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Objetivo

(informação) O objeto deste documento é explicar através de exemplos práticos, simples e claros como funciona o processo de alçada de Compras do tipo IP+PC (Itens de Pedido de Compra+Pedido de Compra).


Introdução

(informação) O processo de alçada do tipo IP+PC (Itens do Pedido de Compras e Pedido de Compras), realiza o controle de aprovação em duas etapas;

  1. Primeira etapa. 
    1. Realiza uma aglutinação dos itens e seus valores que pertençam a mesma Entidade Contábil para geração das alçadas de acordo com o Grupo de Aprovação ao qual essas Entidades Contábeis estiverem vinculadasavaliando o Perfil de Aprovação de cada Aprovador do respectivo Grupo.
  2. Segunda etapa.
    1. Realiza o controle de aprovação dos pedidos de compras através de Aprovadores definidos em um Grupo de Aprovação que poderão estar vinculados ao Comprador ou definido pelo parâmetro  MV_PCAPROV.


[Imagem para ilustrar este cenário]




Informação

O processo de alçada por IP+PC (Itens de Pedido de Compra + Pedido de Compra) é um dos processos da Alçada de Compras. Para conhecer os demais processos de alçadas do modulo de Compras (SIGACOM), <em elaboração>.

Requisitos minimos

(aviso) Observação: Para um melhor aproveitamento e entendimento da alçada de aprovação do tipo IP+PC (Itens do Pedido de Compras e Pedido de Compra) na seção cenários, é importante que o usuário tenha o prévio conhecimento dos processos listados abaixo.


SIGACFG

Configurador

SIGACOM

Compras

SIGACTB

Controladoria

SIGAFIN

Financeiro

Usuários.

Aprovadores.

Entidades Contábeis.

Condição de Pagamento.

Parâmetro MV_APRPCEC.

Perfil de Aprovação.



Parâmetro MV_IPAPREC.

Grupo de Aprovação.



Parâmetro MV_APRIPPC.Compradores.


(informação) Para conhecer a utilização do parâmetro MV_IPAPREC.

Fluxo do Processo

Fluxo:


Cenário A: Tipo de Alçada de Compras por IP+PC (Itens de Pedido de Compras e Pedido de Compras) - Parametro: MV_APRIPPC - Aprovação

(informação) Para este cenário teremos 1(um) Grupos de Aprovação, com 3(três) níveis, contendo um Aprovador para cada nível.


As informações aqui apresentadas visa de forma simples explicar didaticamente como gerar uma alçada de compras do tipo IP+PC (Itens de Pedido de Compra e Pedidos de Compra).

  1. Configurar os parâmetros do sistema 
    1. Acessar o modulo Configurador (SIGACFG).
    2. Acessar o Menu > Ambiente > Cadastros > Parâmetros.
    3. Pesquise pelo parâmetro MV_APRPCEC.
    4. Edite o parâmetro MV_APRPCEC.
    5. O campo Cont.Por deve ser preenchido com valor (.T.).
    6. Clique em no botão Salvar.
    7. Pesquise pelo parâmetro MV_IPAPREC.
    8. Edite o parâmetro MV_IPAPREC.
    9. O campo Cont.Por deve ser preenchido com valor (.F.).


    10. Pesquise pelo parâmetro MV_APRIPPC.
    11. Edite o parâmetro MV_APRIPPC.
    12. O campo Cont.Por deve ser preenchido com valor (1).
    13. Clique no botão Salvar
    14. Pesquise pelo parâmetro MV_ALTPDOC
    15. Edite o parâmetro MV_ALTPDOC
    16. O campo Cont.Por deve ser preenchido com valor (.T.).


  2. Cadastrar usuários no Sistema.
    • Acessar o modulo Configurador (SIGACFG);
    • Acessar o Menu > Usuário > Usuários > Incluir.

      * Clique na imagem para ampliar.

      * Para este cenário iremos cadastrar os usuários abaixo.

      UsuáriosSenha

      APROVADOR-01

      TS01

      APROVADOR-02

      TS02

      APROVADOR-03

      TS03

      *Sugestão. Sempre siga a politica de segurança da sua empresa.

  3. Cadastrar Aprovadores de Compras.
    1. Acessar o modulo Compras (SIGACOM).
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Administração de Compras > Aprovadores.
    3. Clique Incluir.

      * Clique na imagem para ampliar.

      *Repita o processo acima, para cadastrar os usuários abaixo.


      AprovadoresLimite de AprovaçãoPer. Limite

      APROVADOR-01

      R$ 1000,00Diário

      APROVADOR-02

      R$ 1000,00Diário

      APROVADOR-03

      R$ 1000,00Diário

      *Informe sempre os campos obrigatórios.


  4. Cadastrar Perfil de Aprovação.
    1. Acessar o modulo Compras (SIGACOM).
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Administração de Compras > Perfis de Aprovação.
    3. Clique Incluir.

      *Clique na imagem para ampliar.

      *Cadastre o Perfil de Aprovação abaixo.

      COD. PERFILDESCRIÇÃO
      TS-001R$ 0,00 - R$ 1.000,00

      *Informe sempre os campos obrigatórios.

  5. Cadastrar Condição de Pagamento.
    1. Acessar o modulo Financeiro (SIGAFIN).
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Cadastros > Condição de Pagamento.
    3. Clique Incluir.

      CAMPOVALOR
      CODIGO000
      TIPO1
      COND. PAGTO00
      DESCRIÇÃOA VISTA

      *Informe os campos obrigatórios.

