Nesta documentação estão relacionados os procedimentos para realizar as configurações para utilização do limite de compra web.
As configurações definidas estarão relacionadas ao período cadastrado para o limite de compra, dessa forma, deverão prevalecer durante todo o ciclo do limite. Ao realizar alterações na configuração do limite, as mesmas não serão aplicadas aos limites já cadastrados.
A aplicação para configuração do processo de limite de compra está dividida em duas abas: Global e Log.
Na aba Global serão realizadas as configurações referentes ao tipo de limite, ou seja, como o limite de compra será consumido: Por Empresa, Comprador, Região ou Categoria; Qual será a empresa utilizada para consumo do limite; Qual será a data do pedido (emissão, recebimento, vencimento) utilizada para o consumo do limite de compras, etc.
Na aba Log será exibido o histórico de alterações nas configurações do limite de compra.
Módulo Web (SM) > Limite de Compras > Configurações de Limite – LIM_CONFIG.
Atualizar o sistema para a versão em que foi liberada a iniciativa 209237 ou versão superior.
Acesse: Módulo Web (SM) > Limite de Compras > Configurações de Limite > Aba: Global.
Acesse a aba Global.
O tipo de limite poderá ser configurado em uma sequência de até quatro níveis. Sendo o primeiro nível considerado como principal.
Por exemplo: Ao selecionar a Divisão no primeiro nível e Empresa no segundo nível, o sistema verificará primeiro o limite da divisão e depois o limite da empresa.
Regras para configuração do limite de compra
A data nunca poderá ser utilizada no primeiro nível, deverá sempre ser utilizada no último nível.
Na área Tipo de Limite serão exibidos os 4 possíveis níveis para configuração identificados pelas posições: 1º, 2º, 3º e 4º.
E logo abaixo serão exibidas as opções para configuração do limite de compra, que poderão ser: Região, Divisão, Empresa, Comprador, Categoria e Data. Estas deverão ser selecionadas na ordem que devem ser consumidas.
Por exemplo, se deseja que o limite de compra seja configurado por Comprador e Data, selecione primeiro a opção Comprador, dessa forma ela irá aparecer no primeiro nível.
Depois selecione a opção Data, dessa forma ela aparecerá no segundo nível, conforme imagem abaixo.
Imagem 1 – Configuração de Limite
No exemplo acima a opção Data foi configurada no segundo nível e as demais opções (Região, Divisão, Empresa, Categoria) aparecem desabilitadas, pois, sempre que for utilizada a opção Data ela ficará no último nível.
Nota: Data e Categoria
Ao utilizar a opção Data, selecione o tipo de data que será configurada: Dia, Semana ou Quinzena.
Imagem 2 – Configuração de Limite
Ao utilizar a opção Categoria, informe o nível de categoria que o limite será aplicado (poderá informar de 1 a 99).
Selecione o tipo de categoria que irá consumir o limite de compra: Mix, Consumidor, Lista de Preço.
Imagem 3 – Configuração de Limite
Após realizar todas as configurações clique no botão Salvar.
A tela da aplicação Configuração de Limite sempre exibirá a última configuração vigente. Lembrando que a configuração do limite deverá prevalecer por todo o período cadastrado para o limite de compra. O período é cadastrado na aplicação Cadastro de Limite.
Para excluir um nível de limite, clique no ícone indicado na imagem abaixo, referente ao nível que deseja excluir.
Imagem 4 – Configuração de Limite
Após realizar alterações nos tipos de limite, para retornar à última configuração (antes da alteração) clique no botão Atualizar.
Nesta área serão realizadas as definições para o consumo do limite, para isso preencha os campos abaixo.
Tipo de consistência: Selecione como será feita a consistência para utilização do limite no pedido de compra:
Aprovação: O pedido que ultrapassar o limite de compra será enviado para aprovação.
Advertência: Será exibida um alerta ao usuário informando que o limite de compra foi ultrapassado, porém o pedido poderá ser emitido e não será enviado para aprovação.
Bloqueio: Será exibida um alerta ao usuário informando que o limite de compra foi ultrapassado e o pedido não será gerado.
Empresa de Consumo: Selecione qual empresa será utilizada para verificação do consumo do limite de compra:
Logada: Ao emitir o pedido de compra o sistema consultará o saldo do limite da empresa em que o comprador está logado. Por exemplo, o comprador está logado na empresa 1 e gerando pedido para as empresas 2, 3 e 4. O sistema verificará o limite da empresa 1.
Pedido: Ao emitir o pedido de compra o sistema consultará o saldo do limite da empresa que receberá o pedido. Por exemplo, o comprado está logado na empresa 1 e gerando pedido para as empresas 2, 3 e 4. O sistema verificará o limite das empresas 2, 3 e 4.
Comprador de Consumo do Limite: Selecione como será feita a consistência para verificar o saldo do limite para o comprador:
Pedido: O sistema verificará para o consumo do limite o comprador informado no pedido.
Família: O sistema verificará para o consumo do limite o comprador vinculado a família dos produtos.
Data de Consumo do Limite: Selecione qual será a data que o sistema utilizará para verificar o consumo do limite:
Emissão: O sistema verificará se na data de emissão do pedido há período de limite cadastrado.
Limite de Recebimento: O sistema verificará se na data limite de recebimento configurada para o pedido de compra há período de limite cadastrado.
Recebimento: O sistema verificará se na data de recebimento do pedido há período cadastrado.
Vencimento: O sistema verificará se na data de vencimento do pedido há período de limite cadastrado.
Servidor de e-mail: Selecione o servidor de e-mail que será utilizado para o envio dos e-mails do processo de Limite de Compras Web. Ao optar por não utilizar o envio de e-mail, selecione a opção Sem envio de e-mail.
Nota: Servidor de envio de e-mail deverá ser previamente configurado módulo Segurança Web.
Considera Verba Bonif. (-): Ao ativar essa opção será considerada a verba bonificação do pedido, subtraindo o valor da verba do valor que será debitado do limite.
Considera Desconto de Contrato: Ao ativar essa opção será considerado o desconto de contrato do pedido, subtraindo o desconto do valor que será debitado do limite.
Aprovação de Cadastro de Limite: Ao ativar essa opção, quando um limite de compra for cadastrado para determinado período, será enviado para aprovação de um usuário definido como aprovador.
Imagem 5 – Configuração de Limite
Após realizar todas as configurações clique no botão Salvar.
Ao realizar alguma alteração nas informações já configuradas, clique no botão Salvar para gravar as alterações.
Clique aqui e consulte a documentação.
Assista a nossa aula interativa para ter uma experiência de uso passo a passo sobre como realizar esta atividade.
Aula Interativa: Tempo estimado de 5 min.
Configurar Envio de E-mail Aprovação/Reprovação de Pedido de Compras