Objetivo

Definir Limite de Crédito para o Cliente através do Monitor de PDV.

Definir tributações que devem ser vinculadas ao Cliente, para que seja cobrado de acordo com o seu Regime.

Caminho

Monitor de PDV > Cadastros > Pessoas > Clientes

Pré-Requisitos e Restrições

Ter acesso ao ERP.
Ter acesso ao Monitor de PDV.

Passo a passo

Definir limite de Crédito do Cliente no ERP

Para definir o limite de Crédito no cadastro do Cliente, clique na opção Créditos, em seguida no botão Sit. Crédito:

Imagem 1 – Opção Crédito – ERP


Ao selecionar alguma das formas de pagamento listadas para o Cliente, abrirá uma janela onde é possível inserir os valores de limite de Crédito:

Imagem 2 – Situação do Crédito – ERP

Este Limite que será definido depende do parâmetro da forma de pagamento utilizada.

Ex.: Num Convênio, a forma de pagamento “cheques controlados pelo Cliente” tem seus Créditos controlados no Comercial. Existem algumas formas que são controladas pelo Financeiro, como Formas de pagamento controlados pelo emitente Pessoa global.

A forma de pagamento Cheque, se o limite for controlado por Cliente, é realizado no Comercial, se for controlado por Pessoa global, é realizado no Financeiro.

Definir Limite de Crédito do Cliente no Monitor PDV

Estando habilitado o Cadastro de Clientes pelo PDV, é possível entrar na tela de Clientes e alterar ou inserir o Limite de Crédito, seguindo o seguinte caminho.

Clique em Cadastros:

Imagem 3 – Menu Cadastro


Em seguida clique em Pessoas:

Imagem 4 – Menu Pessoas


Depois clique em Clientes:

Imagem 5 – Menu Clientes


Na aba Crédito, insira os valores de Limites de Crédito nos campos destacados:

Imagem 6 – Campo Limites de Crédito


Nota: O Limite de Crédito pode ser controlado via Comercial ou Financeiro. Ambos podem ser visualizados e alterados no PDV. Se for controlado pelo Financeiro, o Limite será tirado do “Valor Limite Global”, se for controlado pelo Comercial, será tirado dos “Valores Limite” listados na tabela.

No campo Número Regime de Tributação, controlado pelo Comercial, deve ser definido o tipo de tributação utilizado para cada Cliente, conforme indicado na imagem.

Imagem 7 – Campo Número Regime de Tributação


Algumas especificações de forma de pagamento são realizadas apenas dentro do ERP, como por exemplo o tipo de controle de limite e alguns itens de tributação.

As opções do PDV foram realizadas como base clientes que não possuem o ERP, para os que possuem, serve como uma base de consulta. Por exemplo o setor de TI pode verificar algum erro nas informações e informar a área responsável pelo cadastro para correção. Além de ser a base de informações para o funcionamento do PDV, utilizada para vender, identificar os clientes, controlar limites, formas de pagamento e etc.

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Vincular Forma e Condição de Pagamento ao Cliente