Objetivo

O objetivo desta atividade é permitir ao usuário a seleção e a combinação de filtros para a geração de Relatórios com informações dos bens patrimoniais cadastrados e incorporados.

Caminho

Módulo Patrimonial > Menu Relatórios > Aplicação Bens/Incorporações -  DOM0016

Pré-Requisitos e Restrições

Atualizar o sistema para a versão 21.01 ou versão superior.

Possuir bens cadastrados no sistema, independente de status.

Passo a Passo

Acesse o módulo Patrimonial, clique no menu Relatórios, em seguida clique em Bens/Incorporações.

Imagem 1 - Menu de acesso Bens/Incorporações

Os filtros dos Relatórios de Bens/Incorporações podem ser utilizados de maneira combinada ou individual. A seguir, demonstraremos o passo a passo de maneira individual para melhor entendimento.

Empresas / Ordenar por

Para gerar o Relatório de Bens/Incorporações, independente do filtro utilizado, é necessário que pelo menos uma empresa seja informada.

Por padrão, o filtro Ordenar por fica marcado para ordenar o relatório por Nro Bem / Nro Incorp. Esse filtro permite a possibilidade também de ordenar por Conta, e ainda em ordem Decrescente, para as duas opções.

O relatório é gerado por padrão também, pelo filtro marcado como Relatório de Incorporações, possibilitando mudança para outro filtro, conforme a necessidade

Clique no botão Imprimir <F9> para gerar o relatório padrão de acordo com os filtros selecionados.

Imagem 2 - Filtros padrão

Será gerado o relatório padrão do sistema Patrimonial com as colunas: 

Nome da colunaDescrição
BemNúmero do Bem
Sit.Situação do Bem (I-Incorporado, B-Baixado, T-Transferido, P-Pendente, [*] Bem Reavaliado)
Incorporação Sist.Código da Incorporação utilizada no processo
DescriçãoNome atribuído ao bem
AdquiridoData em que o bem foi adquirido
IncorporadoData em que o bem foi incorporado
GrupoReferente ao grupo do bem vinculado
ContaNúmero da conta do plano de contas utilizado para aquisição do bem
Valor AquisiçãoValor do bem
Custo CorrigidoValor real de aquisição do bem. Resultado do custo total menos o ICMS, PIS e COFINS.
Taxa Dpr. FiscalPercentual de depreciação do bem por ano. Esse valor está vinculado às contas auxiliares das contas do ativo imobilizado
Drp. AcumuladaDepreciação fiscal acumulada que um bem possuí seja por depreciação realizada pelo software quanto da incorporação de bens que já possuíam depreciação acumulada.
Taxa Dpr. Soc.Percentual de depreciação societária do bem por ano. Este valor está vinculado ao cadastro de grupo de bens.
Dpr. Soc. AcumuladaDepreciação societária acumulada que um bem possui, seja por depreciação realizada pelo software quanto da incorporação de bens que já possuíam depreciação acumulada.
Valor Contábil Valor do Custo corrigido menos o valor de depreciação acumulada.


Clique no botão Imprimir <F9> para gerar um arquivo de leitura PDF ou enviar o relatório para ser impresso.

Imagem 3 - Exemplo padrão de Relatório de Incorporações


Filtros:

  • Somente Custo Atribuído: Lista todos os bens que possuem custo atribuído, gera uma nova incorporação de número 99.
  • Exceto Custo Atribuído: Lista todos os bens e incorporações, menos a incorporação 99.

Imagem 4 - Filtros Somente Custo Atribuído e Exceto Custo Atribuído 


Será gerado os relatórios de acordo com os filtros selecionados.

Imagem 5 - Exemplo de Relatório Filtro Somente Custo Atribuído


Imagem 6 - Exemplo de Relatório - Filtro Exceto Custo Atribuído



Filtros:

Resumo Patrimonial: Gera o relatório geral com todas as datas

Resumo Patrimonial por período: Defina uma data para que seja gerado o relatório por período.

Imagem 7 - Filtro Resumo Patrimonial


O relatório de Resumo Patrimonial apresenta um resumo de informações do Ativo Permanente do patrimônio contendo as colunas: Conta, Grupo, Custo Aquisição, Deprec. Fiscal Acumulada, Depreciação Societ. Acumulado e Ajuste de RTT (Ajuste de Regime Tributário de Transição).

