CONTEÚDO
- Visão Geral
- Regras de Negócio Aplicadas
- Como Validar as Informações
- Consulta Unificada de Pessoas
- Pesquisa e Listagem das Guias
- Situação das Guias
- Manutenção Autorização Guias
- Situação das Guias
- Histórico da Guia
- Consulta Unificada de Pessoas
- Exemplo de Como Validar as Informações
01. VISÃO GERAL
O TOTVS Saúde Planos (Linha Datasul) oferece uma série de APIs para integração com o APP da Unimed Brasil.
A API Autorizações do Beneficiário por Período tem o objetivo de buscar e acompanhar as autorizações dando uma maior visibilidade para o cliente da situação da guia.
As APIs foram desenvolvidas seguindo as definições disponibilizadas no Swagger da Unimed Brasil.
02. REGRAS DE NEGÓCIO APLICADAS
- A API realiza as buscas através da carteira ou CPF do beneficiário e um intervalo inicial e final de datas.
- A partir das guias encontradas será retornado o histórico da situação de cada guia.
- É considerado todos os contratos da pessoa informada na requisição, seja um contrato ativo ou inativo.
- Devido ao Swagger da Unimed do Brasil não conter a estrutura para o retorno dos insumos das autorizações, estes não são exibidos na resposta. Como consequência desse comportamento, as guias que contiverem apenas insumos não são retornadas na resposta da API.
Os Campos apresentados estão detalhados na tabela abaixo:
Campo Descrição Procedimentos Procedimentos que foram solicitados
- Outros campos relacionados ao campo procedimento:
Campo Relacionados Descrição QtSolicitada Quantidade do procedimento que foi solicitada Codigo Código do procedimento QtAutorizada Quantidade do procedimento que foi autorizada Status Status do Procedimento Nome Nome do Procedimento Status
Status da guia atualmente Medico Prestador solicitante Especialidade Especialidade do prestador Tipo Tipo da guia Histórico Histórico de Situação da Guia
- Outros campos relacionados ao campo Histórico:
Campo Relacionados Descrição DtEvento Data do Evento Status Status do Evento Senha Este campo não é utilizado DtSolicitacao Data de solicitação da guia DtValidadeSenha Data de validade da guia Guia Número da guia
- A conversão da situação da guia é realizada conforme a tabela abaixo:
Status da Guia | Descrição no TOTVS | Descrição no APP |
---|---|---|
1 | DIGITADA | DIGITADA |
2 | AUTORIZADA | AUTORIZADA |
3 | CANCELADA | CANCELADA |
4 | PROCESSADO PELO CONTAS | EM EXECUÇÃO |
5 | FECHADO | FECHADA |
6 | ORÇAMENTO | ORÇAMENTO |
7 | FATURADA | FATURADA |
8 | NEGADA | NEGADA |
9 | PENDENTE AUDITORIA | EM ANÁLISE |
10 | PENDENTE LIBERAÇÃO | EM ANÁLISE |
11 | PENDENTE LAUDO MÉDICO | EM ANÁLISE |
12 | PENDENTE JUSTIFICATIVA | EM ANÁLISE |
13 | PENDENTE PERICIA | EM ANÁLISE |
14 | AUTORIZADA PARCIAL | AUTORIZADA PARCIAL |
19 | EM AUDITORIA | EM ANÁLISE |
20 | GUIA EM ATENDIMENTO | EM ANÁLISE |
23 | EM PERICIA MÉDICA | EM ANÁLISE |
- Além da situação da guia, a API retorna a situação individual dos movimentos.
