Implementada melhoria com a disponibilização dos campos Aposentado (RA_JUBILAC) e Tipo Segurado (RA_TPSEGUR) na rotina Cadastro de Funcionários (GPEA010), utilizados para identificar os funcionários aposentados e o tipo de seguro utilizado, pois devem ser informados nos relatórios de Contribuição AFP e Fundo Solidário. Também criou-se duas novas rotinas para geração de relatórios sendo, Aportes de Fundo Solidário (GPER715) e Contribuição de Aporte Solidário (GPERSOL).
- SIGAGH
- SIGAGPE
- todos
- Bolívia
- Espanhol
- todos
É Necessário incluir no menu SIGAGPE as rotinas, Aportes de Fundo Solidário (GPER715) e Contribuição de Aporte Solidário (GPERSOL) conforme Procedimentos para Configuração.
Antes de executar o compatibilizador RHUPDMOD é imprescindível:
a) Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório \PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\ SYSTEM).
b) Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
c) Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
d) Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
e) O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!
A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
i. No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A). ii. Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções. iii. Se há Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou; iv. Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação). v. Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D). vi. Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções. vii. Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.
Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!
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1. Em Microsiga Protheus By You Smart Client, digite RHUPDMOD no campo Programa Inicial.
Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 04/07/11.
2. Clique em OK para continuar.
3. Após a confirmação é exibida uma tela para seleção do módulo. Selecione o módulo SIGAGPE – Gestão de Pessoal.
4. Selecione a atualização 138 - Utilização do Campo RA_JUBILAC - Bolívia.
5. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
6. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos. É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
7. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
8. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
9. Clique em OK para encerrar o processamento.
O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) desta FNC1. Alteração no arquivo SX3 – Campos:
· Tabela SRA– Cadastro de Funcionário:
Alias | SRA |
Nome | RA_JUBILAC |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Titulo | Aposentado |
Descrição | Funcionário Aposentado |
Opções | 1=Sim; 2=Não |
1. Criação no arquivo SX3 – Campos
· Tabela SRA – Cadastro de Funcionário:
Alias | SRA |
Nome | RA_TPSEGUR |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Titulo | Tpo Segurado |
Descrição | Tipo Segurado |
Opções | C=Minero Coperativista;E=Estacional;M=Minero |
PARA MENUS
1. No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe as novas opções de menu do SIGAGPE, conforme instruções a seguir:
Menu | Relatorios / Relatorios Legais |
Descrição | Aportes Fundo Solidario |
Modulo | SIGAGPE |
Programa | GPER715 |
Tipo | Função Protheus |
Estatus | Habilitado |
Menu | Relatorios / Relatorios Legais |
Descrição | Contrib. Fundo Solidario |
Modulo | SIGAGPE |
Programa | GPERSOL |
Tipo | Função Protheus |
Estatus | Habilitado |
1. Em Gestão de Pessoal (SIGAGPE) acesse Atualizações / Funcionários / Funcionários (GPEA010).
O sistema apresenta a janela de funcionários cadastrados.
2. Posicione o cursor em um funcionário e clique em Alterar.
3. Na pasta Funcional, dê um duplo clique no campo Aposentado (RA_JUBILAC).
4. Selecione as opções: 1=Sim; 2=Não
5. Informe no campo Tipo Segurado ((RA_TPSEGUR) o Tipo de Seguro o funcionário está caracterizado, com as seguintes opções: C=Minero Coorpetivista; E=Estacional; M=Minero.
6. Confira os dados e Confirme.
7. Em Gestão de Pessoal (SIGAGPE) acesse Relatórios / Relatórios Legais / Aportes Fundo Solidário. (GPER715).
8. Informe os parâmetros desejados.
9. Confira os dados e Confirme
10. Em Gestão de Pessoal (SIGAGPE) acesse Relatórios / Relatórios Legais / Contrib. Fundo Solidário (GPERSOL).
11. Informe os parâmetros desejados.
12. Confira os dados e Confirme
Tabelas Utilizadas | SRA – Cadastro de Funcionários |
Rotinas Envolvidas | GPEA010 – Cadastro de Funcionários; GPER715 - Aportes Fundo Solidário; GPERSOL – Contrib. Fundo Solidário. |
Sistemas Operacionais | Windows/Linux |
Número do Plano | 000000070382011 |