Boletim Técnico: ECD – Seleção de Contas Contábeis utilizadas no Registro I015
Ocorrência
Nova Rotina
Resumo
Implementada nova funcionalidade na rotina Atualizações / Escrituração Cont. / Central Escrituração (CTBS001), que permite a seleção das contas contábeis utilizadas na escrituração dos livros A, B, R e Z. Esta implementação consiste em atender a legislação vigente da ECD –Escrituração Contábil Digital. Fundamentação Legal:Art. 1.183. A escrituração será feita em idioma e moeda corrente nacionais e em forma contábil, por ordem cronológica de dia, mês e ano, sem intervalos em branco, nem entrelinhas, borrões, rasuras, emendas ou transportes para as margens. Parágrafo único: É permitido o uso de código de números ou de abreviaturas, que constem de livro próprio, regularmente autenticado. Art. 1.184. No Diário serão lançadas, com individuação, clareza e caracterização do documento respectivo, dia a dia, por escrita direta ou reprodução, todas as operações relativas ao exercício da empresa. § 1º. Admite-se a escrituração resumida do Diário, com totais que não excedam o período de trinta dias, relativamente a contas cujas operações sejam numerosas ou realizadas fora da sede do estabelecimento, desde que utilizados livros auxiliares regularmente autenticados, para registro individualizado e conservados os documentos que permitem a sua perfeita verificação. § 2º. Serão lançados no Diário o balanço patrimonial e de resultado econômico, devendo ambos ser assinados por técnico em Ciências Contábeis legalmente habilitado e pelo empresário ou sociedade empresária.
ID do Chamado
SCYFS4
Produtos
Microsiga 11
Módulos
- SIGACTB
Países
- Brasil
Sistema Operacional
todos
Bancos de Dados
- todos
Nome + Fonte
Central Escrituração (CTBS001)
Número da FNC
000000237862010
Ajustes no Compatibilizador
Sim
Integridade Referencial
Não
Aplicação de Patch
Não
Compatibilizador 1
- U_UPDCTB
Procedimentos para Implementação
Grave os seguintes arquivos de layout no diretório %SystemRoot% do Protheus:
ECDLIVRO_A.XML, ECDLIVRO_B.XML, ECDLIVRO_R.XML, ECDLIVRO_Z.XML;
Exemplo: X:\Protheus 10\Protheus_Data\system\mp10top\
Importante:
Antes de executar o compatibilizador U_UPDCTB é imprescindível:
a) Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório “\PROTHEUS11_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXs" (diretório “\PROTHEUS11_DATA\ SYSTEM”).
b) Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
c) Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
d) Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
e) O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
ATENÇÃO: O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! * A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir: i. No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A). ii. Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções. iii. Se há Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou; iv. Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação). v. Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D). vi. Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções. vii. Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação. Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! |
1. Em Microsiga Protheus ByYou Smart Client, digite U_UPDCTB no campo Programa Inicial.
Importante:
Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 06/12/2010.
2. Clique em OK para continuar.
3. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
4. Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
5. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
6. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
7. Clique em OK para encerrar o processamento.
Descrição de Ajustes
1. Criação de Campos no arquivo SX3:
· Tabela CSJ –ECD Identificação das Contas Resumidas
Campo | CSJ_FILIAL |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 2 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Filial |
Descrição | Filial do Sistema |
Nível | 1 |
Usado | Não |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Campo | CSJ_CODREV |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 6 |
Decimal | 0 |
Título | Cod. Revisão |
Descrição | Código da Revisão |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Campo | CSJ_CONTA |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 30 |
Decimal | 0 |
Título | Código |
Descrição | Código da Conta |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Campo | CSJ_NOMECT |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 50 |
Decimal | 0 |
Título | Descrição |
Descrição | Descrição da Conta |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Campo | CSJ_IMPORT |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Título | Importação |
Descrição | Importação |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
2. Criação de tabela no arquivo SX2– Tabelas:
Chave | Nome | Modo | PYME |
CSJ | ECD - IDENTIFICACAO DAS CONTAS | C | S |
3. Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:
Índice | CSJ |
Ordem | 1 |
Chave | CSJ_FILIAL+CSJ_CODREV+CSJ_CONTA |
Descrição | Filial+Cod. Revisão+Cod. Conta |
Procedimentos para Utilização
- No módulo Contabilidade Gerencial, selecione a opção Atualizações / Escrituração Cont. / Central Escrituração (CTBS001).
- Efetue escrituração do tipo A, B, R ou Z, de acordo com o manual disponibilizado no TDN (http://tdn.totvs.com).
- Para livros A ou Z, clique em Sel. Conta (janela Cabeçalho da Revisão). Será apresentada tela para cadastro manual e/ou importação do plano de contas a serem utilizadas no registro I015 (Identificação das contas da Escrituração Resumida a que se refere a Escrituração Auxiliar) da ECD – Escrituração Contábil Digital.
- Para livros B ou R, clique em Cod. Hash (janela Cabeçalho da Revisão) e efetue o cadastro do livro auxiliar. Em seguida clique em Sel. Cont. para cadastrar manualmente e/ou importar o plano de contas conforme mencionado no item 3.
Informações Técnicas
Tabelas Utilizadas | CSJ - ECD - Identificação das Contas Resumidas |
Visão Geral
Import HTML Content
Conteúdo das Ferramentas
Tarefas