O processo Baixa ou Quitação consiste em atualizar o Lançamento Financeiro registrando os dados que comprovem a sua quitação. Este processo está relacionado a atualização dos saldos das contas caixa e à contabilização. A baixa poderá ser realizada manualmente pelo usuário ou por importação de arquivos de retorno de cada Banco. A principal tabela que grava as informações das baixas realizadas é a FLANBAIXA.
No processo de baixa ou quitação do titulo:
- Poderão ser utilizados um ou vários meios de pagamento.
- Através do Anexo/Baixas do Lançamento poderá ser visualizado todos os meios de pagamento utilizados na baixa.
- Será gravado no extrato de caixa tantos registros quantos forem os meios de pagamento utilizados.
- Todas as informações referentes à baixa ficarão armazenadas no lançamento de origem.
- Poderá haver o cancelamento de um item de baixa e o lançamento ficará com o status de parcialmente quitado.
Para realizar esse processo o usuário deve acessar o Módulo Gestão Financeira e seguir os passos sinalizados abaixo:
O usuário pode utilizar o filtro do Sistema para selecionar lançamentos financeiros desejados.
Após selecionar o filtro desejado, o sistema listará os lançamentos financeiros. Para realizar a baixa do lançamento o usuário deve selecionar o boleto e realizar os passos a seguir.
O usuário deve selecionar o lançamento desejado e acessar “Processos | Baixa | Baixar Lançamento”.
O usuário poderá acessar este processo também através do ícone ().
Neste exemplo, iremos demonstrar a baixa "completa"
O usuário deve informar os campos:
- Tipo de Baixa: Informar a opção “COMPLETA”;
- Data Baixa: Informar a data em que o lançamento será baixado;
- Moeda: Moeda já será carregada do lançamento financeiro (R$ - Real);
- Gerar: Marcar uma das opções apresentadas “Um extrato para cada lançamento” "Um extrato para todos os lançamentos";
- Histórico: Será carregado automaticamente de acordo com a parametrização realizada.
Será apresentada a tela para edição do meio de pagamento, o usuário deve escolher o meio de pagamento (Ex.: Dinheiro, Cheque, Cartão, etc) e preencher as informações:
- Valor: Informar o valor que está sendo baixado neste meio de pagamento;
- Conta Caixa: Informar a conta caixa que está recebendo os valores. Sempre será carregada a conta caixa do lançamento financeiro;
- Compensar no Extrato: Marcando esta opção, o Sistema compensará o extrato bancário;
- Data Compensação Extrato: Informar a data de compensação do extrato bancário.
Após clicar em “Ok”, o Sistema retorna para a tela de baixa do lançamento com o meio de pagamento informado.
Na tela a seguir é possível visualizar a contabilização de baixa.
Após clicar em “Executar” o Sistema retornará com a tela informando o sucesso da baixa realizada.
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