  6. Cadastrar Entidade Contábil.
    1. Acessar o modulo Contabilidade Gerencial (SIGACTB).
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Entidades > Centro de Custo.
    3. Clique Incluir.

      CÓDIGODESCRIÇÃO:
      CC-0100CC-IPPC

      *Informe os campos obrigatórios.

  7. Cadastrar Armazém.
    1. Acessar o modulo Estoque/Custos (SIGAEST)
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Cadastros > Produto > Locais de Estoque.

    3. Clique em Incluir.

      CÓDIGODESCRIÇÃO
      01ARMAZÉM DE COMPRAS

      *Informe os campos obrigatórios.

  8. Cadastrar Produto.
    1. Acessar o modulo Estoque/Custos (SIGAEST)
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Cadastros > Produto > Produtos.

    3. Clique em Incluir.

      Produtos de Escritório:

      CÓDIGO:DESCRIÇÃO:
      P-AL-COM-001Envelope

      *Informe os campos obrigatórios.


  9. Cadastrar Compradores.
    1. Acessar o modulo Compras (SIGACOM).
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Cadastros >Compradores.

    3. Clique em Incluir.

      *Clique na imagem para ampliar.


      *Cadastre os Compradores abaixo.

      NomeGrupo de Aprovação

      APROVADOR-01

      GT-001

      APROVADOR-02

      GT-001

      APROVADOR-03

      GT-001



As informações aqui apresentadas visa de forma simples explicar didaticamente como configurar o Grupo de Aprovação.

  1. Configurar/Cadastrar Grupos de Aprovação.
    • Acessar o modulo Compras (SIGACOM).
    • Acessar o Menu > Atualizações > Administração de Compras > Grupos de Aprovação.
    • Clique Incluir.


      *Clique na imagem para ampliar.


      Grupo de Aprovação: T.I (Tecnologia da Informação).

      GRUPODESCRIÇÃO
      GT-001GT-IPPC


      Aba: Aprovadores

      ITEMAPROVADORPERFIL APROV.NÍVEL
      01APROVADOR-01R$ 0,00 - R$ 1.000,00N1
      02APROVADOR-02R$ 0,00 - R$ 1.000,00N2
      03APROVADOR-03R$ 0,00 - R$ 1.000,00N3


      Aba:
      Entidade Contábil

      ItemC. de Custo
      001CC-0100


      Aba: Tipos de Documentos

      Ped. ComprasItem Pedido


      Para entender melhor o papel dos Grupos de Aprovação no processo de alçadas do modulo de Compras Clique Aqui.

A seguir iremos executar o cenário de aprovação, incluindo um Pedido de Compras e posteriormente fazendo a aprovação dos Itens do Pedido de Compra.

  1. Incluindo um  Pedido de Compras.
    1. Acessar o modulo Compras (SIGACOM).
    2. Acessar o Menu > Atualizações > Pedidos > Pedidos de Compra.
    3. Clique Incluir.


      *Clique na imagem para ampliar.


      Informação:

      Dados do Pedido de Compras abaixo.


      Pedido de Compra:
      Cabeçalho.

      NumeroFornecedorLojaCond. Pagto
      PC-001000101000

      (informação) O numero do pedido(Campo: Numero)pode ser qualquer "valor",respeitando as regras para numeração do Pedido de Compras de acordo com o seu ambiente Protheus.

      Pedido de Compra:
      Grade.

      ItemProdutoQuantidadePrc. UnitárioCentro Custo
      01P-AL-COM-0011,00R$ 100,00CC-0100



      Após a inclusão do Pedido de Compras serão geradas as alçadas.



  2. Processo de Aprovação: 

    *Observação: Inicialmente iremos fazer a aprovação dos produtos do Pedido de Compras em 2 etapas;
    1. Tipo IP (Itens do Pedido de Compras).
    2. Tipo PC (Pedido de Compras).
    3.  No processo abaixo iremos Logar no Protheus com os aprovadores (APROVADOR-01, APROVADOR-02 e APROVADOR-03).

      1. Acesse o Protheus, logue no Protheus com o usuário (APROVADOR-01).
      2. Acesse o modulo de Compras (SIGACOM).
      3. Acessar o Menu > Atualizações > Liberação> Liberar de Documentos.
      4. Na janela (Parâmetros)no campo Exibir Documentos, selecione a opção desejada..

      5. Clique no botão OK.
      6. Sera exibida a Janela abaixo, com os itens pendentes de aprovação para o tipo IP.
      7. Para concluir as demais aprovações referentes ao Centro de Custo (CC-0100), repita o passo (C), com os Aprovadores (APROVADOR-02 e APROVADOR-03).

        Importante:

        Após concluir, as aprovações do do tipo (IP) do Centro de Custo (CC-0100) o Pedido de Compras (PC-001) ainda não ficara com status (Liberado). Para que o Pedido seja liberado é necessário a aprovação do Tipo (PC)

      8. Sera exibida a Janela abaixo, com os itens pendentes de aprovação para o tipo PC
      9. Para concluir as demais aprovações referentes ao tipo PC repita o passo (Viii), com os Aprovadores (APROVADOR-02 e APROVADOR-03).


        Apos a aprovação por todos os níveis dos tipo IP e PC o Pedido de Compras (PC-001) é aprovado.

      10. Acesse o Menu: Atualizações > Pedidos > Pedido de Compras.

        *Pedido de Compras (PC-001) totalmente aprovado.


        *Log de aprovação do Pedido de Compras (PC-001).

        *Clique na imagem para ampliar.