Boletim Técnico: Tratamento de Sequência de Afastamento e Código Internacional de Doenças
Ocorrência
Melhoria
Resumo
Trataram-se no módulo Gestão de Pessoal (SIGAGPE), uma série de campos e rotinas, a fim de considerar a sequência de afastamento e o Código Internacional de Doenças, sendo:• Habilitou-se o Cadastro de Doenças Internacionais (C.I.D.) (MDTA070), no menu do Gestão de Pessoal (SIGAGPE).• Criou-se o campo Código Internacional de Doenças (RCM_CID) no Cadastro de Afastamentos, para ser preenchido nos afastamentos devidos.• Habilitou-se o campo Sequência (R8_SEQ) na tabela de Movimento de Afastamentos (SR8), do Cadastro de Ausências (GPEA240) para implementar o tratamento de sequências de afastamento.• Habilitou-se o campo Cont.Sequênc. (R8_CONTAFA) na tabela de Movimento de Afastamentos (SR8), do Cadastro de Ausências (GPEA240), para possibilitar o tratamento de continuação de um mesmo afastamento.
ID do Chamado
SCPFVD
Aplicabilidade
Tratamento de Sequência de Afastamento e Código Internacional de Doenças.
Produtos
Microsiga 10
Módulos
- SIGAGPE
Portais
- nenhum
Países
- Argentina
Traduções
- Espanhol
Sistema Operacional
todos
Bancos de Dados
- todos
Nome + Fonte
Cadastro CID (MDTA080), Tipos Ausências (GPEA430), Lançamento Ausências (GPEA240).
Número da FNC
0000000110612010.
Ajustes no Compatibilizador
Sim
Integridade Referencial
Sim
Aplicação de Patch
Compatibilizador 1
- RHUPDMOD
Procedimentos para Implementação
O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) desta FNC, e do compatibilizador RHUPDMOD, conforme instruções a seguir:
Importante:
Antes de executar o compatibilizador RHUPDMOD, é imprescindível:
a) Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório “\PROTHEUS_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXs" (diretório “\PROTHEUS_DATA\ SYSTEM”);
Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
b) Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
c) Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
d) O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
ATENÇÃO: O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA), ou equivalente! * A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir: i. No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção “Integridade/Verificação” (APCFG60A). ii. Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema, e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções. iii. Se há Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela de “Verificação de relacionamento entre tabelas”. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou; iv. Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema, e somente a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada, e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate o Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação). v. Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção “Integridade/ Desativar” (APCFG60D). vi. Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções. vii. Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção “Integridade/Ativar” (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação. Contate o Help Desk Framework CASO TENHA DÚVIDAS! |
1. No Protheus TOTVS Smart Client, no campo Programa Inicial, digite RHUPDMOD.
Importante:
Certifique-se para a correta atualização do dicionário de dados, que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 09/06/10.
2. Clique em OK para continuar.
3. Após a confirmação é apresentada uma tela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa SIGAGPE.
4. Ao confirmar, é apresentada uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
5. Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
6. Selecione a atualização de número 82 - Cálculo do ILT (Incapacidad Laboral Temporária) - Argentina e clique em OK para iniciar a execução.
7. Em seguida, é apresentada a janela de Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são exibidos somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existam no dicionário de dados.
8. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
9. Clique em OK para encerrar o processamento.
Descrição de Ajustes
Ajustes Efetuados pelo Compatibilizador
1. Criação no arquivo SX3 – Campos:
· Tabela TMR – Cadastro Internacional de Doenças
Campo | TMR_FILIAL | TMR_CID |
Tipo | Caracter | Caracter |
Tamanho | 2 | 8 |
Decimal | 0 | 0 |
Formato | @! | |
Título | Filial | C.I.D. |
Descrição | Filial do Sistema | Codigo do C.I.D. |
Nível | 1 | 1 |
Usado | Não | Sim |
Obrigatório | Não | Não |
Browse | Não | Sim |
Val.Sistema | | EXISTCHAV("TMR",M->TMR_CID) |
Campo | TMR_DOENCA | TMR_DOENGL |
Tipo | Caracter | Caracter |
Tamanho | 220 | 220 |
Decimal | 0 | 0 |
Formato | @! | @! |
Título | Desc. Doenca | Doenca |
Descrição | Descricao da Doenca | Desc. Doenca |
Nível | 1 | 1 |
Usado | Sim | Não |
Obrigatório | Não | Não |
Browse | Sim | Não |
Campo | TMR_DOESPA |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 220 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Doenca |
Descrição | Desc. Doenca |
Nível | 1 |
Usado | Não |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
· Tabela SR8 – Controle de Ausências
Campo | R8_SEQ | R8_CONTAFA |
Tipo | Caracter | Caracter |
Tamanho | 3 | 3 |
Decimal | 0 | 0 |
Formato | 999 | |
Título | Sequêcia | Cont.Sequenc |
Descrição | Sequência | Continuacao da Sequencia |
Nível | 1 | 1 |
Usado | Sim | Sim |
Obrigatório | Não | Não |
Browse | Sim | Não |
Val. Sistema | Vazio() .OR. ( aContAfaVal() .AND. a240SldDias() ) |
· Tabela RCM – Tipos de Ausências
Campo | RCM_CID |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 8 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | C.I.D. |
Descrição | Código do C.I.D. |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Val. Sistema | VAZIO() .OR. EXISTCPO("TMR",M->RCM_CID) |
2. Criação no arquivo SX6 – Parâmetros:
Nome da Variável | MV_SALPRIM |
Tipo | Caracter |
Descrição | Indica se a Folha deve ser calculada antes ou depois do 13º salário, em junho e dezembro (para cálculo de ganâncias). |
Valor Padrão | S |
Procedimentos para Configuração
1. No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes / Cadastro / Menu (CFGX013), informe a nova opção de menu do SIGAGPE, conforme instruções a seguir:
Menu | Atualizações |
Submenu | Cadastros |
Nome da rotina | C I D |
Programa | MDTA080 |
Módulo | Gestão de Pessoal |
Tipo | Função Protheus |
Tabelas | TMR |
Procedimentos para Utilização
1. Acesse o módulo Gestão de Pessoal (SIGAGPE), em Atualizações /Cadastros /C I D (MDTA080). O sistema irá fazer a primeira carga automaticamente e apresentará a janela principal da rotina.
2. Em Atualizações /Definic Cálculo /Tipos Ausências (GPEA430), posicione nos tipos de ausências necessários e clique em Alterar, para configurá-los:
- O campo C.I.D. (RCM_CID) deve ser preenchido com o Código Internacional de Doenças, obtido via Consulta [F3] desse campo.
3. Em Atualizações /Lançamentos /Ausências (GPEA240), posicione no funcionário necessário e clique em Alterar, para configurá-los:
- O campo Sequência (R8_SEQ) é preenchido automaticamente pelo sistema.
- O campo Cont.Sequênc.(R8_CONTAFA) deve ser preenchido com o Código da Sequência (R8_SEQ) para identificar qual é o lançamento originário deste.
Informações Técnicas
Tabelas Utilizadas | TMR – Cadastro CID; RCM – Tipos de Ausências; SR8 – Controle de Ausências |
Número do Plano | 0000000110322010 |
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