Árvore de páginas


CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Campos Obrigatórios 
  4. Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

A rotina de escala de colaboradores permite realizar a montagem e planejamento  de escalas de trabalho como local e horários por tipo de recurso (ex. motoristas, cobradores ,etc.).

O objetivo do planejamento de escala é definir uma regra de dias trabalhados e dias não trabalhos assim como linhas e horários utilizados posteriormente na escala dos colaboradores.

Podemos dividir a rotina em 4 partes sendo:

  • Filtros de Horários (superior esquerdo): Define as informações para filtragem dos horários que serão utilizados no planejamento, sendo possível informar:
    • Data de vigência de/até dos horários;
    • Opção de filtrar por setor, localidade ou número do serviço;
    • Localidades "Partindo de" e "Chegando em";
    • Tipo de Filtro que define se irá considerar os extremos da linha ou apenas trechos;
    • Número do Serviço que permite definir um número de serviço específico.
  • Selecione os horários (inferior esquerdo): nesta grid serão exibidos todos os horários encontrados com base nos dados definidos no filtro.
  • Dados Escala (superior direito): Define as informações para o cadastro do planejamento  como setor que irá utilizar o planejamento, descrição, o tipo de recurso (motorista, cobrador, etc) que irá utilizar o planejamento e os dias da semana trabalhados.
  • Montagem da Escala (inferior direito): Esta grid exibe os horários selecionados com base nas informações já filtradas na grid do lado inferior esquerdo, os dados contidos nesta grid serão gravados no planejamento.

Os dados de cabeçalho da escala de colaboradores, serão utilizados como parâmetros para executar a escala montada no momento de fazer a alocação de colaboradores (GTPA303), por conta disso as informações de setor, tipo de recurso são necessários para uma montagem apropriada, já os campos de dias de semana serão mais utilizados no momento de execução do esquema de escala de colaboradores.

Na rotina de alocação de colabores (GTPA303), a escala montada poderá ser utilizada em um dia respectivo, selecionando o trecho para aquele dia, ou utilizado em conjunto com um esquema de escala já montada o que fará que seja preenchido mais de uma data seguindo as regras adicionadas no cabeçalho e na grid.

A rotina de escala de colaborador é dividida em duas grid, a grid da esquerda que é utilizada inteiramente para filtro e a grid da direita, onde será de onde será gravado os dados da escala, conforme imagem abaixo.


Para uma montagem de uma escala de colaboradores é possível no lado esquerdo executar filtros sempre com a vigência e variando se será filtrado por setor, localidade inicial e final ou por código dos horários já cadastrados, para ser executado o filtro é possível ir em outras ações/ executar filtro ou pelo teclado apertando a tecla F5.

Após executado o filtro no lado esquerdo aparecerá os horários cadastrados referentes ao filtro especificado, para ser feito a passagem desses dados para a grid da direita deverá posicionar na linha desejada e selecionar o botão , assim será levado para a grid da direita a linha posicionada, para remover a linha colocada na grid da direita deverá ser selecionado o botão  voltando o registro para a grid da esquerda, mas um detalhe sobre esse processo que esses dois botões são feitos para registros unitários e quando na grid da direita não é possível remover uma linha que esteja entre linhas por se tratar de uma sequencia já adicionada e não é possível efetuar a quebra da mesma. Caso seja necessário limpar mais de uma linhas na grid da direita existe o botão  que removerá todas as linhas da grid da direita.

Na seleção das escalas é necessário se atentar as regras básicas de escalas onde após a primeira linha selecionada para a escala a próxima linha tem que ser iniciada na mesma localidade de destino da linha anterior, assim mantendo um escala concisa, podendo ser feito a manutenção das linhas da grid da direita mexendo nas horas de inicio e fim do trabalho e nos casos da escala passar do dia entre os trechos adicionados o campo dias corridos mostrará quantos dias serão passados até ser feito aquele trecho, a cada linha adicionada na grid da direita será somado as horas nos totalizadores mostrando como ficará a escala no final dela, conforme imagem abaixo.


imagem totalizadores  

Esses totalizadores são:

  • Hrs. volante - Horas que serão passadas em trajeto de uma localidade para outra, ou seja as horas que ele irá passar no volante do veiculo;
  • Hrs. fora vol - Tempo que será feito entre as localidades antes de seguir em viagem ou o tempo de troca de veiculo ou inicio e fim de uma viagem;
  • To int pago - Totalizador das horas que irão para folha do intervalo que será feito ao utilizar a escala montada;
  • Total inter -  Totalizador das horas de intervalo que será feito ao utilizar a escala montada;
  • Hrs Ad. not - Totalizador da horas que serão feitas como adicional noturno;
  • Horas pagas - Totalizador das horas que serão levadas para a folha para serem pagas;
  • Total Jornad - Horas totais que essa escala será feita, somando todos os dias gerados com base na combinação dos horários;
  • Hrs. plantão - Totalizador das horas que ficarão como sendo de uma escala de plantonista;


02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Em atualizações/ Escala/ Escala de colaboradores.

    Na inclusão é possível fazer a montagem da escala do colaborador, com base nos horários filtrados por setor.

      1 - Clique em Incluir e confirme a filial.
      2 - Preencha o cabeçalho de filtros de horários vá em outras ações/ executar filtro ou aperte F5 no teclado.
      3 - Preencha o cabeçalho dos dados da escala na grid direita.
      4 - No grid de seleção de horários, selecione o horário desejado e mova para o grid de montagem, depois clique em confirmar.


      Na alteração é possível fazer o ajuste na montagem da escala do colaborador.


      1 - Posicione no registro desejado e clique em Alterar.
      2 - Ira trazer em tela os dados da montagem da escala, se necessário refaça o filtro e a montagem da escala, faça os ajuste e confirme.

      Na Visualização é possível somente verificar os dados da escala.


      1 - Posicione no registro desejado e clique em Visualizar.
      2 - Verifica as informações e clique em fechar.

      Na Exclusão é possível deletar a montagem de escala já cadastrada.


        1 - Posicione no registro desejado e clique em Excluir.
        2 - Ira trazer em tela os dados da montagem da escala, confirme se é o registro que deseja deletar e clique em confirmar.

        Obs. : Escalas já utilizadas em alguma alocação não será permitido a exclusão para ser mantido a integridade dos registros.

        03. CAMPOS OBRIGATÓRIOS


        CampoDescrição
        GYO_CODIGOCódigo da Escala
        GYO_SETOR Código do Setor
        GYO_DESCRIDescrição Escala
        GYO_RECCODTipo de Recurso


        04. PARÂMETROS


        ParâmetrosDescrição
        QTDHRDIA

        Parâmetro utilizado para informar qual será o máximo de horas pagas, na escala de colaboradores

        Parâmetros do Módulo: https://tdn.totvs.com/x/nPkpIQ

        BLQHRDIA

        Parâmetro utilizado para informar se deve bloquear a escala de colaborador, caso a montagem da escala venha ultrapassar as horas pagas, configuradas no parâmetro

        Parâmetros do Módulo: https://tdn.totvs.com/x/nPkpIQ

        GTPEXIBTOT

        Parâmetro utilizado para informar se na escala de colaboradores ira apresentar o campo Total Jornada(GYO_HORJOR)

        Parâmetros do Módulo: https://tdn.totvs.com/x/nPkpIQ


        05. TABELAS UTILIZADAS

        • GYO
        • GIE
        • GYP
        • GY4
        • GYO
        • GID
        • GYK
        • GY8
        • GI1
        • GZS