Páginas filhas
  • 3. Restrições de Programas por Usuários

01. O QUE É?

Aplicar as restrições por usuários é diferente de associar um menu com restrições a um determinado usuário, apesar de permitir as mesmas configurações de Permitido/Não Permitido para o programa ou as suas rotinas.

No cadastro de usuários existe a opção "Restrição de Rotina do Menu" dentro de Outras Ações, o menu escolhido no grid de módulos é que estará em edição.

Esta rotina permite a definição de bloqueios e permissões exclusivamente para o usuário em alteração, levando em consideração o menu associado com o usuário. Assim outros usuários que utilizem o mesmo menu não terão as mesmas restrições definidas para este usuário.

02. COMO CONFIGURAR

As permissões associadas são as mesmas para o Menu, Não Permitido (o mesmo que Disable na opção Status do menu) com a não marcação do programa geral e também a indicação de Permitido e Não Permitido conforme a sequência de opções disponíveis no browse dos cadastros.

No exemplo abaixo cadastro de Fornecedores/MATA020 e Clientes/MATA030 estão como Não Permitidos e por isso o usuário com esta configuração não poderá acessar estes programas.

O outro exemplo a seguir, o programa de Fornecedores/MATA020 está Permitido, contudo somente é Permitido acionar as opções internas/menu do browse Pesquisar e Visualizar as demais estão como Não Permitido.

Isso por que Pesquisas e Visualizar são as duas primeiras ações disponíveis no browse de Fornecedores/MATA020.

Importante sobre este formato é que é permitido muita flexibilidade, contudo é exigido o controle por cada usuário e isto pode tornar a operação e configuração impraticável, portanto também não tem o uso incentivado em ambientes que possam tender a um volume grande de exceções por usuários.

03. CONFLITOS DE PERMISSÃO

Quando utilizado para controlar em ambientes com alta quantidade de Menus que ficam associados a Grupos e Usuários, esta configuração tende a tornar difícil entender qual restrição está sendo aplicada ou deveria ser aplicada.

Como os tipos permissão aplicados são Não Permitido ou Permitido, pode acontecer de conflitos (duas configurações de um mesmo programa) que acabem por permitir um acesso indesejado.

Em função disso é recomendado o uso de Privilégios que permite o uso do tipo de permissão Negado para restringir o uso mesmo em casos de conflitos de configuração.

04. LIMITAÇÕES

Essa configuração possui limitações:

  • Efetua leitura e bloqueio de no máximo 10 opções.
  • Não efetua a leitura de submenus, quando as opções de menu contém níveis.

Por conta dessas limitações entre outros aspectos como já citados, recomendamos a utilização do cadastro de privilégios, que pode ser reutilizado para vários usuários e grupos, não possui limitação na quantidade de opções e também efetua a leitura de submenus.