Imagem 8 - Exemplo de Relatório - Filtro Resumo Patrimonial



A opção Oculta Contas Inativas omite as contas que estão marcadas com o status INATIVAS, na aplicação Plano de Contas.

A opção Impressão Dinâmica permite Selecionar as Colunas para Impressão.

Imagem 9 - Filtros Impressão Dinâmica e Oculta Contas Inativas


Será exibida a tela para Seleção de Colunas para Impressão.

Com a tecla Ctrl pressionada, é possível selecionar as colunas que serão geradas no relatório.

Clique no botão Imprimir <F9>.

Imagem 10 - Seleção de Colunas para Impressão


Será exibida a tela Imprimir Dados.

Selecione as opções desejadas e clique no botão para confirmar.

Imagem 11 - Imprimir dados

Grupos, Bem e Contas.

É possível gerar relatórios a partir da seleção dos filtros:

  • Grupo: Referente ao grupo do bem.
  • Sub Grupo: Sub-grupo associado ao grupo do bem. É necessário informar um grupo para selecionar um Sub Grupo.
  • Bem: Número do bem
  • Incorporação: Número de incorporação do bem. É necessário informar um Bem para encontrar sua Incorporação.
  • Conta: Conta Contábil cadastrada no plano de contas utilizado para aquisição do bem.
  • Gerenc.: Conta Contábil Gerencial cadastrada no plano de contas. Este botão é ativado ao marcar a opção Imprimir Gerencial.
  • Plaqueta: Número da plaqueta patrimonial.

Defina os filtros desejados, selecione ao menos uma Empresa, em seguida clique no botão Imprimir <F9>.

Imagem 12 - Filtros por Grupo/Bem/Conta


Será gerado o relatório de acordo com os filtros definidos.

Imagem 13 - Exemplo de Relatório - Filtro  de Grupo/Bem/Conta

Seleção

Os filtros que se encontram no grupo Seleção, possuem as seguintes definições:

  • Até Bem: Exibirá todos os bens, do número selecionado até o número informado neste campo.
  • Até Incorporação: Exibirá todas as incorporações, do número selecionado até o número da incorporação informada
  • Centro Resultado: Exibirá todos os centros de resultado cadastrados. Clique no botão Centro Resultado para selecionar.
  • Por data de aquisição: Exibirá todos os bens que foram adquiridos no período informado

Defina o filtros desejados, selecione ao menos uma Empresa e clique no botão Imprimir <F9>.

Imagem 14 - Filtros Seleção


De acordo com os filtros, o relatório exibirá as informações do Centro de Resultado e Data de Aquisição preenchidas na coluna Adquirido.

Imagem 15 - Exemplo de Relatório - Filtro Seleção



Opções

Situação do Bem: Escolha entre as opções de filtro

  • BAIXADO
  • INCORPORADO
  • PENDENTE
  • TRANSFERIDO

Data da Incorporação:  Exibirá os bens incorporados dentro do período informado

Se marcados os filtros:

  • Oculta bens com percentuais de depreciação das contas zerado: Bens que não possuem percentual de depreciação.
  • Descrição completa do Bem: Exibe no relatório a descrição completa dos bens
  • Plaqueta: Exibe o número da plaqueta de cada bem.
  • Imprimir Gerencial: Exibe as contas gerenciais no relatório. Ao marcar essa opção, o botão Gerenc. é ativado para selecionar uma conta gerencial.
    Para utilizar a Contabilização Gerencial é necessário ativar esta opção na aplicação Parâmetros por Empresa Matriz.
  • Plaqueta: Informe o número da plaqueta se desejar.

Selecione as Empresas e clique no botão Imprimir <F9>.

Imagem 16 - Filtro Opções


De acordo com os filtros, o relatório exibirá as informações selecionadas.

Imagem 17 - Exemplo de Relatório - Filtro Opções


Imprimir em Arquivo

Para salvar o relatório em arquivo .txt, selecione os filtros desejados e clique no botão Imprimir em Arquivo.

Imagem 18 - Imprimir em Arquivo


Será gerado o arquivo de acordo com as informações selecionadas.

Imagem 19 - Arquivo .txt -  Imprimir em Arquivo

Os exemplos do passo a passo foram demonstrados de maneira individual para melhor entendimento, mas podem ser utilizados de modo combinado.

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