segue abaixo os novos campos que poderão ser informados nessa tela:
Dados adicionais do estabelecimento, que serão informações utilizadas para apresentação do registro 0000 (abertura do arquivo digital e identificação da entidade)
• Perfil: Perfil de apresentação do arquivo fiscal, onde existirão as seguintes opções possíveis:
- Perfil A;
- Perfil B.
• Atividade: Indicador de Tipo de Atividade do estabelecimento, onde existirão as seguintes opções possíveis:
- Industrial ou Equiparado a Industrial;
- Outros.
Dados do contabilista do estabelecimento, que serão informações utilizadas para apresentação do registro 0100 (dados do contabilista)
• Nome: Nome do contabilista;
• CPF: Nr de inscrição do contabilista no CPF;
• CRC: Nr de inscrição do contabilista no Conselho Regional de Contabilidade;
• CNPJ: Nr de inscrição do escritório de contabilidade no CNPJ se houver;
• Endereço: Logradouro e endereço do imóvel e número do imóvel (informar o número após a vírgula - Ex: Rua Max Colin, 123);
• País: Nome do país;
• Bairro: Bairro em que o imóvel está situado;
• CEP: Código de Endereçamento Postal;
• Cidade: Nome da cidade;
• UF: Estado;
• Caixa Posta: número da Caixa postal;
• Telefone: Número do telefone;
• Fax: Número do fax;
• E-mail: Endereço do correio eletrônico.
CD0903 – Atualização Itens Faturamento
Nesse programa foi alterado na pasta Fiscal o campo “Tipo Apuração de IPI”, para possuir as opções “Decendial” e “Mensal”, e não mais a opção “Quinzenal” que era uma opção não utilizada. Essa informação atualmente é utilizada apenas como default para o item do documento fiscal em Obrigações Fiscais.
CD0903 – Atualização de Itens para o Faturamento
CD0603 – Manutenção Classificação Fiscal
Nesse programa também foi alterado na pasta de Parâmetros o campo “Tipo Apuração de IPI”, para possuir as opções “Decendial” e “Mensal”, e não mais a opção “Quinzenal”. Essa informação serve como default quando o item é cadastrado.
CD0603 – Manutenção de Classificação Fiscal
OF0305B – Inclui/Modifica itens Documento
Nesse programa também foi alterado na pasta Inf. Gerais o campo “Tipo Apuração de IPI”, para possuir as opções “Decendial” e “Mensal”, e não mais a opção “Quinzenal”. Essa tela é executa a partir do programa de manutenção de documentos fiscais (OF0305). Essa informação será utilizada para apresentação no registro C170 (itens do documento (01, 1b, 04 e 55) – campo do Indicador de período de apuração do IPI)
OF0305B – inclui/Modifica Itens do Documento
Z03IN245 – Pesquisa de Modelos dos Documentos OF
Foi alterada a pesquisa de modelos dos documentes fiscais, que é executada a partir da tela de naturezas de operação (CD0606), campo “Modelo Doc OF”, para que esse zoom possua mais três opções, que são:
Modelos Novos
Modelo Descrição
27 Nota Fiscal De Transporte Ferroviário De Carga
28 Nota Fiscal/Conta de Fornecimento de Gás Canalizado
29 Nota Fiscal/Conta De Fornecimento D'água Canalizada
Segue abaixo a tela do zoom/pesquisa para demonstração.
Z03IN245 – Pesquisa dos Modelos de Documentos
Manutenção de Dados de Clientes/Fornecedores e também de Transportadores
Todos os programas de manutenção de dados de clientes, fornecedores e transportadoras foram alterados para que sejam gravados dados históricos de alterações. Segue abaixo a lista dos programas alterados:
CD0704 – Manutenção de Clientes;
CD1510 – Atualização de Clientes;
CD0401 - Manutenção de Fornecedores;
CD0402 – Manutenção de Transportadores;
CDAPI366B – Atualização dos dados de emitente do EMS 5 para o EMS 2;
CDAPI329 – Atualização dos dados de emitente através do multi-planta;
A necessidade da alteração desses programas ocorreu devido ao arquivo do SPED estar solicitando as informações de alterações de alguns dados, conforme seguem abaixo:
Informações que deverão possuir históricos das alterações
Nome pessoal ou empresarial do participante
Código do país do participante
CNPJ do participante
CPF do participante
Inscrição Estadual do participante
Cidade (Código do município, conforme a tabela IBGE)
Número de inscrição do participante na Suframa
Logradouro e endereço do imóvel
Número do imóvel
Dados complementares do endereço
Bairro em que o imóvel está situado
Dessa forma, sempre que uma dessas informações for alterada por qualquer um dos programas acima citados, será gravado internamente um histórico de alterações, para que possam ser mostrados os dados alterados no período que estará sendo impresso. Esses dados serão utilizados para apresentação do registro 0175 (alteração da tabela de cadastro de participante).
CD0204 – Manutenção de Itens CD0205 e Alteração Códigos do Item
Sempre que for alterado o código do item ou a descrição do item, serão gravados dados históricos dessas alterações. Isso é necessário, devido ao arquivo do SPED estar solicitando as informações de alterações de alguns dados. Essas alterações serão utilizadas para apresentação do registro 0205 (alteração do item) e registro 0200 (tabela de identificação do item (produto e serviços) – campo Código anterior do item com relação à última informação apresentada).