Home

TOTVS | Plataformas e tecnologias

Árvore de páginas

FAQ: 212-Como deve ser analisado o relatório "Listagem Itens Críticos" (CE0304)?
Produto:Datasul
Ambiente:EMS 2
Versão:1
Sintoma
212-Como deve ser analisado o relatório "Listagem Itens Críticos" (CE0304)?
Causa
Como deve ser analisado o relatório "Listagem Itens Críticos" (CE0304)?
Solução
FAQ 212 - Como deve ser analisado o relatório "Listagem Itens Críticos" (CE0304)?

Na primeira parte do relatório, logo após o código do item, ao lado onde aparece a palavra "Médio - Estabelecimento:" estão descritos, por estabelecimento, os saldos finais do item que irão compor o preço médio do mesmo.

Deve-se observar que apenas as transações que já se encontram valorizadas irão compor este saldo, pois o calculo do médio se utiliza apenas de transações valorizadas. As movimentações cujos saldos físico e financeiro estejam nulos no momento da execução do programa não irão tomar parte deste saldo.

Isto não significa que este será o saldo utilizado para o calculo final do preço médio, uma vez que existem transações que somente recebem valorização durante a execução do programa Calculo do Preço Médio e que por sua vez influenciam no mesmo.

Neste caso se encaixam as notas fiscais de transferência, as devoluções de requisições de materiais referentes a períodos já fechados e algumas outras movimentações.

Fica claro então, que o programa Relação de Itens Críticos, por ser executado antes do programa Calculo do Preço Médio, não tem condições de apontar com 100% de acerto quais itens realmente estão críticos.

Na realidade, trata-se de um relatório de apoio ao gerenciamento do calculo do preço médio, cuja função e tentar antecipar os problemas que porventura venham a ocorrer na execução do mesmo.

Na segunda parte do relatório são apresentados os saldos iniciais do item por estabelecimento e depósito. A sua função é de auxiliar o usuário no cálculo dos valores que originaram a criticidade do item.

Logo a seguir, na terceira parte do relatório, tem-se detalhado as movimentações que ocorreram no período em aberto. Nesta parte podem ser localizadas as transações valorizadas que influenciam no cálculo, as que receberão valorização durante o mesmo e as que estão sem valor, porém serão valorizadas e terão influência sobre ele.

Finalmente, tem-se a última parte, onde se vê os saldos finais reais em quantidade do item. Estes saldos podem divergir do saldo apresentado na primeira parte do relatório, pois aqui todas as transações são consideradas, enquanto que na parte inicial, apenas as que influenciam no cálculo do médio são consideradas.

Se o programa for executado com o médio já calculado, poderá ainda ser listada uma última seção, contendo as transações de acerto que o cálculo tenha gerado.

LEMBRE-SE

Este programa é uma ferramenta a ser utilizada antes do cálculo do cálculo do médio, visando a detecção de situações onde os saldos físicos ou financeiros dos itens estejam comprometendo a valorização dos mesmos.

Este relatório, para verificar criticidade de valor, somente pode ser utilizado para itens comprados ou itens que não possuírem ordens de produção no período, pois ainda não se tem o custo do produto acabado produzido no período (ACA).