Árvore de páginas

Para cadastrar FMEA de Projeto:

  1. Na janela de manutenção FMEA de Projeto, clique na opção "Incluir".

O sistema apresenta a tela de inclusão dividida em áreas:

  • Cabeçalho

Nesta área são informados os dados relacionados ao número da peça/revisão, número da FMEA, elaborador, responsável pelo projeto, aprovador, data de aprovação, data início, data fim, etc.

  • Itens

Nesta área são definidas as funções, possíveis modos de falhas potenciais, efeitos, causas/mecanismos, severidade, classificação, ocorrência, detecção, controles do projeto, NPR (número de prioridade de risco), ações recomendadas, responsável, prazo, ações tomadas, etc.

2. Preencha os dados conforme orientação dos helps de campo e Norma QS-9000.

3. Se necessário, clique em "Incluir Item" para acrescentar um novo item ao projeto.

Observe o preenchimento automático do campo "Seqüência", este será sugerido acrescido de 10 unidades, ou seja,  deixando uma folga numérica de 10 em 10.

Assim, se o usuário precisar incluir uma nova função entre itens já existentes, é possível, mantendo a ordem seqüencial das funções relacionadas à FMEA de Projeto.

4. Para cada avaliação devem ser informados valores referentes à pontuação de:

  • Severidade: avaliação da gravidade do efeito do modo de falha potencial para o próximo componente.
  • Classificação: classificar qualquer característica especial do produto que possa requerer controles adicionais do processo..
  • Ocorrência: probabilidade de um mecanismo/causa específico vir a ocorrer.
  • Detecção: avaliação da capacidade dos controles atuais do projeto proposto em identificar uma causa/mecanismo potencial ou modos de falha existentes antes que o componente seja liberado para a produção.
  • NPR: Número de Prioridade de Risco - produto dos índices de severidade, ocorrência e detecção.

5. Na área itens, o sistema disponibiliza a opção "Excluir/Recuperar" que permite marcar ou desmarcar o item posicionado para exclusão.

Ao gravar, o sistema irá eliminar todos os registros marcados para exclusão.

6. Em Ações Relacionadas, estão disponíveis as opções:

  • "Visualizar/Imprimir" - Para visualizar ou imprimir o formulário FMEA de Projeto.
  • "Aprovar/Limpar" - Para aprovar a FMEA de Projeto ou limpar os dados informados.

Neste caso, ao ser acionado, na área "Cabeçalho", serão preenchidos automaticamente os campos:

  • Aprovador, com o nome do usuário atual.
  • Data, com a data-base (data de aprovação).

A função "limpar" é executada, apagando os conteúdos destes campos.

7. Preenchidos os campos, confira-os e confirme.



Veja também

O sistema disponibiliza ainda para consulta do FMEA de Projeto o relatório FMEA Projeto.