Situação Guia | Descrição Situação | Situação Movimento |
---|---|---|
1 | DIGITADA | DIGITADO |
2 | AUTORIZADA | AUTORIZADO Obs: Caso o procedimento conter a quantidade zerada o status do movimento será considerado NEGADO. |
3 | CANCELADA | CANCELADO |
4 | PROCESSADO PELO CONTAS | Se todas as quantidades do movimento já estiverem executadas pelo Contas, será considerado o status EXECUTADO. Obs: Caso o procedimento conter a quantidade zerada o status do movimento será considerado NEGADO. |
8 | NEGADA | NEGADO |
Quando o procedimento não se enquadrar nas situação acima, será considerado o status EM ANALISE. |
03. COMO VALIDAR AS INFORMAÇÕES
Os resultados apresentados pela API podem ser validados e visualizados nos seguintes programas/relatórios:
Consulta Unificada de Pessoas (hvp.personInformation)
Pesquisa e Listagem das Guias
Ao acessar o programa na tela inicial está disponível a opção de Busca Avançada:
Através da Busca Avançada é possível pesquisar o beneficiário pelo CPF ou pela Carteira do Beneficiário:
Ao informar um dos campos e clicar em buscar será retornado os dados do beneficiário e habilitado a opção Autorização:
Ao clicar em Autorização abrirá uma tela onde é possível selecionar o intervalo inicial e final. Ao clicar em pesquisar será retornado uma lista com todas as guias do beneficiário no período determinado:
Situação das Guias
Ao realizar a pesquisa através do programa Consulta Unificada de Pessoas ficará disponibilizado a opção Autorizações no menu. Ao clicar nesta opção o programa permitirá visualizar as guias de atendimento que estão associados ao beneficiário. Nesta tela estará presente o status da guia através da coluna Situação.
Ao clicar no número da guia será aberta o programa Manutenção Autorização Guias AT0110Z onde é possível verificar os dados da guia e seu status. Esta tela é apenas para consulta.
Mais detalhes sobre o programa Consulta Unificada de Pessoas pode ser visto através da documentação: https://tdn.totvs.com/x/oHQxHQ.
Manutenção Autorização Guias (AT0110Z)
Situação das Guias
Ao clicar em Autorização e pesquisar uma guia será exibido os detalhes e disponibilizado a opção F8 - Infor. Adic:
Ao apertar F8 aparecerá a opção Mov AT:
Ao clicar nessa opção será exibida um filtro para selecionar as situações das guias. No caso deste exemplo serão retornadas as guias com as situações de 1- Digitada até 23 - Em Pericia:
Após a escolha serão exibidas todas as guias do beneficiário com sua situação:
Histórico das Guias
Ao clicar em Autorização e pesquisar uma guia será exibido os detalhes e disponibilizado a opção F3 - Inf. Guia:
Ao apertar F3 irá aparecer a opção Guia:
Ao apertar na opção Guia irá aparecer uma dela com as informações sobre a guia e a opção Histórico:
Ao selecionar a opção será exibido uma tela com o histórico da situação da guia contendo todos os status e descrições que a guia teve:
Será exibido também a data de atualização de cada status:
Mais detalhes sobre o programa Manutenção Autorização Guias pode ser visto através da documentação: https://tdn.totvs.com/x/CfhYDQ
04. EXEMPLO DE COMO VALIDAR AS INFORMAÇÕES
Exemplo de como pode ser realizada a validação da Listagem e Busca de Guias, explicada na sessão 3. Como Validar as Informações, que utiliza o programa Consulta Unificada de Pessoas (hvp.personInformation).
Para isso, foi realizada uma requisição na API utilizando a carteira do beneficiário, a data inicial e final do período desejado. Para uma melhor visualização foi utilizada a mesma data inicial e final para retornar apenas as guias de um dia, neste caso do dia 01/07/2020. Os parâmetros utilizados podem ser visualizados abaixo:
A API retornou os seguintes dados:
Pode-se observar que o retorno contém 3 guias: 202000001997, 202000001994 e 202000001993.
No programa Consulta Unificada de Pessoas foram utilizados os mesmos parâmetros da requisição da API, ou seja, a carteira do beneficiário, data inicial e final. O resultado pode ser visto abaixo:
Observando o retorno da API e da Consulta Unificada de Pessoas vemos que as guias retornadas e seus dados são os mesmos.