A fim de possibilitar a unificação do informe de rendimento, mesmo que o funcionário tenha sido transferido de filial, criou-se um índice na tabela SR4 com a seguinte chave : "R4_ANO+R4_CPFCGC+R4_CODRET" e com a descrição : "Ano+CNPJ/CPF+Cod.Retencao". Para viabilizar esta atualização, desenvolveu-se a função “RHUPMOD”, que deve ser aplicada conforme orientação dos Procedimentos de Implementação.
- SIGAGPE
- nenhum
- Brasil
- todos
Importante:
Antes de executar o compatibilizador “RHUPDMOD é imprescindível:
a) Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório “\PROTHEUS_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXs" (diretório “\PROTHEUS_DATA\ SYSTEM”).
b) Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
c) Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
d) Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
e) O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
ATENÇÃO: O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! * A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir: i. No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A). ii. Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções. iii. Se há Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou; iv. Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação). v. Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D). vi. Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções. vii. Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação. Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! |
1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite RHUPDMOD no campo Programa Inicial.
Importante:
Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 13/09/10.
2. Clique em OK para continuar.
3. Após a confirmação é apresentada uma tela para a seleção do compatibilizador que será aplicado. Selecione o programa “SIGAGPE- Gestão de Pessoal”.
4. Selecione a execução da rotina de número “89” – “Criação de índice para a tabela SR4” e confirme. Ao confirmar, é apresentada uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
5. Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos. É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
6. Em seguida, é apresentada a janela de “Atualização concluída” com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são exibidos somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existam no dicionário de dados.
Clique no botão Gravar para salvar o histórico (log) apresentado. Clique no botão OK para encerrar o processamento
1. Criação de Índice no arquivo SIX – Índices:
Índice | SR4 |
Ordem | 3 |
Chave | R4_ANO+R4_CPFCGC+R4_CODRET |
Descrição | Ano + CNPJ/CPF + Cod.Retenção |
Proprietário | S |
1. No módulo Gestão de Pessoal (SIGAGPE) acesse Atualizações / Funcionário / Transferência (GPEA180).
O sistema apresenta a tela com os funcionários cadastrados.
2. Selecione um funcionário e clique em Manutenção.
3. Será aberta a tela de transferências, nesta tela preencha a filial de destino e confirme a transferência
4. Acesse o RH-Online com a senha e usuário já definidos.
5. No menu selecione Informe de Rendimentos.
6. Selecione o ano de referência e confirme.
7. Será apresentada a tela com o relatório.
Tabelas Utilizadas | SR4 – Itens DIRF/Informe Rendimento |